mercado-mundi-iesb

Entre os dias 04 e 06 de dezembro acontece no IESB-Asa Sul, a 1º edição do ‘Mercado Mundi’, evento voltado para a gastronomia e o futuro da alimentação.
A extensa programação inclui encontros de chefs, aulas-shows e palestras com alguns dos grandes nomes da alimentação, com temas como: Sustentabilidade, Slow Food, Água, Marketing, Cultura Regional e Patrimônio Imaterial.
O evento contará com a participação de adegas, produtores, sommeliers e restaurantes, além do ‘Mercadinho’ voltado para o público infantil, onde os pequeninos poderão se divertir e aprender tudo sobre alimentação e nutrição.
O destaque da programação é o pré-lançamento do ‘Slow Filme-Festival Internacional de Cinema e Alimentação’, realizado anualmente na cidade de Pirenópolis e que exibirá filmes inéditos, com temas ligados à sustentabilidade, às tradições alimentares, às raízes culturais.

STANDS PARTICIPANTES

ACARAJÉ DA EDINHA / ASHRAM-COZINHA INDIANA / BELLINI PÃES & GASTRONOMIA / BIKE WINE MOVING / BOHEMIA / HARMONIZE / BROWNIERIA / CAFÉ BELINI / CAFÉ MARIA AMELIA / CERÁMICAS MASAKI HONJO / CHEZ MI CHURROS / COMPANHIA DO AZEITE / DELONGHI / DUDU BAR / ELEVE / EL POINT PERUANO / EMBAIXADA DO PERU/ FORNERIA PAROLE / FUSBIER / GULA GELADA / HACIENDAS RESERVA / JR BEM CASADOS / EMPÓRIO KALAMARES / KONI STORE / LA PORTA EM CASA / LA TARTUFERIA / LAVI DETOX / LOS AZTECAS PALETERÍA / MERCADO MUNICIPAL DE BRASÍLIA / PIZZA PARQUE / QUITANDAS FOTOGRAFIAS / RAPPORT / RESPEITÁVEL BURGUER / SANTÉ 13 / SENAC / SLOW FOOD CERRADO / SORVETE GELATO / STANS CHOCOLATES / SUBSTÂNCIA / SUÍÇA ALPINO/ TEMPERO BÁSICO / TRATTORIA DA ROSARIO / VINICLUBE / VKT BRASIL APLICATIVOS MOBILE/ YOURS / YUZU-AN

STAND MERCADO MUNDI GOURMET
ADRIANA LIMA
Alfajores de maiz.
Gâteau Chocolat, Cacauhete, Caramel.
Cheesecake de jabuticaba

MARCOS LELIS
Exibidinho de carne de panela com polenta de abóbora, picles e cheiro verde

MAX SOMMO
Empanadas Argentinas

CÉLIA ESTRELA
Porcelana & Faiança

TERESA PEREZ TOURS
Concurso Cultural Vamos a Paris

SEBRAE
REVISTA ENCONTRO
ATIVIDADES MERCADO MUNDI
O COZINHEIRO

AULAS SHOWS COM CHEFS
SEXTA (04/12)

Das 15h às 16h: MARIEL MARTÍ / Sobremesas para eventos
Das 17h às 18h: ALICE YUMI SHIBATA / Cozinha tradicional Japonesa. Prato: Osechi Ryouri
Das 18h às 19h: MARCO ESPINOZA / A versatilidade da quinoa
Das 19h às 20h: BRUNO RAPPEL / Prato premiação Bocuse d’Or: Pescadinha

SÁBADO (05/12)
Das 15h às 16h: DUDU CAMARGO / Cozinha Contemporânea. Prato: Taj Mahal
Das 17h às 18h: BENOÎT RATABOUL / Modelagem de pães de tradição francesa
Das 18h às 19h: ALEXANDRE ALBANESE / Walnut Cake – Washington DC
Das 19h às 20h: ROSARIO TESSIER / Cozinha Contemporânea Italiana. Prato: Portafoglio di Filetto alla Salsa di Funghi e Piselli

10/10/2013 Crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Gastronomia. Alexandre Albanese ( chef ) do Nossa Cozinha Bistro da 402 Norte.

