A Semana da Francofonia chega à sua 20ª edição este ano e envolve 27 países na organização do evento, e é presidida pela embaixada do Gabão.

A ideia é celebrar a diversidade do idioma oficial em 33 países do mundo e falado por 542 milhões de pessoas do planeta, seja fluentemente, como segunda língua ou como língua estrangeira. Para se ter uma ideia, o francês – juntamente com o inglês – são as únicas línguas maternas faladas e ensinadas nos cinco continentes.

Exposição multimídia

Para abrir a programação, no dia 14, o salão do Itamaraty receberá a exposição ‘Palavras sem Fronteiras – mídias convergentes’, baseada no livro organizado pelo acadêmico e diplomata Sérgio Corrêa da Costa, membro da Academia Brasileira de Letras. A mostra, que é fruto de um ensaio publicado na França em 1999, com apoio da Academia Francesa, retrata os incontáveis empréstimos léxicos, que combina instalações multimídia e vídeos de artistas para ilustrar, de maneira pedagógica e lúdica, essa fascinante migração de palavras de uma língua para a outra.

Uma mesa redonda também é organizada à luz do mesmo tema, no dia 14, na Embaixada da França. Sob o título de ‘Os efeitos do digital na evolução do léxico’, o evento conta com a participação do linguista Loïc Depecker, Delegado Geral da Língua Francesa do Ministério da Cultura e das Comunicações da França.

Uma noite no Oriente

No dia 15 de março, a professora Cláudia Falluh (UnB), acompanhada de Bernardo Bittencourt, instrumentista de alaúde, irá declamar poesias da coletânea “Un thé au harem de la princesse Lumière” publicadas pelas Editions L’Harmattan, no Espaço Cultural da Aliança Francesa (AF). A leitura será precedida de uma degustação de chá e doces marroquinos oferecidos pela embaixada do Reino do Marrocos.

Mostra de Cinema

Como vem acontecendo ao longo de todas as edições, o público brasiliense terá a chance de conhecer um pouco mais da rica produção cinematográfica da Bélgica, Canadá, França, Gabão, Marrocos, Suíça, Senegal, Tunísia, Eslovênia e Ucrânia, durante o Festival de Filmes que ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil, entre 15 e 20 de março. Ao todo, serão exibidos 13 filmes com 3 sessões por dia durante toda a semana.

Literatura, artes visuais e festa

No dia seguinte (16), a Aliança Francesa de Brasília promoverá dois eventos: o lançamento do novo livro de Nicolas Behr, ‘Bonjour Brasília’, com a presença do escritor para uma leitura de poesias; e, na sequência, a vernissage da exposição do fotógrafo francês e cantor Alexis Radoux, que fará também um pocket show.

O livro de Behr é uma edição bilíngue, resultado de um projeto que consiste na curadoria e tradução de seus poemas para língua francesa, assinados por Ana Rossi. A temática de sua obra é o nascimento de Brasília, sua arquitetura, seus traços geométricos, e seus habitantes, que vieram de diversas regiões do país para tornar concreta a ideia utópica de uma capital no Planalto Central. O livro também conta com um índice remissivo com os personagens históricos de destaque da cidade, assim como as especificidades da fauna e da flora brasiliense.

Já a abertura da exposição do fotógrafo francês e cantor Alexis Radoux é uma síntese da vivência do artista que, acompanhado de sua câmera e sua guitarra, visitou 44 países em dois anos. Durante essa experiência, adquiriu um olhar único, repleto de curiosidade e afastado de preconceitos. Nos cinco continentes por onde passou, capturou imagens que resultaram na exposição Rencontré sur le chemin (Encontrado no caminho). Cada imagem é acompanhada de um texto, que convida o visitante a uma reflexão e, por que não, a uma viagem. Além de participar do pocket show, Radoux vai conversar com o público sobre seu trabalho no auditório da AF.

No dia 17, o famoso espírito da Festa de Montreal estará presente no show do talentoso artista canadense de hip-hop Webster, com direito a espetáculo de acrobatas circenses. Tudo reunido em uma festa promovida pela embaixada do Canadá, no Club Canada.

Para toda a família

Atração esperada todos os anos, o tradicional Bazar da Francofonia irá ocupar não só os lindos jardins de Burle Marx, mas também o estacionamento principal da unidade da Asa Sul da Aliança Francesa, no dia 19 de março (domingo). Os países francófonos vão contar um pouco sobre sua história por meio da sua gastronomia e de seu artesanato. Entre a enorme variedade de pratos típicos, destaque para os pães franceses e queijos suíços. A grande novidade do ano é que a entrada será gratuita, e conta ainda com uma área especial para as crianças.

Sabores da França

Para marcar o projeto “Goût de/ Good France”, que reunirá mais de mil chefs de cozinha nos cinco continentes no intuito de celebrar a gastronomia francesa, em 21 de março ocorrerá um jantar em homenagem ao país da “igualdade, fraternidade e solidariedade. Em Brasília, mais de dez restaurantes participam do evento e é necessário efetuar a reserva antes. Para a lista lista completa dos participantes, acesse: ambafrance-br.org/ .

