Na série musical, Assucena recebe Josyara, Ava Rocha e Catto

Projeto mergulha nas obras de cantoras e compositoras latino-americanas das décadas de 1960 e 1970, propondo releituras deste cancioneiro por artistas das novas gerações da MPB

Além das três noites de shows, série musical conta com workshop sobre circulação musical na América Latina 

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília) recebe os shows do projeto “A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas”, um encontro íntimo entre a cantora Assucena e a composição feminina e de resistência na América Latina. A série, composta por três apresentações musicais de Assucena com participações especiais das cantoras Josyara, Ava Rocha e Catto, importantes nomes da MPB, além de um workshop sobre circulação musical, ocorre entre os dias 1º e 4 de maio, no Teatro do CCBB Brasília. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis um dia antes de cada apresentação, pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília.

Em “A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas”, Assucena divide o palco com o arranjador e diretor musical Rafael Acerbi (violão e guitarra), as musicistas Ingrid Cavalcanti (baixo), Yara Oliveira (bateria e percussão) e Vitoria Faria (acordeón). A cada noite, um novo repertório é apresentado e uma convidada especial abrilhanta a apresentação. 

Na sexta-feira, 2 de maio, Assucena recebe Josyara, cantora, compositora e violonista baiana, de ampla expressão entre os novos talentos musicais país. No sábado, 3 de maio, a convidada é Ava Rocha, cantora, compositora e diretora de cinema carioca em cena desde 2008. E no domingo, 4 de maio, quem sobe ao palco ao lado de Assucena é Catto, cantora, compositora e instrumentista gaúcha atuante desde 2006. 

Com patrocínio do Banco do Brasil, a série musical tem como ponto de partida o movimento “Nova Canção Latino-Americana”, que surgiu nos anos 1960-70 como resistência à indústria cultural hegemônica, com o intuito de valorizar a diversidade étnico-cultural e o cancioneiro popular da América Latina. O movimento foi marcado por sua forte conexão com as questões sociais, políticas e culturais da época, buscando denunciar as desigualdades, as opressões e as ditaduras militares que se instauravam em diversos países da região. 

No Brasil, muitos artistas dialogaram com seus ideais, sobretudo no contexto da Música Popular Brasileira (MPB), compartilhando raízes na valorização da cultura popular, na crítica social e no enfrentamento a regimes autoritários – e provocou união e comoção. E é esta mistura de referências que define o repertório selecionado por Valéria Graziano, pesquisadora e idealizadora do projeto, marcado por releituras inéditas das obras de cantoras e compositoras que contribuíram para a renovação da música latino-americana. 

Entre as homenageadas estão Violeta Parra (Chile), Chavela Vargas e Amparo Ochoa (México), Soledad Bravo (Venezuela), Chabuca Granda e Mercedes Sosa (Argentina), que celebraria 90 anos em 2025. Uma das principais representantes do Nova Canção, a argentina inspira também o título do projeto com “La Canción es Urgente”, clássico que imortalizou, com letra de Teresa Parodi. 

O repertório inclui, ainda, homenagens a Omara Portuondo (Cuba) e Susana Baca (Peru) que, embora não tenham integrado diretamente o movimento, foram fundamentais para o cancioneiro latino-americano e para a valorização da diversidade cultural da região.

Do Brasil, o repertório do espetáculo inclui homenagem à Elis Regina, artista que se conectou ao espírito do movimento tanto por meio da gravação de canções emblemáticas de Milton Nascimento quanto por sua postura política de denúncia, tendo cantado temas latino-americanos como “Gracias a la vida”, de Violeta Parra. 

“Subir ao palco com artistas que admiro para reverenciar grandes nomes do movimento da Nova Canção Latino Americana é de uma honra e responsabilidade enormes. Será um mergulho nas cores tão diversas dessas Américas Latinas plurais em ritmos, melodias e conteúdos. É como passar uma borracha nas fronteiras nacionais e buscar o elo que nos conecta enquanto povo e resistência. Cantaremos nossas mátrias: Mercedes Sosa, Teresa Parodi, Violeta Parra, Suzana Baca, Omara Portuondo, Elis e outras tantas. Feliz demais por ter a oportunidade desse mergulho”, conta Assucena.