DOMINGO (06/12)
Das 15h às 16h: DOUGLAS MARCHIONE / Bolo criativo: Pinguin de Natal
Das 16h às 17h: DANIEL BRIAND / Verrine d’Automne. Reeleitura da sobremesa Feuille d’Automne de Lenotre
Das 17h às 18h: SIMON LAU / Cozinha Contemporânea Dinamarquesa.
Prato: Smorrebrods: de Boeuf tartar e guariroba e de batata com maionese de tucupi, cebola frita e flores de jambú.

simon-lau-cederho-chef-do-ano

CHEFS

MARIEL MARTÍ / Sobremesas para eventos
Formada em gastronomia pelo Instituto Argentino de Gastronomia, especializada em pâtisserie e com vasta experiência na área de alimentação e eventos, é proprietária de “UMAMI – gastronomia para eventos”, onde cria e cuida das sobremesas, assim como também é responsável pelos eventos “Umami KIDS”. Forma parte da equipe de professores do curso de gastronomia do IESB há mais de sete anos, onde é chefe responsável da área de confeitaria e chocolataria. Na aula-show, Mariel apresentará a Confeitaria para eventos.

ALICE YUMI SHIBATA /
Cozinha tradicional japonesa. Prato: Osechi Ryouri
Entre 1990 e 1995 viveu no Japão, onde começou a carreira como garçonete e terminou como professora de culinária numa escola preparatória de noivas na província de Kochi. De volta ao Brasil, atuou na cozinha da Embaixada do Japão, de 2005 a 2010, indo depois para o restaurante Kosui, eleito o melhor restaurante japonês da cidade, em 2010/2011. Em maio de 2012, inaugurou o Yuzu-an (o nome faz homenagem ao pequeno restaurante de Kochi onde a chef começou a carreira), situado no Clube Nipo Brasileiro.

BRUNO RAPPEL / Prato premiação Bocuse d’Or: Pescadinha
Iniciou a carreira na Itália, aos 22 anos, no Instituto Per La Cuccina Alimentare. Depois, fez estágios com grandes chefs italianos, como Danilo Angé. De volta ao Brasil em 1997, inaugurou a primeira Confeitaria Rappel. Desde 2007, ministra aula de confeitaria e cozinha básica no IESB.

DUDU CAMARGO / Cozinha Contemporânea. Prato: Taj Mahal
Paulista, filho de um renomado chef (Eduardo Camargo), Dudu Camargo revelou seu talento muito cedo, aos 13 anos de idade. Hoje, aos 41 anos, comanda uma rede de restaurantes em Brasília – dois Fratello Uno, Cantina Unanimitá, Your’s, Dudu Camargo Bar Restaurante, Da Noi, Dudu San (somente para eventos) –, além da Pizzaria Stravaganzza, no Rio de Janeiro. Autodidata, acredita na cozinha de autor e está sempre pesquisando novos sabores e experimentando ingredientes.

BENOÎT RATABOUL / Modelagem de pães de tradição francesa
Chef padeiro francês, é sócio-proprietário e responsável pela produção da La Boutique Padaria Francesa, situada em Brasília. Inaugurado em 2013, o estabelecimento recebeu o prêmio “Novidade do Ano” da Veja Comer & Beber Brasília (2014) e o prêmio de melhor padaria da revista Encontro Brasília (2015). Desde pequeno apaixonado pelas delícias da padaria francesa, Benoît decidiu estudar no renomado Institut National de La Boulangerie Pâtisserie (INBP) em Rouen, na França, onde graduou-se maître artisan boulanger. Na aula-show do Mercado Mundi, o chef apresentará vários formatos de pães da tradição francesa, como a Baguette, a Couronne Bordelaise e Le Pain d’Aix, entre outros.

ALEXANDRE ALBANESE / Walnut Cake – Washington DC
Chef de cozinha desde 2000, estudou no The Culinary Institute of America. Trabalhou durante seis anos como chefe de cozinha da Embaixada Brasileira nos Estados Unidos e mais quatro anos na capital norte-americana como chef do prestigiado bufê Dish caterers. Hoje é o chef da Nossa Cozinha Bistrô, um lugar especial que tem como objetivo reproduzir o verdadeiro conceito de bistrô.

ROSÁRIO TESSIER / Prato: Portafoglio di Filetto alla Salsa di Funghi e Piselli
Rosario Tessier é italiano e chegou ao Brasil em 1993, a convite do conterrâneo Maurizio Ruggiero, para trabalhar no restaurante Vin Santo. Destacou-se num festival de comida mediterrânea do Hotel Sheraton e foi chamado a assumir a cozinha do Gaf. Até criar seu próprio restaurante, trabalhou em vários outros locais de prestígio em Brasília, como chef de cozinha. Em 2003, inaugurou o Trattoria da Rosario, hoje um dos mais premiados restaurantes de Brasília.

