A Universidade Federal do Ceará aprovou na sexta-feira (03), o primeiro Mestrado Acadêmico em Gastronomia do Brasil. O curso contará com duas linhas de pesquisa específicas: “Gastronomia Social e Sustentabilidade” e “Tecnologia e Inovação Gastronômica”.
Segundo o professor Paulo Henrique, a Linha 1 de pesquisa vai abrigar projetos que explorem a gastronomia no contexto social e cultural, com vistas ao empreendedorismo e à interlocução com políticas públicas. Já a Linha 2, será direcionada a projetos relacionados ao conhecimento técnico-científico, a matérias-primas e ao desenvolvimento de métodos e técnicas de preparo culinário, bem como aos aspectos nutricionais, químicos, funcionais, sensoriais e culturais dos alimentos.
O corpo docente será formado por 13 professores permanentes e 3 colaboradores, com formações em áreas diversificadas (Agronomia, Economia Doméstica, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Estatística, Nutrição, Pedagogia, Química), o que garante o caráter interdisciplinar da proposta, que teve importante apoio da coordenação do Curso de Gastronomia da UFC – avaliado recentemente com nota máxima pelo MEC. A conquista histórica trará, além de recursos para a pesquisa, uma rica produção acadêmica na área para o Estado do Ceará e para o Brasil.