O objetivo é trazer a economia circular de forma mais ativa para o universo da marca, por meio do repasse de peças que serão vendidas on-line, com possibilidade de descontos, cashback e doação para ONGs

Você sabia que uma pessoa só usa cerca de 30% do que possui em seu guarda-roupa? Pensando nisso, Havaianas avança mais um passo da sua agenda de economia circular: a parceria com o Repassa, startup de moda consciente e maior brechó online do Brasil, que incentiva o público a comprar peças de segunda mão.

A novidade impulsiona a entrada de Havaianas no mercado de segunda mão, iniciando conversas sobre a importância do upcycling e o impacto do consumo de moda. Para isso, se conecta a um parceiro que é referência no mercado, possibilitando o fortalecimento e compromisso de uma marca que carrega sustentabilidade em seu DNA e, por meio de novas iniciativas e parcerias, busca fortalecer a moda sustentável.

Esta iniciativa faz parte do compromisso de sustentabilidade de Havaianas, que conta com parcerias em prol da preservação do meio ambiente, há mais de 12 anos, com lançamentos de linhas que usam materiais mais sustentáveis, como tecidos gerados através da reciclagem de garrafas PET, e com um programa global de logística reversa, que apoia o descarte correto e reciclagem das sandálias de borracha.

“Havaianas sempre se preocupou com o meio ambiente, tanto com as parcerias que fizemos ao longo dos anos, como através das doações que realizamos em prol da preservação ambiental. Ao adquirir uma peça de segunda mão, o impacto ambiental de sua produção é reduzido em 82%. O nosso objetivo com o Repassa é mostrar ao público que é possível pensar em novos ciclos para as peças que estão paradas em nosso guarda-roupa e que essas peças podem não só vestir, mas também ajudar milhares de pessoas. Encontrar soluções para colocar em prática a economia circular é uma prioridade nossa. Precisamos cuidar do nosso planeta e de quem vive nele!”, afirma Fernanda Romano, CMO de Alpargatas.

Como funciona:
Nas lojas próprias de Havaianas, os consumidores poderão retirar gratuitamente a “Sacola do Bem” co-branded e levá-la para casa, para selecionar quais itens serão repassados. A ideia é incentivar a circulação de roupas e acessórios usados no site do Repassa – que será responsável pela curadoria, fotografia, cadastro e toda logística de envio – para que outras pessoas possam comprar.
Assim que as sacolas chegarem ao Repassa, os clientes ganharão 15% de desconto na Digital Flagship Store de Havaianas. Com valor gerado pelas vendas intermediadas no site do Repassa, os clientes poderão utilizar seu Saldo Repassa de três formas: (1) compras no e-commerce do Repassa com 10% de desconto; (2) doações parcial ou integral para uma das ONGs apoiadas pelo Repassa e; (3) saque para conta corrente escolhida.

Os usuários que realizam as vendas e compras através do site também poderão colaborar com instituições parceiras como o GRAACC, a Fundação Abrinq e o Grupo de Incentivo à Vida (GIV), realizando doações ou comprando as peças diretamente nas vitrines das ONGs. Só no último ano de atuação no mercado de segunda mão, o Repassa colaborou para a economia de 525 milhões de litros de água e evitou que 97,2 toneladas de roupas fossem parar em aterros sanitários.

A retirada das Sacolas do Bem poderá ser feita pelos clientes, em São Paulo, nas lojas Havaianas Concept Oscar Freire, Havaianas Iguatemi, Loja +Havaianas e Havaianas Morumbi Shopping, e, no Rio de Janeiro, nas lojas Havaianas Shopping Leblon e Havaianas Concept.

Confira o site para mais informações: https://havaianas.com.br/repassa.html

Sobre o Repassa
Criado pelo empresário Tadeu Almeida, o Repassa é uma startup de moda consciente e maior brechó on-line do Brasil. Fundada em 2015, a empresa já economizou mais de 553 milhões de litros de água, evitou que 2,4 toneladas de CO2 fossem emitidas e reduziu 13 milhões de kW/h de energia. Desde o início da operação, em 2015, a marca já recebeu mais de R$ 10 milhões de aportes provenientes de fundos de venture capital e investidores-anjos.

Com o objetivo de incentivar os clientes a darem uma nova utilidade às peças de roupas que estão sem uso nos guarda-roupas, a empresa conta com a iniciativa “Parceiros do Bem”, que consiste em ampliar o ciclo de vida de roupas, transformando-as em crédito para compra de diversos produtos das marcas que integram o projeto. Para isso, o Repassa distribuiu em algumas unidades dos parceiros suas “Sacolas do Bem’, que são as embalagens para envio das roupas gentilmente usadas, que saem da casa de seus ex- donos até a sede do brechó, em São Paulo. A sacola mede 50 cm x 60 cm (60 litros, em média) e tem capacidade para armazenar cerca de 35 peças de roupas de adulto.

https://www.repassa.com.br