A artista urbana Camilla Siren celebra dez anos de história com “Siren Concreta”, livro que revela seus processos criativos e coloca a mulher como protagonista dos espaços que ocupa – e que vai ser lançado 5 de dezembro na livraria Paradeiro

Quem anda pelas ruas do Distrito Federal certamente já se deparou com murais de grafite em cores vivas, repletos de figuras femininas marcantes. Eles são obra de Camilla Santos, mais conhecida como Siren – um pseudônimo escolhido por ser rápido, dinâmico e representar o encantamento das sereias. Neste ano, ela celebra uma década de trajetória, enfrentando os desafios e as alegrias de ser uma mulher no universo da arte urbana. Direto da capital federal, a grafiteira conquista todo o país com seu trabalho, que, por meio das redes sociais e parcerias com grandes marcas, ultrapassa as fronteiras da cidade.

Após dez anos pintando por paredes, quiosques, muros, prédios ou criando ilustrações exclusivas para produtos de circulação nacional, a artista agora protagoniza um livro que coloca seus processos criativos e sua história artística em destaque: “Siren Concreta”. Lançado em versão bilíngue (português e inglês), com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC – DF), narrativa escrita por Patrícia Del Rey, fotos de Rayssa Coe e execução do ateliê editorial Pupila, a edição traz um rico panorama que documenta o trabalho da grafiteira de modo abrangente e discute, também, a presença feminina no cenário da arte urbana.

Com o texto poético e envolvente de Patrícia, que é atriz, poeta, escritora e uma das fundadoras de projetos impactantes no DF como o Coletivo Transverso e a Andaime Cia. de Teatro, a publicação é ilustrada por fotografias e arte digital que passeiam por diversos trabalhos e fases de Siren. Tudo isso costura um rico material que permite aos leitores conhecerem a fundo a construção da identidade visual de uma artista que imprime sua essência no que cria.

O delicado também é político

A produção da grafiteira é caracterizada pelo destaque à figura feminina não somente como musa, mas como protagonista dos espaços em que ocupa. Mulheres fortes e resilientes embelezam os muros pintados pela mão da sereia urbana, incentivando outras mulheres a desenharem novas realidades. “Por mais que eu não tenha uma personagem fixa como outros artistas da cidade, consigo sustentar uma identidade visual forte a partir da repetição de certos elementos”, explica Siren em depoimento para a publicação. Estrelas, flores e a forma específica como desenha mulheres são componentes recorrentes que definem seu estilo único.

Com uma marca própria, assumir a delicadeza em um meio comumente associado à brutalidade é, dessa forma, uma escolha intencional que visa contrastar com a crueza que o público costuma esperar da arte feita nas ruas. “Busco uma fluidez na minha obra, algo que vejo refletido também em outras mulheres grafiteiras. Há uma necessidade de falar sobre o que estamos vivendo, todos os avanços nas lutas feministas, o contexto político e social que nos cerca. Acredito que o delicado também é político”, explica a artista no livro.

A Pupila, ateliê editorial, é uma editora especializada em projetos editoriais de diversos temas, com ênfase nas artes gráficas. Sob a liderança da publicitária e especialista em gestão editorial, Vanessa Navarro, e da designer gráfica Janaina Coe, a Pupila oferece um serviço completo: da organização e normalização de textos à criação e desenvolvimento do projeto gráfico. Além de realizar a revisão e a diagramação, o ateliê acompanha todo o processo de impressão, transformando cada obra em uma publicação visualmente deslumbrante.

Desse modo, o ateliê é a editora responsável por tornar o projeto “Siren Concreta” um livro de referência para artistas e admiradores das artes visuais. “O projeto é lindo: um mapeamento com registro fotográfico dos murais de Siren no DF, utilizando também seu acervo pessoal de fotos como um guia de criação e ousadia feminina na arte urbana”, celebram Janaina e Vanessa.

Lançamento de “Siren Concreta”
5 de dezembro, quinta-feira
Livraria Paradeiro, à partir das 18h
CLN 309 Bloco D Loja 6
Com presença de Siren autografando as obras
No som: DJ Savana

Redes sociais
instagram.com/sirenconcreta
instagram.com/sirenarte
instagram.com/_pupi_la