A apresentação traz canções como “Volver a los 17” (Violeta Parra), “Gracias a la Vida” (Violeta Parra), “Maria Maria” e “Canção da América” (ambas de Milton Nascimento/Fernando Brant), “No Soy de Aquí ni Soy de Allá” (Facundo Cabral), “Canción de las Cosas Simples” (César Isella), “Duerme, Negrito” (Atahualpa Yupanqui) e, claro, “La Canción es Urgente” (Teresa Parodi), entre outras, além de composições das artistas convidadas que dialogam com esse repertório.

Além dos shows, no dia 1º de maio, o projeto oferece um workshop sobre circulação musical na América Latina, conduzido por Valéria Graziano. Com entrada gratuita, a atividade oferecerá um espaço de diálogo e aprendizado para artistas, produtores culturais e gestores que desejam explorar e fortalecer a circulação musical na América Latina. 

O projeto nasce da urgência de (re)pensar o presente e o futuro da América Latina. Neste sentido, propõe a criação de pontes entre artistas mulheres de diferentes gerações da música latino-americana, resgatando conexões ancestrais, memórias e tradições culturais diversas, e aproximando artistas e público brasileiros da riqueza cultural do continente. 

Além disso, ao trazer artistas que representam a diversidade de gêneros, sonoridades e estéticas da nova geração da MPB, o projeto também promove o encontro e a criação a partir das diferenças, reafirmando a música como um poderoso elo de unidade e emancipação para os povos latino-americanos.

“A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas” estreou em março no CCBB Rio de Janeiro, passou pelo CCBB Belo Horizonte e encerra sua primeira temporada nacional no Teatro do CCBB Brasília, entre 1º e 4 de maio, com entrada franca.


PROGRAMAÇÃO

1º de maio (quinta), das 14h às 18h
Local: Cinema
Workshop Circulação Musical na América Latina: desafios e oportunidades, com Valéria Graziano

Integrando o projeto “A canção é urgente: Vozes LatinA-Americanas”, este workshop oferece um espaço de diálogo e aprendizado para artistas, produtores culturais e gestores que desejam explorar e fortalecer a circulação musical na América Latina. Inspirada pelo espírito de integração cultural e resistência do movimento Nova Canção Latino-Americana, a atividade busca refletir sobre os desafios atuais e propor estratégias que potencializem o intercâmbio artístico e a valorização das identidades, expressões e produções culturais da região.

Público-alvo: Artistas, produtores culturais, gestores culturais, estudantes de música, pesquisadores e interessados na integração cultural latino-americana.

2 de maio (sexta), às 20 horas 
Teatro do CCBB Brasília 
Assucena convida Josyara

3 de maio (sábado), às 20 horas 
Teatro do CCBB Brasília 
Assucena convida Ava Rocha

4 de maio (domingo), às 18 horas 
Teatro do CCBB Brasília 
Assucena convida Catto

Serviço:
“A Canção É Urgente: Vozes Latina-Americanas” no CCBB Brasília
Workshop
Circulação Musical na América Latina: desafios e oportunidades 
Quando: 1º de maio (quinta), das 14h às 18h 
Onde: Cinema do CCBB Brasília
Entrada franca sem inscrições prévias
Lotação: 70 pessoas

Shows
Quando: 2 de maio (sexta), às 20 horas, com participação de Josyara; 3 de maio (sábado), às 20 horas, com participação de Ava Rocha; e 4 de maio (domingo), às 18 horas, com participação de Catto. 
Onde: Teatro do CCBB Brasília 
Ingressos gratuitos disponíveis a partir de 1º de maio, sempre um dia antes de cada apresentação, para retirada no site bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília.
Classificação indicativa: 12 anos

Mais informações: https://www.instagram.com/vozeslatinaamericanas/