OBSESSÃO INFINITA-YAYOI KUSAMA
A exposição ‘Obsessão Infinita’ da artista Yayoi Kusama entra em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil na próxima quarta-feira (19). A mostra traz um apanhado de obras, que foram produzidas entre os anos de 1949 a 2012, entre elas esculturas, instalações, pinturas, vídeos slides e a famosa “Dots Obsession”.
A mostra tem curadoria de Philip Larratt-Smith, Frances Morris (curadora da retrospectiva de Kusama na Tate Modern de Londres) e curadoria do Tomie Ohtake, em colaboração com o estúdio da artista.
Nascida no Japão, na cidade de Matsumoto, em 1929, Kusama com apenas dez anos de idade já manisfestava seu interesse pelas ‘bolinhas’, que apareciam constantemente em seus sonhos e alucinações. A artista é mundialmente conhecida pela celebrada série “Infinity Net” (Rede Infinita), produzida entre 1950 e início dos 1960, onde as pinturas originais são caracterizadas pela repetição obsessiva de pequenos arcos pintados, aglutinados em padrões rítmicos maiores.
Em 1957 se mudou para Nova York e conheceu personalidades como Donald Judd, Andy Warhol, Claes Oldenberg e Joseph Cornell. Sua prática de pintura abriu caminho para esculturas delicadas, conhecidas como “Accumulations” (acumulações) e, em seguida, para performances e happenings que se tornaram selos da subcultura marginal e renderam, para a artista, notoriedade e a atenção das principais correntes críticas de então.
Sempre inovadora e se reiventando ao longo dos anos, em seus últimos trabalhos apostou em instalções imersivas e colaborativas. Apesar da fama alcançada, somente recentemente ganhou destaque em exposições internacionais. Em 2011 esteve em cartaz no ‘Reina Sofía em Madri’, na ‘Gagosian Galery’ em Roma, e no ‘Center Pampidou’ em Paris. Em 2012, teve algumas de suas obras expostas no ‘Tate Modern’ em Londres e Whitney Museum de Nova York.
SERVIÇO:
Exposição: Obsessão Infinita, de Yayoi Kusama
Local: Centro Cultural do Banco do Brasil Brasília- SCES trecho 2 lotes
De 19 de fevereiro a 27 de abril (quarta a segunda-feira), das 9h às 21h
Entrada franca.
Classificação livre.
**O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo. Consulte todos os locais e horários de saída no site e no Facebook