O espetáculo “Saiba o seu lugar!” celebra os 40 anos de carreira de Chico Sant’Anna e os 10 anos da Cia Plágio, da qual o artista faz parte. Para as comemorações, o dramaturgo argentino Santiago Serrano escreveu, especialmente para o ator, o monólogo no qual um homem comum revela fatos de sua vida para a plateia.

E, ao revelar-se, toca em questões relevantes da sociedade brasileira, como preconceito racial, violência doméstica e exclusão social, dentre outras. Assim como o pobre Akaki, o humilde funcionário público de “O Capote”, de Gógol, que nos oferece uma imagem fiel da vida na Rússia czarista, o personagem de “Saiba o seu lugar!” constrói com sua narrativa um retrato da sociedade brasileira contemporânea, mostrando as cicatrizes ocultas e nos revelando que nada é exatamente como aparenta ser.

O ESPETÁCULO

“Saiba o seu lugar!” apresenta ao público o personagem Dinho dos Santos, um senhor com quase 70 anos de idade que se propõe a contar um pouco de sua vida. Dinho é como tantos outros milhões de senhores brasileiros de pele negra, nascido numa família pobre, criado nas periferias das cidades do interior do país.

Fruto de uma educação rígida, foi instruído a sempre se lembrar de “qual era o seu lugar”, segundo as palavras de sua mãe. Esse homem como tantos outros irá surpreender a plateia com uma vida intensa e rica, revelada com humor e, claro, também com emoção.

A frase que dá título ao espetáculo, até meados do século XX, era dita e repetida às populações negras sem melindres. Num país que mascara seu racismo sob uma decantada (e falsa) democracia racial, ela pode soar abusiva nos tempos de hoje, mas não precisamos ir longe para considera-la ainda bastante atual.

Brancos e negros vivem em países diferentes dentro do Brasil, após 358 anos de escravidão. A população negra segue sendo o grupo étnico mais pobre e com menor escolaridade do Brasil. O percentual de negros assassinados no País é 132% maior – a cada 100 mortes violentas, 71 vítimas têm a pele negra.

Essa exclusão sistemática leva a um quadro que implica, para a população negra, em menores salários, menos acesso ao sistema de saúde, ao mercado de trabalho, aos meios de comunicação, à ascensão social, à cultura, à educação. Todos estes dados servem de pano de fundo para que o espetáculo “Saiba o seu lugar!” revele a história de Dinho dos Santos.

Falar de perto sobre o ator Chico Sant’Anna não é uma novidade para o dramaturgo Santiago Serrano. O argentino já concebeu, especialmente para Chico e dois de seus companheiros de companhia – Sérgio Sartório e Vinícius Ferreira -, o texto do espetáculo “Noctiluzes”, encenado de 2014 a 2018, sob a direção de Sartório.

Do mesmo autor, Chico Sant’Anna também integrou o elenco da peça “Fronteiras”, levada ao palco em 2008, com direção de Guilherme Reis. Serrano é ainda autor de outro texto que a Cia. Plágio encenou em 2016, “A Autópsia de um Beija-Flor”, novamente dirigida por Sérgio Sartório.

Desta vez, entretanto, Chico Sant’Anna enfrentará o desafio de estar só em cena, emprestando seu corpo de ator para falar de algumas mazelas da espécie humana.

Serviço:
Saiba o seu lugar!
Dias 15, 16, 17, 22, 23 e 24/03, às 20h
Local: Espaço Cena (CLN 205 – bloco C)
Ingressos: R$20 e R$10 – à venda na bilheteria, a partir das 18h
Informações e reservas: (61) 3349.3937
Classificação 14 anos.