Após sucesso de crítica e público, Vianinha Conta o Último Combate do Homem Comum promove última apresentação na Caixa Cultural Brasília neste domingo (6). A direção é de Aderbal Freire-Filho.
A peça data, originalmente, de 1970 foi escrita pelo exímio dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho – que ficou mais conhecido comoVianinha – e recebeu do autor versões levemente diferentes sob os títulos Nossa Vida em Família e Em Família. É este último texto que ganhou nova montagem e novo título do diretor cearense Aderbal Freire-Filho: Vianinha Conta o Último Combate do Homem Comum.
O texto destaca, como diz o diretor, “a grandeza desse personagem tão caro à dramaturgia da sua geração: o lutador anônimo, o homem comum”. No novo título uma franca homenagem às lendárias montagens do Teatro de Arena (como Arena conta Zumbi e Arena conta Tiradentes). Após uma série de premiações e de rodar o Brasil, Vianinha conta o último combate do homem comum chega à capital federal. A peça estará em cartaz nos dias 27, 28 e 29 de abril e nos dias 4, 5 e 6 de maio, respetivamente às sextas e sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h, na Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul QD 04). Ingressos: R$ 10 (meia-entrada).
O humor ácido de Vianinha se faz presente neste espetáculo, que conta o último combate do homem comum, um pouco de cada um de nós. Depois de uma vida inteira de trabalho, de um casamento de longa data e com cinco filhos criados, o personagem Souza (Rogério Freitas) se vê mediante um conflito: ele não tem mais onde morar. Sem autonomia, é obrigado a se separar de sua companheira de toda a vida por decisão dos filhos. Vianinha apresenta um panorama triste e ainda tão atual sobre o quadro do idoso no Brasil. Apesar de ser um drama, o espetáculo traz um humor que imprime uma dimensão humana aos seus personagens. Já fiquei curiosa e vocês?
Vianinha Conta o Último Combate do Homem Comum;
Quando: 6 de maio, às 19h;
Onde: Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul QD 04);
Ingressos: R$ 10 (meia-entrada);
Não recomendado para menores de 14 anos.