O Cena Contemporânea-Festival Internacional de Teatro de Brasília traz uma programação musical paralela aos espetáculos, em concertos gratuitos na Praça do Museu da República, no ‘Ponto de Encontro’.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 21 (sexta-feira) das 22h às 03h

Às 22h – Muntchako (DF)
Palco Caixa Seguradora
Três músicos de caminhos e formação distintos se confrontam e se aproximam no palco, em um baile coreografado com sons dançantes e enérgicos. Formado por Macaxeira Acioli (percussão e samplers), Rodrigo Barata (bateria e samplers) e Samuel Mota (guitarra, synths e programações), o trio Muntchako é extrato de referências múltiplas, que vão desde as bandas com as quais os músicos já tocaram – Jah Live, GOG, Sistema Criolina, Cabruêra, entre outras – aos sons do mundo. O grupo incorpora influências do batidão, ska, tango, funk carioca e afrobeat ao repertório do show, numa grande celebração à diversidade musical.

Às 23h – Dê um Rolê (Curumin, Márcia Castro e Anelis Assumpção) (SP)

Palco Caixa Seguradora
Três nomes de destaque da nova música brasileira se reúnem no projeto ‘Dê um Rolê’ para saudar um dos mais importantes coletivos musicais de nossa história: os Novos Baianos. Anelis Assumpção, Curumin e Marcia Castro apresentam o repertório imortalizado por Paulinho Boca de Cantor, Baby do Brasil, Moraes Moreira, Luiz Galvão, Pepeu Gomes e demais integrantes do grupo baiano. Acompanhados por Saulo Duarte (guitarra), Webster Santos (violão, bandolim e guitarra), Klaus Sena (baixo) e Michelle Abu (percussão), Anelis, Curumin e Marcia se apresentam em solos, duos e trios que dão voz a canções como “Mistério do Planeta”, “Preta Pretinha”, “Besta é Tu” e “Acabou Chorare”, passando também por faixas mais experimentais, como “Barra Lúcifer” e “Colégio de Aplicação”.

de-um-role

Às 00h30 – Akhmeteli Band (Geórgia)
Palco Caixa Seguradora
Formado por Andria Gvelesiani (voz e violão), Giorgi Tskhadadze (voz e pandhuri), Sophia Sebiskveradze (voz e pandeirola meia-lua) e Gigi Migriauli (voz e cajon), o quarteto apresenta um panorama da música da Geórgia, misturando as influências da música tradicional do país às levadas contemporâneas e ao rock. A banda foi concebida a partir da montagem do espetáculo 2+2=2, também em cartaz no Cena Contemporânea.

Às 01h20 – Coletivo Perde a Linha de DJs (DF)
Palco Caixa Seguradora
O coletivo Perde a Linha de DJs é a maior representação da bass music em Brasília. No set preparado para o Cena Contemporânea, os DJs misturam a bass, sonoridade habitual do Perde a Linha, ao ragga e ao dancehall.

Dia 22 (sábado), das 22h às 03h
Às 22h – Paradiso (DF)
Palco Caixa Seguradora
Formada por André Noblat (voz), Dillo D’Araújo (guitarra), Thiago Cunha (bateria), Fernando Jatobá (guitarra) e Diego Marx (baixo), a banda Paradiso se juntou em 2012, para criar este projeto paralelo a seus trabalhos originais. Com influências do rock, o grupo tem a proposta de solidificar a cena da música autoral brasiliense, sob influência de Mutantes, Secos e Molhados, Coldplay e Radiohead.

Às 23h – DJ Emídio (DF)
Palco Caixa Seguradora
Caribe e Amazônia são focos estabelecidos pelo DJ Emídio para a noite de festa no Cena Contemporânea. Os sons da guitarrada, cumbia, carimbó, calipso e outros estilos tradicionais e contemporâneos da América Latina compõem o repertório.