DOUGLAS MARCHIONE / Bolo criativo: Pinguim de Natal
Formado em desenho industrial, passou dez anos trabalhando como designer de móveis e interiores até que, no final de 2010, descobriu que sua paixão era a Confeitaria Artística. Decidiu fazer curso de gastronomia e foi para o exterior estudar. Hoje, comanda o Ateliê DMarchione Cake Designer, especializado em confeitaria, com destaque para os bolos artísticos.

DANIEL BRIAND / Verrine d’Automne. Releitura da Feulle d’Automne de Lenotre
Chef pâtissier, nasceu em Segré, no oeste da França, filho de padeiro. Passou a infância entre a farinha e os odores dos pães que saíam do forno, já que a família morava na sobreloja da padaria. Aos 15, deu início a sua formação de confeiteiro. Passou por várias casas de Paris. Em 1994, escolheu se instalar em Brasília, onde criou o Daniel Briand pâtissier et chocolatier, diversos anos seguidos eleito o melhor café e a melhor confeitaria por publicações como Veja e revista Gula. Além de oferecer o melhor dos bistrôs franceses, o local ainda acolhe exposições de renomados artistas e fotógrafos.

SIMON LAU  / Cozinha Contemporânea Dinamarquesa.
Prato: Smorrebrods: de Boeuf tartar e guariroba e de batata com maionese de tucupi, cebola frita e flores de jambú.
Simon Lau começou estudante arquitetura, mas acabou se tornando diplomata. Aos 21 anos, havia feito uma viagem pelo Brasil e os sabores que experimentara nunca mais saíram de sua memória. Até que em 1999, veio para Brasília como adido cultural da Embaixada da Dinamarca. Aqui, decidiu estudar gastronomia. De volta à Dinamarca, estudou com o chef Erwin Lauterbach, um bastião da cozinha de seu país. Em Brasília, manteve durante dez anos o restaurante Aquavit, premiado pela revista Veja e o único do Centro-Oeste a receber três estrelas do Guia 4 Rodas. Atualmente, está à frente do Smorrebrod, situado no Jardim Botânico de Brasília e totalmente dedicado à tradicional cozinha dinamarquesa. Eleito Chefe do Ano no Brasil em 2011.

GULA CULTURAL

Dois chefs de duas culturas diferentes prepararão um prato inovador. Um mix gastronômico a quatro mãos.
INSCRIÇÃO: será feita no local, uma hora antes de cada Aula-show.
ENTRADA FRANCA. PARTICIPAÇÃO SUJEITA A LOTAÇÃO

SEXTA (04/12)
Das 16h às 17h: MARCOS LELIS e MAX SOMMO
Prato: Pirarucu, rescoldo de hortaliças, polenta de fubá branco, tucupi,jambu e chimichurri

MARCOS LELIS
Idealizador e responsável pelo pretexto do Projeto Pretexto: a comida. Formado em Gastronomia, especialista em Gastronomia e Saúde pela Universidade de Brasília, há oito anos dedica-se à docência superior nas áreas de Cozinha Brasileira e Cozinha Internacional e presta consultorias a bares e restaurantes. Acredita que constantes atualizações são fundamentais para elevar o nível do seu trabalho. Por isso, nas férias, sempre concilia ócio com estágios em relevantes restaurantes, a exemplo do D.O.M., de Alex Atala. O último estágio foi feito este ano, em Nova Iorque, no Eleven Madison Park de Daniel Humm.

MAXIMILIANO SOMMO
Natural de Córdoba, Argentina, concluiu os estudos no IAG – Instituto Argentino de Gastronomia, de Buenos Aires, na área de Cozinha de Vácuo e Cozinha Molecular. Estudou com grandes chefs da Europa e dos Estados Unidos, passou por restaurantes de prestígio em Barcelona, como Lésguard e Martin Berasategui, até retornar a sua cidade natal. Hoje, dá aulas na Faculdade IESB. Recentemente obteve medalha de bronze na seletiva Bocuse d’or Brazil, com a equipe de gastronomia do IESB.

SÁBADO (05/12)
Para assinantes do Correio Brasiliense
Das 16h às 17h:
DAVID LECHTIG e MARCELO PETRARCA
Prato: Cordero a la Chiclayana acompanhado de Timbale de Mandioquinha

DAVID LECHTIG
Restauranter peruano apaixonado pela gastronomia latino-americana, há 20 anos dirige o El Paso Texas, casa especializada na culinária mexicana, e El Paso Latino, primeira cevicheria de Brasília. De origem romena e judaica, David foi criado na Guatemala e antes de se tornar pioneiro na capital brasileira no segmento de comida mexicana viajou por vários países da América Central, comparando sabores e criou inventivos pratos que misturam influências.

