A caravana do Centro Cultural e Social Grito da Liberdade dá continuidade aos trabalhos de 2019, circulando entre agosto e setembro com a 9ª edição do projeto “Quilombo da liberdade, raízes”.

A caravana apresenta teatro, dança e oficina de capoeira por quatro regiões administrativas do Distrito Federal, em Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Recanto das Emas.

A montagem aborda aspectos da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O intuito é que, a partir do espetáculo, haja uma reflexão sobre a condição do negro na época da colonização e a de hoje, e o papel desse povo na formação da identidade brasileira.

Serão contempladas quatro escolas em cada região administrativas, totalizando 16 escolas e cerca de 15 mil alunos ao total do projeto. A caravana tem início no dia 5 de agosto, no Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia.

O espetáculo leva ao público mitos e ritos dos afrodescendentes numa mescla de capoeira regional e angola e das danças de puxada rede, dança do bastão e maculelê, em que os negros são protagonistas.

A peça é também uma reverência a mitologias africanas, explorando as técnicas de manipulação corporal, com uma linguagem artística de figurinos que resgatam a ancestralidade e coreografias que desafiam o limite do corpo humano, um encontro de corpo e alma.

As danças são embaladas ao som de berimbaus, agogôs, atabaques, pandeiros e reco-reco, e trazem histórias reais e fictícias transmitidas pela cultural oral de raiz africana numa surpreendente cena.

HISTÓRICO

Na primeira temporada, “Quilombo da liberdade, raízes” percorreu duas cidades do DF, Gama e Ceilândia, onde foi apresentado em nove escolas e assistido por mais de oito mil alunos espectadores do espetáculo que carrega Zumbi dos Palmares, Mestre Pastinha e Mestre Bimba entre outros heróis negros como personagens da história do Brasil. O projeto também já foi apresentado nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em suas 8 edições, o projeto já foi visto por mais de 40 mil pessoas.

O projeto tem como idealizador o Mestre Cobra, líder do grupo de capoeira Grito de Liberdade. “O objetivo, além de perpetuar a cultura africana e a formação cultural brasileira, é descentraliza a produção e apresentação de movimentos artísticos em Brasília, passando por diversos pontos do Distrito Federal”, diz o capoeirista em defesa de suas tradições.

Locais de Apresentações

Dia 05/08 Ceilândia, às 10h e às 14 h
Centro de Ensino Fundamental 02 de Ceilândia
Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia
Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia
Centro de Ensino Médio 12 de Ceilândia

Dia 07/08 Taguatinga, às 10h e às 14 h
Centro Educacional 02 de Taguatinga
Centro de Ensino Fundamental 03 de Taguatinga
Centro de Ensino Fundamental 14 de Taguatinga
Centro de Ensino Fundamental 15 de Taguatinga
Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga

Dia 09/08 Samambaia, às 10h e às 14 h
Centro de Ensino Fundamental 101
Centro de Ensino Fundamental 113
Centro de Ensino Fundamental 405
Centro de Ensino Fundamental 801
Centro de Ensino Fundamental 802

Dia 16/08 Recanto das Emas às 10h e às 14 h
Centro de Ensino 619 de Samambaia
Escola Classe 303 de Samambaia
Escola Classe 831 de Samambaia
Escola Classe 121 de Samambaia