O 2º BAF – Brasília Animation Festival acontece de 12 a 15 de outubro na Universidade de Brasília (UnB).
Serão quatro dias de atividades gratuitas para adultos e crianças, amantes de quadrinhos, games e cinema.
“É uma ocasião muito especial. Comemoramos 100 anos da primeira animação feita no Brasil e estar na presença de ilustres nomes dessa história nos deixa muito felizes”, diz Fernando Nisio, um dos diretores do evento.
Durante o BAF serão exibidos cerca de 70 filmes de 24 países, distribuídos nas mostras competitivas: Nacional, Internacional, Mulheres, Infantil e Macabra.
“Teremos curtas que participaram de festivais como o de Cannes, Berlim, Annecy, Veneza e Anima Mundi”, conta Fernando Gutiérrez, também diretor do evento. Os melhores curtas serão escolhidos por voto popular e júri técnico.
Do lado de fora da sala escura do BAF ocorrerá o concurso de cosplay, feira e exposição de quadrinhos e ilustrações de artistas locais, além de oficinas de desenho gestual, quadrinhos, animação 2D, pintura digital e animação para games, oficinas de criação e experimentação com pixilation e stop motion, técnica de animação que vem conquistando adeptos, utilizada em filmes como Kubo e as cordas mágicas (2016), ParaNorman (2012) e Coraline (2009).
Especialmente no dia 12/10, a molecada terá ainda brinquedos infláveis, pula-pula, cama elástica e outras atrações. Tudo inteiramente grátis.
A programação conta ainda com a participação de renomados animadores brasileiros, entre eles, o diretor Alê Abreu.
Com mais de 50 prêmios pelo longa-metragem ‘O Menino e o Mundo’, a primeira animação brasileira indicada ao Oscar, ele vem a Brasília falar sobre a produção independente em animação no país.
Outro convidado é o quadrinista e ilustrador paraibano Francisco Leite.
Shiko, como é mais conhecido no mundo das HQs, conquistou, por duas vezes, uma das mais tradicionais premiações dos quadrinhos brasileiros, o “HQ Mix de Melhor Álbum de Terror – Aventura – Ficção”, com as obras O Azul Indiferente do Céu e Lavagem. Atualmente produz a série de animação Anima Latina, patrocinada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).
As mulheres são outro ponto forte na programação do evento. Lena Franzz é uma delas. Animadora 2D, atriz e ilustradora, já participou de projetos como Meu Amigãozão, Historietas Assombradas e Mundo Bita.
Hoje em dia, é uma das animadoras sênior do desenho O Irmão do Jorel, coproduzido pela Cartoon Network e Copa Studio, experiência que contará em sua palestra.
Rosaria Moreira também está na vanguarda da animação brasileira. Ganhou o prêmio de Melhor Curta do Festival durante o Anima Mundi 2016, Melhor Curta Brasileiro e prêmio Aquisição Canal Brasil com o filme autoral “O projeto do Meu Pai”.
Seu trabalho pode ser visto no BAF durante a Mostra Mulheres. Rosaria aproveita sua passagem pela capital do país e fala à plateia do evento sobre o participação feminina nesse mercado ainda pouco ocupado por elas.
Serviço:
2º BAF – Brasília Animation Festival (Festival de cinema de animação)
Dias: 12 e 13/10 (quinta e sexta) das 9h às 22h, 14 a 15/10 (sábado e domingo) das 9h às 21h30
Local: UNB-Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
ADUnB (Associação dos docentes da UnB)
Entrada franca (senhas distribuídas somente no dia, 1 hora antes do início da sessão)
Informações: https://www.facebook.com/BAF-553614178073029/?fref=nf
Instagram: @brasiliaanimationfestival
Classificação livre.