MARCELO PETRARCA
Ex-jogador de futebol profissional, gaúcho de Pelotas, mora em Brasília desde os 10 anos de idade. Formado em Gastronomia pelo IESB, trabalhou em restaurantes na Espanha (com Martín Berasetegui) e na Itália (com Carlo Cracco), até ser convidado a comandar a cozinha do Zuu, pela chef Mara Alcamin. Em 2012, foi chamado a assumir a cozinha do Grand Cru, depois passou pelo Gazebo, até que em 2012 abriu sua própria casa, a Bloco C.

MERCADINHO
Um espaço pensado para as crianças. Os pequenos serão os verdadeiros protagonistas, com atividades culturais e degustações divertidas.
INSCRIÇÃO: será feita no local, uma hora antes de cada aula-show.
ENTRADA FRANCA. PARTICIPAÇÃO SUJEITA A LOTAÇÃO

SÁBADO (05/12)
Das 14h às 15h: ISABELA MARCONDES / Cozinhando e Educando
Formada em Gastronomia pelo IESB, em 2014, participou de vários eventos como barwoman. Foi campeã na etapa Brasília em 2012 e vice-campeã em 2014 do concurso Absolut Creative Drinks – em 2012, chegou a finalista do evento no Brasil. Ministra aulas particulares para crianças e adultos sobre técnicas culinárias.

DOMINGO (06/12)
Para assinantes do Correio Brasiliense
14h às 15h: ISABELA MARCONDES / Cozinhando e Educando

O SOMMELIER
A VINICLUBE traz ao MERCADO um curso para explorar novas sensações através dos vinhos.
INSCRIÇÃO: será feita no local, uma hora antes de cada aula-show.
ENTRADA FRANCA. PARTICIPAÇÃO SUJEITA A LOTAÇÃO

SEXTA (04/12)
Das 17h às 20h: ERNESTO VASCONCELOS / Introdução aos prazeres do vinho
Sommelier profissional da Wine Education, de Goiânia, participou de cursos, degustações e visitas técnicas na França, Itália, Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Estados Unidos. Atua na área há mais de 20 anos, tendo trabalhado em grandes importadoras e restaurantes do Brasil e exterior. Ministra palestras, cursos e degustações de vinho.

SÁBADO (05/12)
Das 17h às 20h: ERNESTO VASCONCELOS / Introdução aos prazeres do vinho
CICLO DE PALESTRAS: COMO COMEMOS
Série de palestras sobre os temas do MERCADO MUNDI. Sustentabilidade e recursos hídricos, produção local e global de alimentos e agrobiodiversidade, lixo e resíduos sólidos, patrimônio imaterial e cultura alimentar.
ENTRADA FRANCA. PARTICIPAÇÃO SUJEITA A LOTAÇÃO

SEXTA (04/12)
Das 16h às 17h: JEAN MARCONI e THALITA KALIX / Movimento Slow Food: Ecogastronomia e Agrobiodiversidade
Das 17h às 18h: CATHARINA VALE e DIEGO RHOGER / Food Revolution Day
Das 18h às 18h40: JULIANA TAGUTI PINTO / Resíduos: Um desafio de todos.

SÁBADO (05/12)
Das 15h às 15h40: DIEGO RHOGER / Marketing e Gastronomia
Das 16h às 16h40: MURILO PEREIRA / Alimentação Sustentável e Agricultura Familiar
Das 17h às 17h40: ANTONIO FELIX DOMINGUES / Água no Brasil e no mundo: Tendências e desafios
Das 18h às 18h40: RICARDO SECCHIS / Produção Sustentável: o boi e suas virtudes

DOMINGO (06/12)
Das 16h às 16h40: RICARDO GAFFRÈE / Da Economia à Gastronomia – Aprendiz, Sacerdote , Cozinheiro
Das 17h às 17h40: LIANA SABO e  LUCIANA BARBO / Jornalismo gastronômico

PALESTRANTES

JEAN MARCONI
Facilitador da região Centro-Oeste do Slow Food, é formado em Processamento de Dados com especialização em Gerência de Projetos pela FGV. Aprendeu a valorizar as nuances da cozinha regional. Associado do Slow Food desde 2010, dedica parte de seu tempo ao ativismo relacionado ao alimento como o combate aos transgênicos e à monocultura e a valorização da cultura alimentar no cerrado.

