Projeto Samba de Bamba traz o carioca Moyseis Marques à Caixa Cultural Brasília

Apresentação do sambista carioca acontece no dia 08 de abril (terça), às 20h, na Caixa Cultural Brasília

mmmo

Ingressos começam a ser vendidos em 05 de abril (sábado), a partir das 13h

 Consagrado pela crítica musical como um dos melhores sambistas da atualidade, o cantor, compositor e violonista Moyseis Marques é o convidado do projeto musical Samba de Bamba que acontece no dia 08 de abril, terça-feira, às 20 horas, na Caixa Cultural Brasília. Na ocasião ele apresenta um repertório de sambas que fazem parte de sua memória afetiva e pontua o show explicando ao público porquê de sua seleção musical – que inclui músicas de seus três CDs, além de sambas consagrados de compositores que marcaram sua carreira artística. O projeto, com patrocínio da Caixa, realiza, até dezembro, uma série de shows com os expoentes da nova geração do samba brasileiro.

Dono de uma voz marcante, sem firulas, destacando-se por uma excelente divisão rítmica e por um timbre diferenciado, Moyseis Marques vem, há mais de uma década, trilhando seu caminho na concorrida esfera da música popular brasileira. Com dois CDs solos anteriores, gravados pela Deck Disc – Moyseis Marques (2007) e Fases do Coração (2009), e agora com o Pra Desengomar (2012), pela Biscoito Fino, ele mostra ao vivo porque é considerado um dos melhores da sua geração, acompanhado pela Banda Jóia Rara, com músicos de ponta do samba carioca.

Moyseis Marques dá novas roupagens a canções conhecidas, com arranjos próprios e elaborados. O samba aparece nas suas diversas facetas: no partido alto, no samba-enredo, de escolas como Império Serrano, Vila Isabel e Portela – sua paixão; no samba de breque de Jorge Veiga e Moreira da Silva; sambas de roda, e por compositores como Luiz Carlos da Vila, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Nei Lopes, Wilson Moreira, Moacyr Luz, entre outros, que se juntam a sambas compostos pelo próprio cantor, em parceria com nomes como Edu Krieger, Luiz Carlos Máximo e Zé Paulo Becker.

Samba de Bamba

O projeto Samba de Bamba, coordenado pelo curador, jornalista e crítico musical Rodrigo Browne, realizará mensalmente, até dezembro, uma série de dez shows, sempre às terças, na Caixa Cultural, “Os convidados são artistas excelentes, representantes autênticos do que hoje se convencionou chamar ‘Samba de Raiz’ mas que, na verdade, trata-se do samba tradicional sem as imposições comerciais do mercado”, explica Rodrigo.

O projeto traz em cada apresentação um formato semelhante com o que ele já realiza há 17 anos no seu programa Samba de Bamba na rádio E-Paraná FM, em Curitiba. Durante a transmissão os sambistas convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos. “No palco, durante o show, cada artista vai fazer o mesmo, contando o porquê de suas escolhas e quais são suas influências. Acredito que, assim, o público vai conhecer um pouco mais do processo criativo de cada sambista e da própria história do samba”, finaliza Browne.

A estreia do projeto contou com a participação do carioca Marcos Sacramento, em 11 de março. A versatilidade do compositor apresentou a Brasília a tônica do projeto: um território de experimentações no gênero do samba, com propostas de repertório diferente dos shows habituais dos artistas convidados. E a próxima atração do projeto é a sambista Ana Costa, que se apresenta no dia 13 de maio.

 Serviço – Projeto Samba de Bamba

Apresentação musical com o cantor carioca Moyseis Marques
Quando: Dia 08 de abril, terça-feira, às 20 horas
Onde: Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 04 Lotes 3 e 4 – Edifício anexo à matriz da Caixa)
Ingressos*: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
*desconto de 50% para assinantes do Correio Braziliense, sobre preço de inteira mediante apresentação do cupom “Sempre Você”
* Vendas a partir do dia 05 de abril, às 13h, na bilheteria da Caixa Cultural
Duração: 1h30
Classificação indicativa: 12 anos
Lotação: 400 lugares