pequeno_cineasta-1As férias chegaram e para quer for ficar na cidade teremos ótimas opções de eventos para a garotada se divertir.  Um deles será o Festival Internacional Pequeno Cineasta Itinerante que será promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil Brasíliade 4 a 19 de janeiro . Após estrear novo formato em São Paulo, o projeto chega a Capital reunindo em sua programação os filmes vencedores das seis edições do Festival Internacional Pequeno Cineasta – FIPC realizadas no Rio de Janeiro.

O festival contará  mostras crianças e jovens e oficinas. Na Mostra Oficina Pequeno Cineasta serão exibidos 11 filmes, selecionados entre os mais de 50 filmes realizados em oficinas anteriores de 2010 a 2016. A Mostra Criança é dedicada à produção de jovens cineastas entre 8 e 13 anos de idade e é dividida em dois polos: a Mostra Internacional Criança e a Mostra Nacional Criança.

A Mostra Internacional Criança traz a público 9 curtas-metragens premiados de todos os gêneros, realizados por crianças da Itália, Argentina, Portugal, Grécia, Suécia, Espanha e Canadá. A produção brasileira é contemplada na Mostra Nacional Criança, que reúne 10 filmes produzidos por crianças de diferentes estados.

Já a Mostra Jovem,  reunirá curtas-metragens feitos por jovens na faixa dos 14 aos 17 anos de idade. Na Mostra Internacional Jovem, são exibidos 8 filmes de  diferentes países como Itália, Reino Unido, Burundi e Dinamarca. E a Mostra Nacional Jovem  exibirá 11 curtas de jovens brasileiros de diferentes estados, com destaque para Quarto Branco (Rio de Janeiro, 2015). O curta do jovem cineasta carioca João Lucas Pedrosa, que além de ter levado o prêmio de melhor filme na 5a edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta, também conquistou espaço em festivais Internacionais da Itália e Dinamarca. Outro destaque é o documentário Pobre, Preta e Marginalizada (Osasco, SP, 2016), que trata de forma direta a trágica história verídica da morte de uma jovem negra de periferia de São Paulo.

A Oficina Pequeno Cineasta materializa  a ideia do que uma criança é capaz de fazer com uma câmera na mão. Em Brasília, a Oficina Pequeno Cineasta será realizada na Galeria 4 do CCBB, de 11 a 16 de janeiro, das 9 às 13 horas e é exclusiva para filhos de clientes Banco do Brasil. São seis encontros de quatro horas de duração cada, em que os participantes aprendem as etapas do processo de filmagem: criação do roteiro, operação de câmera, luz, arte, direção, produção, som e montagem. Ao final do curso os alunos realizam um filme de curta-metragem em formato digital que será exibido no dia 19 de janeiro às 19h, em uma sessão especial que também exibe o making of do processo de realização do filme pelos alunos. A oficina é limitada a 10 vagas voltadas para crianças e jovens entre 12 e 17 ano. O critério de seleção é a ordem de inscrição e comprovação do responsável ter conta no Banco do Brasil. As inscrições podem ser solicitadas a partir do dia 2 de janeiro de 2017 pelo e-mail inscricoes@pequenocineastafest.com.br até se esgotar o número de vagas.

A Oficina Claquete, por sua vez, acontece de 4 a 9 de janeiro, das 10h30 às 13h, na Galeria 4 do CCBB, e tem inscrições realizadas mediante retirada de senha uma hora antes na bilheteria do local. Nas duas horas e meia de duração de cada oficina, os participantes conhecem os conceitos básicos da linguagem cinematográfica por meio da realização de uma cena. São oferecidas 10 vagas por dia, incluindo 04 clientes do Banco do Brasil. A oficina é voltada para crianças e jovens entre 12 e 17 anos.

Serviço
Festival Internacional Pequeno CineastaItinerante

Oficina Pequeno Cineasta: 11 a 19 de janeiro– exclusiva para filhos de clientes BB
Oficina Claquete: 04 a 09 de janeiro
Mostra de Filmes: 04 a 18de janeiro
(agenda disponível em www.pequenocineasta.com.br)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília SCES, Trecho 02, lote 22
Tel.: (61) 3108-7600
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre