A BIENALSUR 2023 acontecerá, pela primeira vez no Brasil, no CCBB Brasília, com a exposição Signos na Paisagem que apresenta trabalhos que propõem a necessidade de uma reflexão sobre como o planeta vem sendo modificado. A
abertura da mostra, com entrada gratuita, será em 19 de setembro e poderá ser visitada até 09 de novembro, na galeria 4 do CCBB Brasília.

A exposição reúne obras de artistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Espanha, França e Arábia Saudita. E a rede colaborativa da BIENALSUR no Brasil é ampliada com a participação das unidades do CCBB Brasília, CCBB São Pauloe CCBB Rio de Janeiro, além da Fundação Getúlio Vargas (RJ) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

BIENALSUR é o evento cultural mais extenso do mundo, ocorre em 28 países e mais de 70 cidades ao redor do mundo nos cinco continentes, e fiel ao objetivo de ser uma bienal diferente – descentralizada, democrática, horizontal e humanista, que aborda os temas do mundo de hoje – a BIENALSUR 2023 segue reivindicando o direito à cultura e à diversidade, com exposições e ações focadas em questões ambientais, perspectiva de gênero, construção de narrativas e democracia.

“Uma das premissas do trabalho da BIENALSUR é sondar o cenário artístico internacional por meio de uma convocação aberta, gratuita e horizontal, realizada a cada edição. Desta convocatória surgem os principais temas sobre os quais trabalhamos, bem como projetos de artistas de diferentes áreas culturais que são selecionados para integrar as exposições e intervenções
realizadas simultane-amente ao redor do mundo”, explica Diana Wechsler, Diretora Artística da BIENALSUR.

Signos na Paisagem, primeira exposição dessa edição no Brasil, reúne obras de Rochelle Costi e Dias & Riedweg (BRA); Gabriela Golder e Matilde Marín (ARG); Stephanie Pommeret (FRA); Silvia Alejandra González Soca (URY); Gabriela Bettini (ESP); Sara Abdu, Zhara Al Ghamdi, Manal Aldowayan e Hatem Al Ahmad (SAU). Os trabalhos problematizam a experiência de vida contemporânea e têm como chave, em sua maioria, a questão do meio ambiente.

“De diferentes maneiras, nosso olhar sobre o ambiente natural – antes identificado entre as disciplinas artísticas convencionais smplesmente como paisagem – é urgente e exige atenção. Há séculos sabemos que as sociedades humanas vêm modificando a natureza por meio da extração de recursos, o que gera um grande impacto no planeta”, afirma Diana Wechsler.

Em paralelo, Aníbal Jozami, Diretor Geral da BIENALSUR salienta que “em diálogo com essas questões, a memória de formas recentes – ou não tão recentes – de autoritarismo ressoa nas reflexões dos artistas como um alerta e um convite à construção de um humanismo contemporâneo que acolha as diversidades e seja inclusivo, democrático e ambientalmente consciente”.
Água, ar, terra, fogo, os quatro elementos estão presentes no espaço atravésdos seus sons, da singularidade dos seus movimentos e das suas formas. O território está presente no fluxo de olhares de artistas de diferentes origens sobre um cenário natural que resiste, luta, renasce.

Serviço:
BIENALSUR 2023 – Signos na Paisagem
De 19 de setembro a 9 de novembro
Horário | De terça a domingo, das 9h às 21h 
Local: Galeria 4 do CCBB Brasília
Endereço | SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves
Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF 
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura 
e na bilheteria física do CCBB Brasília 
Classificação indicativa: Livre 
CCBB Brasília
Aberto de terça a domingo, das 09h às 21h.
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor
de Clubes Especial Sul – Brasília – DF – Tel.: (61) 3108 7600 E-mail:
ccbbdf@bb.com.br Site/ bb.com.br/cultura
Facebook/ccbb.brasilia
Twitter/ @ccbb_df
Instagram/ccbbbrasilia
Youtube/ Bancodobrasil