Espetáculo irá abordarvida, obra e influência de Tarsila do Amaral na cultura, e fica em cartaz de 25/01/2024 a 26/05/2024 em São Paulo, no Teatro Santander, localizado dentro do Complexo JK Iguatemi
Foto: Paschoal Rodrigues
Foram dois anos intensos na vida pessoal de Claudia Raia com o nascimento de seu filho Luca, mas a vida profissional começa a dar grandes sinais de retomada. Isso porque ela finalmente volta aos palcos a partir de 25 de janeiro de 2024 para a estreia de um dos projetos mais importantes de sua carreira. A atriz protagoniza e produz Tarsila, a Brasileira, musical que retrata a vida de Tarsila do Amaral, que com sua paleta de cores e inovação, mostrou a verdadeira face do Brasil, traduzindo a complexidade e a riqueza da cultura nacional para o mundo todo. A montagem, com texto e letras de Anna Toledo e José Possi Neto, que também assina a encenação e direção de arte, e direção musical de Guilherme Terra, traz ainda Jarbas Homem de Mello, dando vida a Oswald de Andrade. O espetáculo fica em cartaz no Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi, em São Paulo, somente até 26 de maio de 2024.
“Arte e cultura são fundamentais porque carregam nossa história, contam mais sobre nós, sobre nossa identidade coletiva”, diz Claudia Raia. “Tarsila do Amaral é a cara do Brasil. Com sua obra, ela mostra nosso potencial de criação, renovação e como é importante olhar o que veio antes, nem que seja para se alimentar daquilo e mostrar algo novo”.
Num verdadeiro passeio pelo início dos anos 1900, o público terá contato com ícones, como Anita Malfatti (Keila Bueno), Mário de Andrade (Dennis Pinheiro) e Menotti del Picchia (Ivan Parente), que, com Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, formaram o quinteto de modernistas que mudaram a história da arte brasileira.
Sinopse
A história começa com a chegada de Tarsila a São Paulo, em 1922, vinda da Escola de Artes de Paris, e seu encontro com os modernistas, que daria origem ao famoso Grupo dos Cinco (Tarsila, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia) e seria o início de um tórrido romance entre ela e Oswald. A ação então passa pela efervescência e excessos dos modernistas, a vida entre São Paulo e Paris, o atribulado e concorrido atelier de Tarsila em Paris, frequentado pela nata artística da época (Pablo Picasso, Igor Stravinsky, Eric Satie, Jean Cocteau, entre outros), o “redescobrimento do Brasil” e as revoluções estéticas que culminaram no movimento Antropofágico e na criaçãodo Abaporu, ponto máximo da colaboração artística entre Tarsila e Oswald.
A segunda parte da história começa justamente com a Crise de 1929, quando Tarsila perde toda a sua fortuna e descobre a traição de Oswald com Pagu, jovem protegida do casal. Separada de Oswald e destituída de suas fazendas, Tarsila viaja para Moscou e dá início a sua fase de pinturas “sociais”, retratando os trabalhadores brasileiros. Tarsila é presa pela polícia de Getúlio Vargas, suspeita por atividades “revolucionárias” pelo simples fato de ter ido à Rússia. Acolhida e amparada pelos amigos, Tarsila então conhece seu último amor, o jornalista carioca Luis Martins, 24 anos mais jovem do que ela, com quem viveria por dezoito anos.
Após a morte da sua filha e sua neta, da separação de Luís, e da morte de Mário, Anita e Oswald, Tarsila reflete sobre suas perdas e encontra consolo na espiritualidade – mais especificamente, na doutrina espírita de Chico Xavier. Numa epifania, Tarsila revela sua visão e renova a sua convicção na Arte como possibilidade de transcendência e de encontro com as pessoas que amou e as pessoas que compartilharam do mesmo sonho, que se funde com a Retrospectiva da Semana de Arte Moderna, cem anos depois, numa grande consagração da Cultura brasileira.
Serviço:
Tarsila, a Brasilieira
A partir de 25 de janeiro até 26 de maio (conferir no site todas as datas disponíveis)
Horários: Quintas-feiras, às 20h;
Sextas-feiras, às 20h; Sábados, às 16h e 20h; Domingos,às 16h e 20h
Duração: 2h30min, com intervalo
Local: Teatro Santander
Endereço: Shopping JK Iguatemi- Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Classificação etária: Livre, menoresde 12 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
QUINTAS, ÀS 20H:
BALCÃO B: R$ 25,00 meia entrada e R$ 50,00 inteira
FRISA BALCÃO:R$ 25,00 meia entrada e R$ 50,00inteira
BALCÃO A: R$62,50 meia entradae R$ 125,00 inteira
FRISA PLATEIA SUPERIOR:R$ 110,00 meia entrada e R$ 220,00inteira
PLATEIA SUPERIOR: R$ 110,00 meia entradae R$ 220,00 inteira
VIP: R$ 160,00 meia entrada e R$ 280,00 inteira
FERIADOS, TODOS HORÁRIOS | SEXTAS, ÀS 20H,| SÁBADOSE DOMINGOS, ÀS 16H E ÀS 20H:
BALCÃO B: R$ 25,00 meia entrada e R$50,00 inteira
FRISA BALCÃO:R$ 25,00 meia entrada e R$ 50,00inteira
BALCÃO A: R$75,00 meia entradae R$ 150,00 inteira
FRISA PLATEIA SUPERIOR:R$ 125,00 meia entrada e R$ 250,00inteira
PLATEIA SUPERIOR: R$ 125,00 meia entradae R$ 250,00 inteira
VIP: R$ 150,00 meia entrada e R$ 300,00 inteira
*Clientes Santander têm 30% de desconto nos ingressos inteiros,limitados a 2 por CPF. INGRESSOS
Internet (com taxa de conveniência): Sympla
Bilheteria física (sem taxa de conveniência)
Teatro Santander
Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 18h00. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia. Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041.
Descontos
50% DE DESCONTO | MEIA ENTRADA: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.
30% DE DESCONTO | CLIENTE SANTANDER– Na compra de ingressos realizada por clientes Santander, limitado a 20% da lotação do teatro. Não cumulativo com meia-entrada. Limitados a 02 (dois) ingressos por CPF. Esta compra deverá ser realizada com cartões do Banco Santander, para compras on-line somente o cartão de crédito Santander, compras na bilheteria e totem, o pagamento com o desconto poderá ser realizado em débito ou crédito. Verifique em qual setor o desconto está disponível. De acordo com o art. 38, incisoI, da Instrução Normativa nº 1, de 20/03/2017 e com base na Lei Federal nº 8.313 (Lei Rouanet) e Decreto nº 5.761, é proibido comercializar o produto cultural (ingressos) em condições diferentes para clientes Santander, das praticadas ao público em geral.