Dr. Múcio Porto

Dr. Múcio Porto

Para além do grande sofrimento provocado pelo câncer, as transformações sofridas pelo organismo afetam, e muito, a autoestima. Nesse sentido, o câncer de mama, é especialmente traumático para as mulheres. Em diagnósticos precoces, situação para a qual campanhas como o Outubro Rosa são feitas, a mastectomia (retirada parcial ou total das mamas) pode ser evitada. Mas em estágios avançados da doença, a cirurgia pode ser inevitável.
O cirurgião plástico Múcio Porto, que atua em Brasília há 24 anos, é um dos profissionais que realiza cirurgias de reconstrução mamária no Distrito Federal.  “Uma em cada oito brasileiras desenvolve o câncer de mama. E a prevenção é a melhor aliada no tratamento dessa doença que pode ser tão cruel. Os resultados das cirurgias são cada vez melhores, e estamos sempre em busca de aperfeiçoar a técnica”, relata Múcio Porto.
A reconstrução das mamas pode se dar logo após a retirada do tumor pelo mastologista. Mas há cirurgiões, como o dr Múcio Porto, que preferem esperar novos exames atestando a cura. “Em alguns, casos também há necessidade de radioterapia como complemento do tratamento, e esse processo pode afetar as próteses e tecidos recém-implantados, o que implicaria em submeter a paciente a mais cirurgias de correção”, pondera.
Ele explica que em lesões menores, circunscritas, a reconstrução pode ser feita apenas com prótese de silicone, e estão nesses casos os melhores resultados. “Mas no caso das lesões maiores, com a retirada total das mamas, costuma-se associar às próteses, enxertos de pele (retirada das costas da paciente) e preenchimento de gordura (retirada da barriga da paciente). O resultado tem suas limitações, mas os avanços são grandes e trabalhamos para devolver à mulher o aspecto o mais natural possível. São cirurgias que exigem muito de nós. Não estamos, simplesmente, deixando a mulher mais bonita. Estamos devolvendo a ela parte de seu corpo que lhe foi extirpado junto com o tumor”, afirma o médico.
O processo de reconstrução pode demandar até três cirurgias para aperfeiçoamento de mamilos e aréolas, por exemplo. “Na reconstrução da aréola, também há a possibilidade, da técnica de micropigmentação, método muito tranquilo e nada invasivo, com excelentes resultados”, revela.

SERVIÇO:
Clínica Múcio Porto
SHIS QL 12, conjunto 2, casa Lago Sul, Brasília – DF
(61) 3364 3006
Facebook: ClinicaMucioPorto
Instagram: clinicamucioporto