O restaurante El Paso Texas realiza entre os dias 05 e 08 de junho, o 1º Festival de Comida Equatoriana. O chef David Lechtig traz à Brasília o representante do Equador, Darwin Ramírez. O evento homenageará um dos países favoritos para a Copa do Mundo de 2014. Famoso em Galápagos por ser especialista em comida islenha e também por comandar a cozinha de um dos maiores navios da ‘Metropolitan Touring’, Ramírez, que cozinha desde os 18 anos, empenhou-se em selecionar para o festival pratos que representam a diversificada gastronomia do seu país. Nas receitas, ingredientes que não podem faltar na mesa do equatoriano como banana, frutos do mar, e batata.
“Nossa gastronomia é baseada em receitas elaboradas de sabores complexos, mas preparados com ingredientes comuns. Uma variação de produtos de diferentes regiões e climas”, descreve o chef.
De forte tradição agrícola, a gastronomia do país remonta ao império Inca, que fazia das frutas e cereais um meio de sobrevivência e cultivo. São sucessos os pratos produzidos a partir do milho, da carne bovina, da farinha e batata.
A exemplo do que ocorre em outros países sul americanos, os pratos se diversificam em uma mistura criativa e cultural. Na região costeira, por exemplo, peixes e frutos do mar se destacam, sendo o ceviche um ícone. Na região amazônica, as iguarias são mais exóticas, oriundas da caça da pesca. Carnes de javali (sanglier selvagem), serpente e macaco, temperadas com sumos de goiaba, chérimole e tomate de árvore. Os residentes na região de Sierra também levam à mesa pratos base de cereais, frutas, batata, trigo e carne sem gorduras. Destaque para o cuy (porco da índia assado ou grelhado), considerado mais saudável que a carne bovina ou de frango.
O cardápio incluirá os clássicos Ceviche mixto- marinado de frutos do mar diversos; Locro de Papa- sopa de batata e Encocado de Pescado-receita costenha a base de peixe branco, vegetais e coco, acompanhado de banana verde. Iguarias como Frittada Criola- carne de porco acompanhada de milho e tortilhas de batata à moda equatoriana; Corviche- banana verde crocante recheado com caranguejo e também deliciosas sobremesas: Higos com Queso- figos cozidos com rapadura, canela e acompanhados de queijo fresco e Espumilla- sobremesa cremosa tipo merengue, preparada com goiaba.
Serviço:
1º Festival de Comida Equatoriana
De 05 a 08 de junho
Local: El Paso Latino (404 Sul) Horário: 12h às 15h / 18h às 23h30
Funcionamento: Almoço: Buffet com pratos típicos com sobremesas incluídas
Valor: R$ 55
Jantar: Menu à la carte de cozinha de autor
Valor: R$ 49
Telefone: (61) 3323-4618