Pela primeira vez o Slow Filme – Cinema, gastronomia e sustentabilidade chega a Brasília com  23 títulos entre longas, médias e curtas-metragens

O festival reúnirá exibições de filmes, conversas, passeios, degustações e palestras, tudo com entrada franca. O 10º SLOW FILME vai acontecer de 1º a 4 de agosto, no Cine Brasília, com extensão para o Centro Cultural Renato Russo 508 sul. Logo na noite de abertura, exibição do famoso “Slow Food Story”, que conta as origens do movimento que revolucionou a gastronomia no mundo, acompanhada de uma apresentação da atuação do Slow Food Cerrado. Classificação etária: 12 anos.

SLOW FILME é um festival diferente de todos os que existem no Brasil. Além de exibir filmes de grande qualidade estética, tem por objetivo afirmar princípios como o da sustentabilidade, do respeito ao meio ambiente e do resgate cultural. O evento é inspirado no Slow Food on Film, festival realizado em Bologna, na Itália, reunindo produções de todo o mundo, que tratam de temas ligados aos conceitos do Slow Food.

Sob a curadoria do professor, cineasta e crítico Sérgio Moriconi, SLOW FILME oferece uma programação de qualidade, em concordância com os princípios do movimento Slow Food, que prega o retorno à tradição alimentar, o respeito à identidade dos povos, o uso de ingredientes produzidos localmente, de forma limpa para a natureza e justa para com os produtores. O festival é único com este perfil no Brasil e vem sendo realizado desde 2010 pela empresa Objeto Sim Projetos Culturais. Até o ano passado (2018), o evento acontecia na pequena cidade de Pirenópolis, Goiás, situada a 150 km de Brasília. Em 2019, quando completa 10 anos, SLOW FILME chega a Brasília, com uma programação potente.

Na capital brasileira, o festival vai acontecer no Cine Brasília, com a exibição de 23 filmes, palestras, lançamentos de livros e uma feira de produtos locais que ficará montada durante os quatro dias do evento. Como extensão, várias atividades ocuparão também o Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul. Ali, haverá exibições seguidas de debates, workshops e um passeio para reconhecimento de PANCs – Plantas Alimentícias Não-Convencionais, quando os espectadores serão convidados a andar a pé pelas quadras da asa sul para descobrir que muitas plantas consideradas “mato” são, na verdade, comestíveis.

Em 2019, o festival também decidiu homenagear duas personalidades que apoiam o evento desde seus primeiros anos, o chef Juan Pratginestós, que comanda a cozinha do Restaurante Montserrat, de Pirenópolis, e a jornalista Liana Sabo, que assina a coluna Favas Contadas, no Correio Braziliense, uma pioneira do jornalismo gastronômico. Juan, inclusive, é personagem principal do primeiro episódio da série Alma D’Chef, do cineasta e produtor Ronaldo Duque, que será lançada durante o festival.

O 10º SLOW FILME conta com patrocínio do BRB e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal, do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, das embaixadas da Itália, Austrália, República da Geórgia, Áustria, França, Espanha e Peru, Instituto Francês, Instituto Cervantes, Slow Food Cerrado, Instituto Ecozinha e Instituto Federal de Educação.

HOMENAGEADOS

JUAN PRATGINESTÓS

Nascido em Barcelona e radicado no Brasil desde 1962, atuou como fotógrafo por mais de 30 anos, tornando-se um dos mais conceituados da área do meio ambiente no Brasil. Fez parte da sucursal Brasília da Agência F-4 de Fotojornalismo, dedicou-se à documentação fotográfica de projetos ambientes no Brasil e na América Latina para organizações como WWF – Fundo Mundial para o Meio Ambiente, IBAMA, Ministério do Meio Ambiente, CNPT – Conselho Nacional das Populações tradicionais, dentre outros. Foi editor de fotografia da Revista da UnB e integrou o Núcleo de Estudos da Amazônia pela Universidade de Brasília, além de ser convidado a participar de diversas coletivas de fotografias.

Em 2010, abandonou Brasília e a profissão de fotógrafo para se dedicar à paixão pela culinária e fundou, em Pirenópolis, o restaurante Montserrat Gastronomia, localizado às margens do Rio das Almas e cujo nome homenageia a mãe de Juan. Ali, o chef pratica uma gastronomia original, fundindo culinária clássica com toques contemporâneos, sotaque catalão e mediterrâneo com toques de sabor goiano. O Montserrat tem sido uma segunda casa do SLOW FILME, acolhendo e realizando os almoços especiais de domingo, em todas as edições do evento em Pirenópolis. Nossa gratidão a esse grande e querido parceiro!

