_TXF2756A rede que inaugurou a sua primeira unidade em Ribeirão Preto (SP) em 1937, comemora 80 anos de uma história de sucesso que ultrapassou o estado de origem e já chegou até Belo Horizonte e Brasília.
A Choperia Pinguim contabiliza inúmeras histórias e, até mesmo, algumas lendas acerca de seu chopp – o mais famoso do país. Com quatro operações espalhadas pelo Brasil, a marca paulistana celebra a trajetória com alegria e chopp gelado.
A data tão especial conta com um exclusivo cardápio de petiscos que marcaram a história da casa nas décadas passadas, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h. Entre os destaques do menu está a deliciosa Parma Giana à Palito, recheada com presunto parma e queijo provolone. Para acompanhar os deliciosos petiscos e refrescar o calor brasiliense, o público pode saborear entre as diversas opções geladas, dois clássicos: o mini chopp, com 150ml de líquido e 50ml de creme; e o inigualável Maracanã, copo especial com 300ml de líquido e 90ml de creme. Em breve, mais itens clássicos irão fazer parte deste menu comemorativo.

Costela suína defuma com mandioca

Costela suína defuma com mandioca

No cardápio diário da casa, os pratos queridinhos são a costela suína defuma servida com mandioca frita, e as famosas iscas de tilápia empanadas com farinha panko. Os clientes também podem escolher entre outras diversas opções, como pizzas, tábuas de frios e pratos quentes.
Há pouco mais de um ano em Brasília, a casa coleciona números expressivos, por mês são vendidos 15 mil litros de chopp. No balanço mensal, são contabilizadas 40 mil tulipas servidas, equivalente a 300 barris de 50 litros. Os barris vêm direto da fábrica da Antárctica em São Paulo, e ao chegarem em Brasília, requerem um tratamento especial para garantir sua melhor conservação, qualidade e sabor.

História do Pinguim
Em meados da década de 30, Ribeirão Preto, interior de São Paulo, diversificava suas atividades e já mostrava vigor após o crash da Bolsa de Nova York, em 1929, que tirava poder mas não o charme da capital do café. Um imponente prédio, o Edifício Diederichsen, um dos principais do interior do Brasil, estava sendo construído no coração da cidade. Antes da inauguração oficial deste marco arquitetônico de Ribeirão, em 1937, um misto de bar com choperia abria suas portas no térreo do edifício em acabamento, no dia 29 de agosto de 1936, sem grande alvoroço, bem na esquina das tradicionais ruas Gal. Osório com Álvares Cabral, ali nascia a Choperia Pinguim.
Aos poucos, o Pinguim foi crescendo e tornando-se conhecido pela qualidade do líquido servido, pelo bom atendimento, por seus pratos especiais, por lendas e pelos personagens que o frequentam. Desde o início, muitos mitos já cercavam o Pinguim, o novo ponto turístico da cidade, que recebia desde artistas e esportistas, a políticos e presidentes da República. A marca ampliou seus horizontes, passando a ser conhecida também no exterior, difundindo a famosa
história do “chopeduto”, que ligava a casa até a cervejaria Antárctica, localizada a algumas quadras.

SERVIÇO:
Local – Espaço Gourmet do Parkshopping
Telefones – (61) 3042.1070
Site – www.pinguimochopp.com.br
Horários de funcionamento – das 11h à 1h da manhã
Preço médio por pessoa – R$ 60,00
Acesso para deficientes – Sim
Acesso wireless – Do Shopping
Estacionamento – Do Shopping
Lugares/capacidade total – 250 lugares
Valet/manobrista – Do Shopping