Pé Palito Antiquário & Arte (Shopping Iguatemi Brasília) recebe entre os dias 27 de junho e 16 de julho, a exposição “Migrações”, que reúne trabalhos individuais e coletivos do Grupo Criativo Oicos do CearáFormado por um Coletivo de amigos envolvidos com o mundo das artes, que convivem trocando ideias e experiências, lançando desafios uns aos outros.
“Migrações” iniciou seu percurso em São Paulo, na galeria de arte contemporânea VERVE, em setembro de 2017, uma experiência que comprovou a solidificação de um trabalho fruto do esforço comum. Uma mistura de diversas linguagens: bordado, pintura, aquarela, escultura, metal, cerâmica, tinta, gravura, tecidos, impressões e colagens. Um processo de criação compartilhado que convida a experimentar a migração.
A exposição conta com a participação de sete artistas contemporâneos vindos do Ceará, Cecilia Bichucher, Cláudio Quinderé, Nícia Bormann, Túlio Paracampos, Vera Dessart, Vera Sampaio Dessart e Wilson Neto, que adentram, pela primeira vez, o cenário artístico brasiliense. Serão exibidas 30 obras em pintura, aquarela, gravura, colagem, assemblage, bordado e escultura.
O Grupo Oicos se formou em torno da arte onde os laços afetivos entre os artistas são a força que os impulsiona para o intercâmbio de saberes, produção em conjunto, disposição para se desafiarem em experimentações no campo das artes visuais e migrações para outros territórios.

A galeria
A Pé Palito Antiquário & Arte oferece uma visão do mobiliário originário das décadas de 1950 e 1960 integrada às produções brasileiras em Artes Visuais.
A proposta da loja é estabelecer o diálogo entre o mobiliário antigo, o moderno e o atual, resgatando a história do mobiliário produzido no Brasil. Assim, é possível contemplar referências, como Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Giuseppe Scapinelli, Rino Levi, Joaquim Tenreiro, que contribuem para a formação do acervo em mobiliários antigos.
No campo das Artes Visuais, possui acervo em arte moderna, popular e contemporânea, reunindo nomes como Athos Bulcão, Siron Franco, Burle Marx, Gilvan Samico. Também conta com obras que vão desde os populares Antônio Poteiro, Odon Nogueira e Waldomiro de Deus aos contemporâneos Taigo Meireles, Glênio Lima, Pitágoras, Marcelo Solá, Fábio Pedrosa e Rinaldo Silva.
A galeria vem atuando em diversos campos da produção criativa, propondo eventos, como o Salão de Arte e Antiguidades, exposições e mini talks sobre arte e cultura, além de contribuir na divulgação da produção artística local e nacional e incentivar o crescente mercado de arte em Brasília.

A abertura da exposição acontece na terça-feira (26/06), a partir das 19 horas. Permanece aberta à visitação de segunda a sábado, de 10h às 22h e domingo 14h às 20h.

Serviço:

Exposição Migrações

Local: Pé Palito Antiquário & Arte – Shopping Iguatemi (St. de Habitações Individuais Norte CA 4 – Lago Norte, Brasília – DF)

Data de abertura: 26 de junho, às 19 horas.

Período de visitação: 27 de junho a 16 de julho de 2018

Horário: Segunda a Sábado: 10h às 22h. Domingo: 14h às 20h.

Para mais informações: 61 3326.8360

 

Os artistas

CECILIA BICHUCHER – Paulista, formada pela Parsons School of Design. Vive em Fortaleza onde trabalha com óleo, acrílica, gravuras, aquarelas e colagens. Sua produção atual procura combinar a força do Belo com a incerteza da água e de nossos tempos. São imagens semi realistas com delicadeza feminina.

CLAUDIO QUINDERÉ – Cearense, designer de joias com mais de 20 anos de criações autorais e artesanais, se destaca através de sua pluralidade de temas e técnicas, combinando elementos regionais e sustentáveis na concepção de suas peças. Atualmente vem experimentando novas linguagens, novos materiais, como a escultura em argila, metais e resina, para expressar toda sua força criadora.

NÍCIA BORMANN – Carioca, arquiteta com especialização em paisagismo. Traz da infância o gosto pelo desenho, mas a Faculdade de Arquitetura, com heranças da escola de Belas Artes, lhe abriu o universo das Artes Plásticas com a prática do desenho e da aquarela. No atelier de Leda Watson em Brasília iniciou-se na gravura em metal, técnica que desenvolveu no Núcleo de Gravura da UnB sob orientação de Marília Rodrigues. Vive e trabalha em Fortaleza, com aquarela, cerâmica e gravura.

TÚLIO PARACAMPOS – Cearense, pintor, gravador, escultor, transita por inúmeras linguagens, utiliza grande diversidade de materiais para a expressão de sua arte multifacetada. Formado designer pelo Instituto Dragão do Mar de Arte, atua no segmento das artes visuais desde 1997 e como designer desde 2003.

VERA DESSART – Paulista, restauradora, com aperfeiçoamentos na Inglaterra e França. Vive em Fortaleza desde 2002 onde continuou a restaurar. Paralelamente vem se dedicando à cerâmica artística e utilitária. Desenvolve atualmente um trabalho em que faz uso de técnicas de restauração para agrupar cerâmica, outros materiais e fragmentos diversos de objetos que perderam sua funcionalidade original, dando novos significados ao descartado, ao imperfeito.

VERA SAMPAIO DESSART (NÓ) – Paulista, formada pelo ESPADE e pela Escola Panamericana de Artes na década de 60. Vem se dedicando desde os anos 90 à arte do bordado. Mudou-se para Fortaleza e em 2009 iniciou parceria com o artista plástico cearense Wilson Neto, unindo as artes da pintura, desenho e bordado. Suas criações atuais envolvem a aplicação contemporânea dos pontos clássicos de bordado em materiais e fios diversos, tramando texturas, transparências e sutilezas.

WILSON NETO – Nasceu em Fortaleza, e envolve-se com arte desde a infância. Sua vontade de experimentar materiais e suportes pouco convencionais, resultam em atravessamentos pictóricos e visuais com tecidos, pigmentos, impressões, bordados, colagens, numa pintura em expansão. Transita ainda pelo objeto e por produções coletivas aonde propõe artistas a realizarem trabalhos em coautoria. Mas é no sentido da pintura que sua produção converge, pensada como superfície que alia objetividade permeada pelo prazer de construir algo ligado à sua vida, ao mundo e ao seu tempo.