 

LIANA SABO

Uma das profissionais mais respeitadas do jornalismo brasiliense, Liana Sabo iniciou e consolidou sua carreira no Correio Braziliense. Liana chegou a Brasília em 1968, em um período conturbado, para cobrir política nacional no Palácio do Planalto e, anos mais tarde, política externa como setorista do Itamaraty. No início dos anos 1990, criou o Caderno Mulher, primeiro suplemento feminino do Correio Braziliense. Oito anos mais tarde, outra atitude pioneira: Liana cria a coluna Favas Contadas, que se tornou um divisor de águas na cena gastronômica de Brasília.

Em 21 anos, Liana publicou mais de 1.000 colunas, levando aos brasilienses as novidades do mundo da gastronomia, do vinho, da boa mesa. Além de divulgar o trabalho de chefs e proprietários de cafés, bares e restaurantes, ajudou a desenvolver o senso crítico em seus leitores com sua crônica gastronômica, marcada por pitadas de humor. Liana Sabo tem sido uma parceira do Slow Filme desde o início da história do festival, incentivando e apoiando o evento, fazendo questão de estar presente às exibições e atividades paralelas. A ela o nosso eterno agradecimento.

PROGRAMAÇÃO/CINE BRASÍLIA

QUINTA-FEIRA, DIA 1º DE AGOSTO

17h30 – Apresentação do Slow Food Cerrado pelos facilitadores Thaíssa Aragão (líder do Convivium Slow Food Cerrado) e Jean Marconi (ativista, Slow Food – Região Centro-Oeste)

18h00 – Slow Food Story (74’)

20h00 – Sessão Especial de abertura com lançamento da série Alma D’Chef – do cineasta Ronaldo Duque. Homenagem ao cozinheiro Juan Pratginestós

20h30 – Histórias da Comida Cubana (82’)

SEXTA-FEIRA, DIA 02 DE AGOSTO

16h00 – Meridiano do Vinho (60’)

(Após a sessão, a sommelier Patrícia Amada estará no foyer do cinema, para conversar sobre vinhos georgianos. Também serão disponibilizados para a compra os rótulos Tbilisi Tinto 2017 e Saperavi Tinto 2016)

17h30 – Na Trilha de Gastón (75’)

19h00 – O Império do Ouro Vermelho (54’)

20h30 – Homenagem a Liana Sabo (responsável pela coluna Favas Contadas do Correio Braziliense)

20h45 – Senhor Maionese (95’)

SÁBADO, DIA 03 DE AGOSTO

11h00 – Dois tomates e dois destinos Comer o quê? (75’)

15h00 – Jaén – Virgen & Extra (90’)

17h00 – Faça Homus, não faça Guerra (77’)

18h30 – I Villani (83’)

20h30 – O chef errante (85’)

DOMINGO, DIA 04 DE AGOSTO

10h30 – O Sabor do Desperdício (88’)

(Após a sessão, conversa com Paulo Mello, chef, permacultor, empresário e fundador do Instituto Ecozinha)

15h30 – Quando a Itália comia em preto e branco (20’) + O Retorno (12’)

16h30 – Retrato de um Jardim (93’)

18h30 – Lançamento do registro audiovisual, com a presença dos chefs, do projeto Cerrado no Prato – Expedição Kalungas – Vão das Almas/GO (3’) + História da Alimentação no Brasil (100’)

(Após a exibição, degustação da tradicional paçoca de gergelim, produzida pela comunidade)

21h00 – A Mentira Verde (97’)

ATIVIDADES PARALELAS E FORMATIVAS

Quinta, dia 31 de julho, 10h, Cine Brasília

Exibição do filme “O Sabor do Desperdício” para jovens de escolas públicas do projeto ‘A Escola vai ao cinema’, seguida de conversa com Paulo Mello, fundador do Instituto Ecozinha sobre o tema “A revolucionária cozinha de baixo carbono”.

PAULO MELLO FILHO – Chef de Cozinha, permacultor e empresário há 27 anos, é fundador e consultor da rede de Restaurantes Dona Lenha, onde criou o seu próprio sistema de gestão ambiental, destinando corretamente todos os resíduos gerados. Animador ambiental, fundou o Instituto Ecozinha, do qual é Diretor-Presidente. O projeto hoje envolve 63 outros bares, hotéis e restaurantes de Brasília, num movimento transformador no setor de alimentação.

