O canal do São Paulo Fashion Week (www.spfw.com.br) exibe o mini documentário sobre o estilista Alexandre Herchcovitch 50 anos, no próximo dia 5 de novembro, a partir das 19h30. O estilista é considerado um dos maiores profissionais de moda brasileira e, sem dúvidas, seu talento inegável faz jus ao título.

Formado em Moda, na faculdade Alexandre criou sua primeira marca e, em 1994, abriu sua primeira loja. Ao todo, são mais de 20 anos de carreira, no qual o estilista passou de destaque na cena underground paulistana nos anos 90, para um profissional reconhecido internacionalmente por sua moda sofisticada, suas modelagens complexas e alfaiatarias únicas, claro, sem perder suas raízes urbanas.

Como uma forma de se comunicar com o mundo, as criações do estilista não se restringem só ao ramo têxtil. Alexandre foi um dos primeiros estilistas a expandir suas criações a linhas de decoração, roupas de cama, óculos e tantos outros projetos. Além disso, firmou parcerias de sucesso com marcas como C&A e Chilli Beans. As criações de sua marca homônima (a qual anunciou seu desligamento em 2016) foram apresentadas nas capitais de moda internacionais, como Paris e Nova York.

Em seu currículo, também há marcas renomadas, como Cori, Zoomp e Ellus. Revelando-se como um cameleão da moda, sua história não pode ser escrita em poucas linhas. Por isso, o estilista ainda lançou, em 2015, o livro “1:1 – Alexandre Herchcovitch” para comemorar seus 20 anos de carreira. A obra é organizada em várias entrevistas de pessoas que acompanham seu trabalho, como Erika Palomino, Paulo Borges e Charles Cosac. Vale a dica de leitura, já que o livro contém informações valiosas sobre métodos de criação, rotina e até uma pitada de história da moda.

À frente da À La Garçonne e da ALG, Alexandre Herchcovitch conheceu Vinicius Campion, que comanda a AMPamulherdopadre, no início dos anos 90 na Faculdade Santa Marcelina. No ano passado, os estilistas se reaproximaram e uniram forças para criar um novo conceito de marca no mercado brasileiro, a Universo.