Cinemateca (Divulgação/Site/RedesSociais)

Enfrentando uma grave crise econômica, a Cinemateca, localizada na capital paulista, terá um novo destino conforme nota da Revista Veja desta segunda, 20/07. Presidente Jair Bolsonaro determinou que a instituição seja transferida para Brasília. Porém, o impacto da transferência não poderá gerar mais custos do que a manutenção do órgão já consome.

Ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, e o secretário de cultura, Mario Frias, já estão cuidando de todo o processo de transferência. Senador Isalzi Lucas (PSDB-DF) está auxiliando na busca de imóveis em Brasilia para abrigar a nova sede da Cinemateca. Ele destaca como exemplo o CCBB Brasília.

Lançada em 1940, a Cinemateca é considera do primeiro clube de cinema de SP. Localizada na Vila Clementino, zona sul de SP, passou por alguns incêndios que acabou destruindo milhares de filmes. A Cinemateca é uma referência para historiadores, cineastas, artistas e apaixonados pela sétima arte justamente por suas atividades em prol da cultura e da história do Brasil.

Toda a estrutura da Cinemateca foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp. Neles estão as salas de cinema, a biblioteca e um amplo jardim aberto à visitação pública.