O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) organiza o seminário online Encontros CCBB Sobre Acessibilidade Digital – uma série de debates e oficinas técnicas que abordarão conceitos, dados de mercado, dicas e melhores práticas para quem deseja produzir conteúdos culturais digitais mais inclusivos para todas as pessoas.
Durante o evento, também será divulgado o Estudo CCBB sobre Acesso a Arte e Cultura por Pessoas com Deficiência.
Toda a programação será transmitida ao vivo, simultaneamente, nas redes sociais dos CCBBs Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, entre 20 de maio e 14 de junho.
PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTROS CCBB SOBRE ACESSIBILIDADE DIGITAL
20 de maio, das 16h às 17h30
Painel de abertura: Acessibilidade Digital nas artes visuais: por que você deve se preocupar com isso?
Debate de abertura com Simone Freire, idealizadora do Movimento Web Para Todos, Eric Klug, presidente da Japan House SP e Beto Pereira, presidente da ONCB – Organização de Cegos do Brasil.
24 de maio, das 16h às 17h30
Oficina de Programação Acessível
Com o desenvolvedor e especialista em acessibilidade Reinaldo Ferraz e Leonardo Gleison, técnico em tecnologia assistiva da Laramara. A oficina abordará conceitos, critérios de sucesso (WCAG) com foco em desenvolvimento, melhores práticas (estrutura de páginas, navegação, responsividade, animações, WAI-ARIA, comportamento de mídias e formulários, testes, entre outros tópicos). Serão apresentados exemplos de aplicações de acessibilidade em páginas, guias e ferramentas para ajudar equipes de desenvolvimento a criarem aplicações acessíveis e, depois, validarem o trabalho.
26 de maio, das 16h às 17h30
Oficina de Design Acessível
Com Odilon Gonçalves, gerente de tecnologia e inovação do Museu da Pessoa e Diniz Cândido, especialista em acessibilidade digital e criador do canal Mundo Cegal, no YouTube. Serão apresentados conceitos, critérios de sucesso (WCAG) com foco em design e UX, melhores práticas (carrossel acessível, paleta de cores, tipologia, contraste, hierarquia da informação, links de atalho etc.), exemplos de aplicações de acessibilidade em páginas e outras peças, guias e ferramentas para auxiliar designers durante o desenvolvimento de aplicações web e validação.
28 de maio, das 16h às 17h30
Oficina de Produção de Conteúdo Digital Acessível
Com Simone Freire, idealizadora do Movimento Web Para Todos, e Isa Meirelles, criadora de conteúdo e uma das líderes da Deficiência Tech, comunidade de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de tecnologia no Brasil. Os tópicos a serem abordados incluem conceitos de acessibilidade digital, linguagem inclusiva, acessível e neutra, descrição de imagens e texto alternativo, melhores práticas para sites culturais e redes sociais (como estruturar conteúdo, vídeos e podcasts acessíveis etc.), exemplos de aplicação de acessibilidades em páginas, materiais de referência e apoio para auxiliar no planejamento e execução de conteúdos audiovisuais.
1º de junho, das 16h às 17h30
Debate: Desejos para a Construção de uma sociedade digital culturalmente inclusiva
Mediado por Alexandre Ohkawa, arquiteto, consultor e gestor cultural, presidente da Associação de Surdos do Estado de São Paulo Vem Sonhar e gerente de comunidade na Hand Talk. Pessoas com diferentes tipos de deficiência falam de sua realidade e seus desejos para a construção de uma sociedade digital culturalmente inclusiva. Participam Marcos Lima, jornalista e criador do canal Histórias de Cego, no YouTube, Leandrinha Du Art, escritora e influenciadora digital com foco nas causas LGBTQIA+ e PCD, e Paula Pfeifer, cientista social, escritora e líder da maior comunidade online de usuários de tecnologias auditivas da América Latina.
14 de junho, das 16h às 17h30
Painel: Acesso a arte e cultura por pessoas com deficiência
Com Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, e Viviane Sarraf, especialista em museologia e acessibilidade cultural, fundadora da Museus Acessíveis e criadora da RINAM – Rede de Informação de Acessibilidade em Museus. Participa também Fernando Campos, jornalista que mantém o canal Na Visão do Cego, no YouTube.
Inscrições em www.encontrosccbb.com.br