De 1º a 4 de agosto, na lateral sul do Cine Brasília

Feirinha de produtos locais e orgânicos – Somos

Local: Cine Brasília (entrada lateral sul)

De 1º – a partir das 17h00

De 2 a 4 – das 14h30 às 22h

Organização: Pé de Lima

Responsável: Gracilene Bessa

Venda de geleias orgânicas, cervejas artesanais, queijos, PANCs, temperos, molhos, pães e outras delícias

Sexta, dia 02 de agosto, 10h, Espaço Cultural Renato Russo, ENTRADA FRANCA

Exibição do filme O ROUNDUP FACE AOS SEUS JUÍZES

(Documentário/França/Suíça/Bélgica/96min/2017)

 Direção: Marie-Monique Robin

Após a exibição, debate com a presença de Sofia Carvalho, agricultora e membro da campanha permanente contra os agrotóxicos e a favor da vida, de Thaíssa Aragão, líder do Convívio Slow Food Cerrado (movimento do qual participa há 12 anos) e criadora do projeto ‘Cerrado todo dia’, que incentiva o conhecimento e uso do cerrado, em ações e pesquisas junto a faculdades de Brasília e do engenheiro florestal e proprietário da fazenda Malunga, Joe Valle.

Sábado, 03de agosto, 10h, Espaço Cultural Renato Russo

Quadra Comestível – Conhecendo Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) em Brasília

Oficina, percurso e degustação de PANCS, com Bruna de Oliveira

BRUNA DE OLIVEIRA – Gaúcha radicada em Brasília, é nutricionista e pesquisadora alimentar. Desenvolve trabalhos com ênfase em Segurança Alimentar e Agrobiodiversidade. Especialista em PANCs, é também comunicadora e empreendedora ecológica. Fundou em 2017 a Crioula – Curadoria Alimentar, que visa contribuir com soluções ecológicas em sistemas alimentares por meio de vivências e criação de conteúdo.

Número limitado: 25 pessoas

Inscrições gratuitas: até 1º de agosto. Formulário de inscrição disponível no link: https://bit.ly/2XhotHx

18h00, Cine Brasília

Lançamento dos dois volumes do livro “Frutos e Sementes do Cerrado”, de Marcelo Kuhlmann

Baseados na ideia de “conhecer para valorizar”, os livros “Frutos e Sementes do Cerrado” foram elaborados ao longo de mais de 10 anos de pesquisa pelo biólogo e doutor em Botânica Marcelo Kuhlmann. São guias de campo ricamente ilustrados para identificação de espécies da flora e da fauna nativas do bioma Cerrado. A obra aborda mais de 500 espécies de frutos do Cerrado e de animais frugívoros (que se alimentam de frutos, não causando prejuízo às sementes da planta), documentados em mais de três mil fotografias.

Domingo, 4 de agosto, 9h00, Jardim Botânico de Brasília

Percurso de reconhecimento de frutos e plantas do cerrado com Marcelo Kuhlmann*

MARCELO KUHLMANN – Biólogo e Doutor em Botânica pela Universidade de Brasília, há mais de 10 anos pesquisa interações ecológicas entre plantas e animais nativos, associadas à frugivoria e dispersão de sementes. Autor dos livros “Frutos e Sementes do Cerrado: espécies atrativas para a fauna”. Atua como consultor na Embrapa Cerrados, no Distrito Federal, na área de conservação e biodiversidade.

Número limitado: 30 pessoas

Atividade gratuita

Horário de chegada: 9h15

Local de encontro: Casa de Chá, ao lado do orquidário

Inscrições gratuitas: até 1º de agosto. Formulário de inscrição disponível no link: https://bit.ly/2XhotHx

 

ALMOÇO NO RESTAURANTE LEÃO DA SERRA

Espaço dedicado à cultura e às artes, com destaque para a gastronomia bem brasileira. Um restaurante rural cujo cardápio acolhe influências da cozinha indígena, portuguesa, africana. Drinks especiais e muita poesia.

Chef Lúcia Leão

Cardápio: Menu Amazônico

Drink de boas vindas: “Espumanauara”, coquetel de Lambrusco tinto com cupuaçu, remetendo ao encontro das águas;

Antepasto: Tacacá ou Rolinhos Da Rocha (folheado de pirarucu com catupiry e saladinha verde)

Entrada: Pirarucu de Casaca

Prato principal: Pato no Tucupi ou Peixe do Maestro (tambaqui assado com banana da terra frita, jambu, farofa de pimenta e caldo de tucupi)

Sobremesa: Peri e Ceci (doce de cupuaçu com castanha e requeijão do sertão)

Preço: R$ 90,00 (individual)

Limite de 30 pessoas

Reservas antecipadas: (61) 98520.1752

Endereço: Setor Habitacional Taquari, Quadra 5, conj. 1, lote 8T

SERVIÇO

Data: de 1º a 4 de agosto de 2019

Local: Cine Brasília e Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul

ENTRADA FRANCA

Informações: (61) 3443.8891