Às 23h30 – Emília Monteiro (AP/DF) + Félix Robatto (PA)
Palco Caixa Seguradora
Uma noite de sons do Norte, com a apresentação de Emília Monteiro e Félix Robatto. Emília é amapaense radicada em Brasília. Com o repertório do disco “Cheia de Graça”, lançado em 2013, a cantora se firmou como representante máxima da cultura do norte do Brasil na capital. Félix Robatto é um dos maiores ícones da música de Belém do Pará. Nome forte das guitarradas paraenses, Robatto lança em Brasília seu primeiro disco-solo, “Equatorial, úmido e quente”, depois de ter passado pela cidade em turnê ao lado da cantora Gaby Amarantos. Juntos, os dois rendem uma homenagem à cultura nortista e aos sons do carimbó, guitarrada, cumbia, cadance lypso, surf music, merengue, lambada, zouk love, lundu, marabaixo, batuque e tecnobrega.

15/09/2012. Crédito: Thiago Sabino/Divulgação. Emilia Monteiro.

Foto: Thiago Sabino

Dia 23 (domingo), das 16h às 23h
Às 17h30 – Nagô – Urukombi (DF)
Palco Caixa Seguradora
Com influência na música negra, Nagô busca conhecer sons de todo canto do mundo. Quase sempre tocando com vinil, Nagô é o criador da Urukombi, uma kombi retrô pintada na cor de urucum, equipada com palco, som e equipamento para DJ. Na Urukombi, o DJ agita o cenário alternativo da capital, seja em festas de rua ou eventos fechados.

Às 19h – Vavá Afiouni (DF)
Palco Caixa Seguradora
No sétimo disco de carreira, “Jet Sambas”, o compositor, baixista, violonista e cantor Vavá Afiouni apresenta um lado mais lírico de suas composições e estreia o contrabaixo acústico em gravações e apresentações. Conhecido pelo trabalho de baixista nas bandas Passo Largo, Xalé Verde, A Tuba Antiatômica do Planalto e nos discos autorais, em que é acompanhado pelo Toró de Palpite, Afiouni firma sua antiga parceria com o vocalista e percussionista George Lacerda, que canta em algumas faixas no novo show. Na apresentação, além de George, Vavá será acompanhado por Macaxeira Acioli (percussão e voz), Marcus Moraes (guitarra), João Ferreira (violão), Ana Reis (voz) e Thiago Cunha (bateria).

Às 20h – NU – Ligiana Costa e Edson Secco (SP/DF)
Palco Caixa Seguradora
Duo formado em São Paulo pela cantora e compositora brasiliense Ligiana Costa e pelo compositor e produtor musical Edson Secco, NU (Naked Universe) tem a música eletrônica e experimental como base. A linguagem do canto e dos mais diversos instrumentos, as imagens do cinema e a poesia lírica são pano de fundo para um repertório tido como “cósmico”, de arranjos concretistas e pegada contemporânea. NU é a expressão de mil e uma partituras. Edson Secco é conhecido pelo trabalho de som para cinema, com o qual já ganhou diversos prêmios em festivais. Ligiana Costa tem dois discos gravados e é um dos nomes de destaque da nova música brasileira.

Às 21h – Céu (SP)
Palco Caixa Seguradora
A cantora paulista Céu promete rememorar os grandes sucessos de carreira, que a projetaram como importante nome da música brasileira no exterior. O repertório é calcado no último trabalho “Céu – Ao Vivo”, lançado em CD e DVD no final de 2014, em comemoração aos dez anos de estrada. “Malemolência”, “Mil e uma noites de amor”, “Lenda”, “Cangote”, “10 contados” e “Concrete Jungle” estão entre as canções do repertório. Com carreira iniciada em 2002, a cantora traz influências da música brasileira e do hip hop, afrobeat e jazz em seu trabalho, que já acumula três discos de sucesso: “Vagarosa” e “Caravana Sereia Bloom”. No show em Brasília, a cantora será acompanhada por Dustan Gallás (guitarra e teclado), Lucas Martins (baixo), Bruno Buarque (bateria e MPC) e o DJ Marco.

ceu-bob-marley

Serviço:
Ponto de Encontro-Cena Contemporânea
De 21 a 30/08 (sexta, sábado e domingo)
Local: Praça do Museu da República-Esplanada dos Ministérios
Entrada Franca.
Classificação 18 anos.