Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe, de 22 de março a 17 de abril, a Mostra Terry Gilliam, a mais abrangente retrospectiva realizada no Brasil sobre o diretor, ator e animador americano naturalizado inglês, e que integrou o importante grupo de humor Monty Python.

Além das 28 produções em sessões presenciais, em formato digital, também acontecerão atividades paralelas em formato on-line, e a exibição on-line de 2 filmes com recursos de acessibilidade – toda a programação será gratuita. O evento já passou pelo CCBB Rio de Janeiro (5 a 31 de janeiro)  e passará pelo CCBB de São Paulo (06 de abril a 02 de maio).  

Sob curadoria do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli, a mostra vai contar a história cinematográfica de Terry Gilliam, de 81 anos – um panorama completo pelos icônicos filmes como “Brazil – o Filme” (1985), “Os doze Macacos” (1995) e “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado” (1975), que se juntam aos curtas “Storytime” (1968), “O Milagre do Vôo” (1975) e “The Wholly Family” (2011), entre outros. Documentários assinados por diferentes diretores sobre Terry Gilliam completam a programação.

A mostra traz ainda um catálogo especial onde cada autor escreveu um texto por filme – a publicação é a primeira no Brasil em língua portuguesa, e está disponível gratuitamente para download em https://ccbb.com.br/brasilia, assim como a programação da mostra. A produção é da BLG Entretenimento. 

Terry Gilliam é um dos mais cultuados criadores de sonhos e pesadelos no mundo do cinema, uma lenda da cultura pop, um dos realizadores cinematográficos mais cultuados desde o início dos anos 1980, um dos mestres da animação experimental desde o final dos anos 1960 e, por fim, um dos integrantes – o único americano – do grupo inglês de humor Monty Python. Seu trabalho é uma visão assustadora, hilária, dramática, poética e arrebatadora de um mundo carregado de realismo fantástico, flanando entre distopias, loucura, poesia, amor e destruição.
Segundo Eduardo Reginato, Gilliam é fascinado pelo período Barroco por conta da pronunciada luta entre espiritualidade e ecletismo dicotômico. A partir disso, seu cinema é dado a justaposições incongruentes de beleza e fealdade ou antiguidade e modernidade. “Os filmes de Gilliam têm uma aparência distinta, não apenas em mise-en-scène, mas ainda na fotografia para criar uma atmosfera surreal de inquietação psicológica e um mundo fora de equilíbrio, sendo frequentemente usados ângulos incomuns de câmera. O famoso crítico americano Roger Ebert disse que o mundo de Gilliam é sempre alucinatório em sua riqueza de detalhes“, explica.

As influências barrocas não são apenas teóricas; o cinema de Terry Gilliam é o cinema do gigantismo. “São imensos cenários, uma arquitetura abrangente, decadente e opressora, são essas as representações fílmicas de Gilliam: dos sistemas infinitos e burocráticos, das instituições que aniquilam a liberdade do indivíduo, mas onde o indivíduo ainda tem uma última possibilidade de sonhar ou lutar tentando destruir um sistema autocrático”, diz Christian Caselli. 

O Mundo Imaginario do Doutor Parnassus.jpg

Serviço:

Terry Gilliam – o onírico anarquista

Local: CCBB Brasília (Setor de Clubes Sul – Trecho 2 – Lote 22) 

Programação presencial: Cine CCBB

Programação on-line: blgentretenimento.com.br/terrygilliamdf

Data: 22 de março a 17 de abril. 

Classificação indicativa: Confira na programação da mostra em bb.com.br/cultura

Entrada franca  

Ingressos: Os ingressos gratuitos serão disponibilizados no app ou site da Eventim no dia da sessão, a partir das 9 horas. Até 2 (dois) ingressos por CPF. 

Lotação: 70 lugares. 

Confira as normas de visitação e segurança referentes à COVID-19 no site www.bb.com.br/cultura e na emissão do ingresso. 

Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail ccbbdf@bb.com.br