Dizem que as melhores comidas são aquelas que foram inventadas por acidente. É o caso do Bife Enganado (R$77), iguaria exclusiva do Tejo Restaurante, que não está nem mesmo fixada no cardápio, mas faz um sucesso entre os clientes.

A história do prato tem origem carioca. Manuelzinho Pires conta que, há alguns anos, em seu restaurante no Rio de Janeiro, um cozinheiro tinha que preparar um bife ao molho português. Mas, talvez devido à distração do mestre cuca, ele acabou fazendo um molho com vinho branco, alho, caldo de carne e limão. O erro foi percebido, mas, ao contrário do que pensava o cozinheiro, a bronca não veio.

Pelo contrário: ele foi parabenizado por ter se enganado. De seu engano, portanto, surgiu o Bife Enganado, servido com o molho descrito acima e acompanhado de batatas palito fritas. Uma excelente opção para um almoço informal ou até mesmo para um jantar de fim de semana.

Para harmonizar com a iguaria, o sommelier da casa, Eugenio Cue, indica o rótulo Yllera 9 meses (R$159), um delicioso Tempranillo de Ribera del Duero y Toro, que passou nove meses em barricas de carvalho americano e francês. No nariz, é frutado, com toques de framboesa, mirtilo, amora e pimenta.

No fundo, um leve toque de baunilha. É um vinho elegante e fácil de beber. Para adoçar a vida depois de um prato tão peculiar, Manuelzinho Pires indica o Rocambole de Chocolate ou o clássico Pastel de Nata.

Serviço:
Tejo Restaurante – Bife Enganado
Horário de funcionamento da casa: de terça a sábado das 12h às 15h e das 19h às 00h e domingo das 12h às 17h
Endereço: CLS404 Sul, Bloco B, loja 27
Telefone: 3264 – 7005