IMG_0488Após cinco anos de hibernacão, o projeto Jam Jazz + Funk voltará a animar as noites de quinta do Calaf! Liderado pelo baixista e diretor musical Oswaldo Amorim, o projeto aconteceu durante três anos e meio consecutivos no Bar do Calaf (de maio de 2005 a dezembro de 2008), quinzenalmente, às quintas-feiras.

Nesta nova edição, a partir de 26 de junho, o projeto estreia com o nome Oswaldo Amorim & Jam e será realizado todas as quintas-feiras, às 21h. Trata-se de um show para quem aprecia o jazz e a soul music, bem como, um programa convidativo para quem gosta de dançar.

JAM [jazz+funk] é o casamento da energia e simplicidade do funk com a sofisticação das harmonias e melodias do jazz. “O que move a JAM é a vontade de trazer a linguagem do jazz ao público de uma maneira diferente: música de qualidade para ser dançada e num clima bem descontraído”, explica Oswaldo Amorim. No repertório: Herbie Hancock, James Brown, John Coltrane, Stevie Wonder, Banda Black Rio, Jaco Pastorius, Tower of Power, e outras boas surpresas.

O grupo será composto por: Oswaldo Amorim no vocal, baixo e direção musical, Renato Glória na bateria, Rodrigo Bezerra na guitarra, Marcos Santos no trompete e Daniel Baker no teclado, contará ainda com as participações especiais de Patrícia Rezende, Tito Marcelo e Zizi Villa Lobos nos vocais.

O formato da festa segue os moldes da anterior. Na primeira parte do show, os integrantes do grupo tocam para o público apreciar e dançar. Na segunda, a JAM torna-se um ponto de encontro e um palco aberto para músicos da cidade e outros que estão de passagem.

Em todas as edições do projeto, realizadas no Bar do Calaf (http://jazz-funk.blogspot.com/), as ‘canjas’ (participações de músicos da plateia que sobem ao palco para fazer parte da banda) sempre aconteceram nos mais diversos formatos”, recorda-se Oswaldo.

Instrumentos de sopro como sax, trompete, flauta e trombone estavam sempre presentes ”acompanhados de seus donos’, bem como cantores(as), guitarristas, baixistas, bateristas e tecladistas, que sempre disputavam espaço para participar dessa celebração musical que reunia – e promete continuar reunindo – os melhores músicos da cidade.

Oswaldo Amorim

Nascido no Rio de Janeiro, mora em Brasília há vários anos. É professor efetivo da Escola de Música de Brasília (EMB), graduado em Música pela Universidade de Brasília (UNB) e possui Mestrado em Jazz Performance nos Estados Unidos, na Manhattan School of Music, na qual se formou em maio de 2001, sob a orientação do baixista Jeff Andrews.

Antes, em janeiro de 1998, premiado com uma bolsa de estudos pelo Ministério da Educação (CAPES), mudou-se para Nova York para estudar na Bass Collective, sob a orientação de um dos mais importantes nomes do contrabaixo mundial, John Patitucci. Lá, concluiu o curso de Especialização em Contrabaixo – One Year Certificate Program.

Durante os quase cinco anos em que morou em Nova York, teve uma atuação musical intensa e diversificada, apresentando-se em lugares consagrados como: Blue Note, Birdland, Cleopatras Needle, Decade, Kniting Factory, 55 Bar, Le Bar Bat, SOB’s, Village Underground, The Cutting Room, Zinc Bar, The Cupping Room, Europa Club, The Elbow Room, CBGB’s, The Easy Bar, etc.

Músico profissional desde 1990, já se apresentou em várias cidades no Brasil e no exterior (Argentina, Cuba, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Portugal, Rússia e Ucrânia), gravou e tocou ao lado de: Hermeto Paschoal, Raul de Souza, Marcio Montarroyos, Ricardo Silveira, Mauricio Einhorn, Léo Gandelman, Toninho Ferragutti, Sérgio Sampaio, Garry Dial, Vinícius Cantuária, Andrei Kondakov, Leandro Braga, Nivaldo Ornelas, Raul Mascarenhas, Marcos Ariel, Victor Biglione, Danilo Caymmi, Renato Vasconcellos, Gary Keller, Bocato, Oswaldinho do Acordeon, Etienne Stadwijk, Jovino Santos Neto, Dave Pietro, Manasses, Conrado Paulino, Jeff Gardner, Daniela Spielman, Mike Tucker, Vitor Santos, e muitos outros.

Outro Calaf

(SBS Qd. 02, Bl. Q, Lj. 05/06, Ed. João Carlos Saad; (61) 3322-9581)

Oswaldo Amorim e Jam

Data: 26 de junho

Horário: 21h

Ingresso (valor de meia entrada): R$ 25,00 (feminino) e R$ 30,00 (masculino)

Classificação Indicativa: 18 anos