A CAIXA Cultural Brasília abre sua Galeria Vitrine para a exposição ‘Êxodos’, do fotógrafo Sebastião Salgado, a partir de 30 de agosto.

A mostra traz uma coleção com 60 pôsteres, resultado de seis anos de viagens por 40 países, retratando pessoas que abandonaram sua terra natal contra a própria vontade.

O trabalho de Sebastião Salgado tem um teor social e por isso ele é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial.

“Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, diz o fotógrafo.

Em ‘Êxodos’, o artista mostra a humanidade em trânsito, provocando no visitante uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas dessas pessoas.

A coleção que compõem essa exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG).

A mostra foi dividida em cinco temas, as imagens retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo; a tragédia da África; o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina; e imagens das megalópoles asiáticas.

Sobre o artista:
Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Aimorés (MG). Formado em Economia, começou sua carreira de fotógrafo em Paris, em 1973. Trabalhou em agências como Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994, quando fundou a agência de fotografia Amazonas Images. Seus projetos fotográficos renderam inúmeras publicações na imprensa, livros e exposições apresentadas em museus no mundo inteiro.

O fotógrafo é embaixador de Boa Vontade da Unicef, membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos e é Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França. Além disso, em 2016, foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts de l’Institut de France.

Serviço:
Exposição: Êxodos – Sebastião Salgado
De 30/08 a 29/10 (de terça-feira a domingo, das 9h às 21h )
Local: Galeria Vitrine da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Entrada franca
Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449
Classificação livre.