Foto Paulo Penna da Costa 1

A exposição fotográfica “Coemergência”, do artista visual Paulo Penna, está em cartaz no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça desde o último dia 27 de março e traz ao público uma mostra de 55 fotos inéditas, onde são explorados os fundamentos do parâmetro fotométrico do tempo e quatro técnicas para a captura das imagens.
Cada uma das séries tem sua própria identidade e proposta conceitual. Elas representam anos de estudo, pesquisa e experimentação em fotografia contemporânea, na busca pela ruptura de paradigmas e pela busca da originalidade na forma e no conceito.

Foto Paulo Penna da Costa 3

“A experiência da ‘Coemergência’ é uma prática ligada a estudos de meditação. Tive o primeiro contato com este conceito filosófico num curso com um Lama Tibetano, chamado Padma Santem. Basicamente, ‘Coemergência’ é uma propriedade exercida na mente humana, onde  existe uma dimensão construtora luminosa, que vai dando significado às coisas em plena liberdade natural, habilidade de que todos nós dispomos, mas que não exercitamos. Por isto, ressaltamos a importância da arte como ferramenta para esta expansão da plasticidade mental. Portanto, exercitar esta conexão com objetos ao nosso redor, pelo significado que vamos dando (as classificações) de acordo com nossos registros internos, das experiências que vamos armazenando, é que se traduz nas nossas coemergências. Nesta exposição, proponho ao observador um confronto com imagens intrigantes e enigmáticas, convido-o a embarcar  em uma conexão emocional e transcendente com as fotografias, através de uma contemplação distante das fronteiras dos julgamentos formais”. explica o artista.
A exposição está composta das séries: Enigmático Tempo, Evocando Impressões em Paisagens Refletidas, Um Olhar no Tempo e Re-Expressando as Cavalhadas.

Serviço:
Mostra fotográfica “Coemergência” de Paulo Penna
De 27\04 a 20\05 (de segunda a sexta), das 9h às 19h
Local: Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça – STJ (SAFS – Quadra 6 – Lote 1 – Trecho III – Edifício dos Plenários – 2o andar/Mezanino)
Informações: (61) 3319-8460 e 3319-8373 – espaco.cultural@stj.jus.br
Entrada franca
Classificação livre.