Atrações musicais

No dia 23 de março sobe ao palco do CCBB o francês Marvin Jouno, autor de um trabalho que mescla cinema e música. Artista pop em voga no cenário da música francesa atual, Jouno é considerado uma surpresa: lançou seu primeiro álbum em 2016, Intérieur Nuit, um projeto híbrido que conta também com um “média-metragem”, que é considerado uma “banda de imagem” (com a conotação, aqui, do inverso da banda sonora).

Ele percorre a melancolia, as geografias transversais, as desilusões amorosas, os devaneios que beiram o romântico e o cínico com profunda sensibilidade. Sua apresentação consiste na projeção legendada do média-metragem, seguido de um debate e, após um pequeno intervalo, um concerto em piano e voz.

A Semana da Francofonia será encerrada em grande estilo, com show da cantora francesa Zaz marcado para 31 de março, no Net Live Brasília. A apresentação Mise en scéne, inédita no Brasil, foi concebida pelo fotógrafo e designer Laurent Seroussi e promete agitar o público brasiliense. A artista vem ao país para uma série de shows em diversas capitais.

Poemas na rua

Além disso, durante todo o mês de março, espalhados pelos mais variados locais de Brasília, poemas francófonos em versão bilíngue estarão expostos aos olhos e às mentes curiosas dos transeuntes da cidade. No Metrô-DF, nas recepções de parceiros como Aliança Francesa, Liceu Francês e CCBB. A exposição, com tradução de Ana Rossi, é uma viagem por meio da literatura dos países francófonos da América, África e Europa.

Literatura acessível

Chega a Brasília, no mês de março, a tradicional Livraria Francesa, que se instala no prédio da Aliança Francesa da Asa Sul. A Livraria importa e fornece material didático e livros das diversas áreas para todo o território brasileiro, tendo mais de 110 mil títulos à disposição de seus clientes, além de estar presente no Rio de Janeiro e São Paulo. Em quase sete décadas de existência, a Livraria Francesa sempre atuou como difusora da cultura, da língua e do pensamento francês no Brasil.

PROGRAMAÇÃO:

Exposição “Palavras sem fronteiras – mídias convergentes”
De 14 de março a 14 de abril
Horário de visitação: De segunda à sexta, das 9h às 19h
Local: Palácio do Itamaraty (agendamentos: 2030-8051)
Entrada Franca

Mesa redonda “Les effets du numérique sur l’évolution du lexique”
Com a participação do linguista Loïc Depecker.
Dia 14 de março
Horário: 19h
Local: Espaço Le Corbusier | Embaixada da França
Entrada Franca

Leitura de poesias “Un thé au harem de la princesse Lumière” pela professora Cláudia Falluh, acompanhada de Bernardo Bittencourt, músico de alaúde. Será servido uma chá pela Embaixada do Reino do Marrocos para abrir o evento.
Dia 15 de março
Horário: 18h30
Local: Aliança Francesa | SEPS 708/907 lote A, Asa Sul
Entrada franca

Festival de cinema
Data: 15 a 20 de março
Horários e classificação indicativa disponíveis no site www.bb.com.br/cultura e no facebook.com/ccbb.brasilia
Local: CCBB-sces trecho 2 lote 22
Entrada franca

Lançamento do novo livro de Nicolas Behr – “Bonjour Brasília”, com leitura de poemas
Dia: 16 de março
Horário: 18h30
Local: Aliança Francesa | SEPS 708/907 lote A, Asa Sul
Entrada franca

Vernissage da exposição “Rencontré sur le chemin” e pocket show do cantor francês Alexis Radoux
Data: 16 de março
Horário: 20h
Local: Aliança Francesa | SEPS 708/907 lote A, Asa Sul
Entrada franca

Show do artista canadense de hip-hop Webster
Data: 17 de março
Horário: 19h30
Local: Canada Club | Embaixada do Canadá
Entrada R$ 10. Ingressos: luciana.avila@international.gc.ca
Vendas apenas antecipadas. Não haverá bilheteria no local.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos

Bazar da Francofonia
Data: 19 de março
Horário: Das 10h às 18h
Local: Aliança Francesa | SEPS 708/907 lote A, Asa Sul
Entrada franca

Projeto “Goût de France / Good France”
Data: 21 de março
Horário: 20h
Local: Em diversos restaurantes da cidade
Entrada: Sob reserva (lista completa disponível em ambafrance-br.org)

Show do cantor francês Marvin Jouno
Data: 23 de março
Horários e classificação indicativa disponíveis no site www.bb.com.br/cultura e no facebook.com/ccbb.brasilia
Local: CCBB
Entrada franca

Show da cantora francesa Zaz
Data: 31 de março
Horário: 21h30
Local: Net Live Brasília
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos
Entrada: preços variados à venda na Central de Ingressos no Brasília Shopping. Informações: http://netlivebrasilia.com.br/zaz/

Exposição “Passeio poético francófono”
Data: durante todo o mês de março
Local: No Metrô-DF e recepções do CCBB Brasília, Aliança Francesa e Liceu Francês

Abertura Livraria Francesa na AF Brasília
Data: no mês de março
Local: Aliança Francesa de Brasília | Bloco B