#De agosto a novembro, o projeto EducArte na Praça oferece extensa programação cultural, com entrada franca, em Taguatinga.

#Espaços públicos e culturais recebem espetáculos de teatro e música, exibições de filmes, além de oficinas para todas as idades.

Taguatinga, um dos maiores celeiros culturais do DF, recebe de agosto a novembro o EducArte na Praça, projeto que tem como objetivo garantir aos estudantes da rede pública e à comunidade oportunidades de acesso à cultura e ações formativas. Na extensa e intensa programação, espetáculos de teatro, exibição de filmes, apresentações musicais, atividades voltadas ao público infantil, oficinas e rodas de conversa. Todos os eventos têm entrada franca e as oficinas também são gratuitas. 

Em quatro meses de execução, o EducArte na Praça ocupará escolas espaços culturais e praças públicas, como o Teatro Yara Amaral (Sesi), Praça do DI, Taguaparque, CEMAB (Centro de Ensino Médio Ave Branca), CEMTN (Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte) e CEMEIT (Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga), com uma programação que se estende durante toda a semana (de segunda a segunda). 

A ação é realizada pelo célebre “Grupo de Teatro Celeiro das Antas”, entidade de estudo, pesquisa, montagem e apresentação de peças teatrais e produção de eventos culturais.

MERCADO SUL – TAGUATINGA. Personagem: Virgílio Mota

A proposta do EducArte na Praça é constituir uma programação formadora de público que acolha a juventude e, ao mesmo tempo, contribua para a formação e capacitação de jovens e adultos por meio de oficinas, espetáculos, exibições de filmes, rodas de conversa, apresentações musicais, atividades infantis e outros.

O projeto propõe fomentar a capacitação e economia criativa local e, além disso, possibilita à população de Taguatinga um espaço vivo de convivência artístico-educacional.

Para o mês de agosto estão programados três shows musicais na Praça do DI (sempre aos sábados, às 17h), oficinas diversas (veja programação), atividades infantis (todos os domingos, às 11h, na Marquise 1 do Taguaparque) e uma série de oficinas e uma roda de conversa no dia 19 de agosto, às 19h, no CEMEIT.

A programação completa e as inscrições podem ser conferidas nas redes sociais do EducArte na Praça (@educartenapraca )

Programação Agosto

Oficinas

·        Oficina de confecção de móveis com papelão com Mestre Virgílio – Domingos, das 09h às 12h, no Centro Cultural do Taguaparque – dias 07/08, 14/08 e 21/08 (20 vagas).

·        Oficina de eco- instrumentos com Juraci – – dias 28/08, 04/09, 11/09, Domingos, das 09h às 12h, no Centro Cultural do Taguaparque  (20 vagas).

·        Oficina de Teatro para Jovens – de 08/08 a 30/11, segundas e quartas, das 15h às 17h, no CEMTN (20 vagas).

MERCADO SUL – TAGUATINGA. Personagem: Juraci Moura

·        Oficina de Teatro para Adultos e 3ª Idade, de 08/08 a 30/11, segundas e quartas, das 19h às 21h, no CEMAB (20 vagas).

·        Oficina de Canto Coral para Jovens, de 09/08 a 01/12, terças e quintas, das 15h às 17h, no CEMAB (40 vagas).

·        Oficina de Canto Coral para Adultos e 3ª Idade, de 09/08 a 01/12, terças e quintas das 19h às 21h, no CEMEIT (40 vagas).

·        Oficina de Teatro de Bonecos – De 16/08 a 06/10 terças e quintas das 19h às 22h no CEMEIT (15 vagas).

Ações

•             Roda de conversa com o tema “Racismo estrutural e a participação de negras e negros nos espaços de poder” – com a professora Márcia Gilda e mediação da professora Leda Gonçalves – Sexta-feira dia 19 de agosto, das 19h às 21h, no CEMEIT

Atividades Infantis

                Todos os domingos, sempre às 11h, na Marquise 1 do Taguaparque.

·        07/08 – Brincadeiras Populares com as Amoras;

·        14/08- Contação de Histórias com o grupo Cia Cafundó, 

·        21/08 – Contação de Histórias com Ângela Café e Sérgio Duboc;

·        28/08- Contação de histórias com o grupo Paepalanthus.

Atrações Musicais

Sábados de agosto, sempre às 17h, na Praça do DI

·        Dia 13 – Gerson DeVeras homenageia Caetano Veloso

·        Dia 20 – Bruno Z e convidados – Uma homenagem a Belchior

·        Dia 27- Deusdeth e convidados – O Samba que Faço