Ópera escrita no último ano de vida do compositor Wolfgang Amadeus Mozart reúne grandes nomes da música erudita brasiliense pela primeira vez no Brasil.
Brasília tem se transformado em terreno fértil e produtivo quando o assunto é ópera. Um celeiro de bons cantores, que nasceram e cresceram aqui, e um público que tem prestigiado as montagens locais, com elenco, músicos e produtores da cidade. Em outubro a última peça escrita por Mozart ganha sua primeira versão no Brasil. “La Clemenza di Tito” será encenada com grandes profissionais, entre eles Janette Dornelas, Renata Dourado e Roney Calazans. Com direção de Francisco Frias e regência de Deyvison Miranda, a montagem conta com coro, solistas e orquestra e terá sessões nos dias 16, 17, 18 e 19 de outubro no Teatro Dulcina de Moraes.
A peça de 1721 completa 293 anos em 2014 e ainda impressiona pelo estilo genial de composição de seu autor. Faz parte do período mais clássico da música mundial e tem forte apelo para o incentivo de situações que não deviam ter se perdido no tempo, o que induz a reflexão. Um fato inusitado dessa montagem é o treinamento diferenciado proposto para as cantoras/atrizes responsáveis por interpretar personagens masculinos, conforme pede a obra. “O compositor escreveu dois papeis masculinos para serem cantados por mulheres mezzo-sopranos, o que pode parecer mais difícil, mas nossas solistas estão atuando exemplarmente”, conta Francisco Frias, diretor da montagem.
A versão brasiliense conta com elenco numeroso. Entre músicos, coral, solistas e direção, são mais de 60 profissionais envolvidos. Entre os instrumentistas estão músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, como Lilian Raiol (violinista), Nivaldo de Souza (flautista), um dos integrantes mais antigos da Orquestra, além do violinista Ivan Quintana, de Goiânia-GO. O figurino é de Stéphany Dourado, profissional acreana, que tem figurinos criados a partir da temática romana em seu acervo e o cenário, conta com assinatura do brasiliense Bernardo Rostand.
Ópera “La Clemenza di Tito”
Datas:16, 17, 18 e 19 de outubro. Sessões às 20h na quinta, sexta e sábado e às 19h, no domingo.
Local: Teatro Dulcina de Moraes (SDS Bloco C loja 30/64Asa Sul – Brasília).
Ingressos: R$ 20 (inteira).
Venda na bilheteria do Teatro Dulcina de Moraes nos dias das apresentações.
Classificação indicativa:Recomendado para maiores de 14 anos.