CATHARINA VALE
Voluntária do projeto Food Revolution, criado pelo chef britânico Jamie Oliver, como proposta de alterar as leis dos diversos países ao redor do mundo sobre alimentação mais saudável para as crianças nas escolas. O programa propõe educar as crianças sobre a comida, de onde vem e como afeta seus corpos.

THALITA KALIX
Co-líder do Slow Food Cerrado, é jornalista de formação, mas trocou a caneta e o bloquinho pelas facas e panelas em 2011. Formou-se em culinária na Le Cordon Bleu, em Paris. Na capital francesa teve a oportunidade de trabalhar em restaurantes de renome, como o Septime, eleito o 49º melhor do mundo pela revista inglesa Restaurant em 2013. Passou uma temporada em Florença, onde estudou culinária italiana e trabalhou no restaurante Il Santo Bevitore e no time de futebol da Fiorentina. De volta a Brasília, desde 2013 ela atua como chef em casa, professora de culinária particular e consultora gastronômica. Atualmente, é mestranda em Turismo pela Universidade de Brasília.

DIEGO RHOGER
Cozinheiro, consultor, empreendedor, fundador da Academia Gastronômica e GastroBox. Diego criou o Método Cozinhe Você Mesmo – CVM e Meta-Aprendizagem Hiper-Acelerada na Gastronomia – MAHA. É co-organizador do Encontro de Culinária Online e Embaixador do Jamie Oliver’s Food Revolution Day.

MURILO PEREIRA
Nutricionista formado pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde também fez doutorado. Coordena o curso de Nutrição no IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília e consultor científico da Vitafor suplementos nutricionais.

ANTONIO FELIX DOMINGUES
Engenheiro agrônomo diplomado pela Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, da Universidade de São Paulo. É funcionário da Agência Nacional de Águas, desde o início de seu funcionamento. Introduziu o conceito do ‘produtor de água’. É autor de várias obras, como ‘Águas Doces do Brasil’ e ‘A Gestão dos Recursos Hídricos e a Mineração’. Atualmente é Gerente-Geral de Articulação e Comunicação da ANA.

RICARDO SECCHIS
Nascido na zona rural de Nhandeara, São Paulo, filho de pequeno produtor agro-pecuário. Aos 15 anos, foi trabalhar no açougue, onde ficou até completar 18 anos. Lá, aprendeu as diferenças entre as carnes e cortes. Formado em Engenharia Elétrica, em 1988 herdou um propriedade rural e passou a trabalhar com a criação de animais, experimentando técnicas e desenvolvendo tecnologias para tornar a carne mais saborosa e macia. Em 2010, criou a Beef Passion, reconhecida grife de carnes.

RICARDO GAFFRÈE
Economista durante 42 anos em empresas de alto nível, fez estágio com o chef Laurent Suaudeau. Hoje, atua como chef a domicilio, blogueiro de gastronomia e produtor de eventos gastronômicos.

LIANA SABO
17 anos da crônica gastronômica de Liana Sabo no Correio Braziliense
Uma das profissionais mais respeitadas do jornalismo, Liana Sabo iniciou e consolidou sua carreira no Correio Braziliense. Seu primeiro emprego, seu único emprego. Chegou a Brasília em 1968, em um período conturbado para cobrir política nacional no Palácio do Planalto e, anos mais tarde, política externa como setorista de Itamaraty. No início dos anos 1990, por insistência sua junto à direção do jornal, criou o Caderno Mulher, o primeiro suplemento feminino do Correio Braziliense.
Em 15 de maio, de 1998, surge a coluna Favas Contadas, que sem pretensão, acabou por se tornar um divisor de águas na cena gastronômica de Brasília. Em 17 anos, Lina publicou mais de 4250 notícias em 850 colunas para contar aos brasilienses as novidades do mundo da gastronomia, do vinho, da boa mesa Além de divulgar o trabalho de chefs e proprietários de cafés, bares e restaurantes, ajudou a desenvolver o senso crítico em seus leitores com sua crônica gastronômica com pitadas de humor e crítica. A mostra que homenageia a trajetória desta jornalista é um recorte dos 17 anos de uma elegante revolução eno-gastronômica-cultural da qual Liana é em parte responsável, mas que em nenhuma medida, dá a real dimensão de sua contribuição para a vida dos brasilienses.

LUCIANA BARBO
Formada em Comunicação Social em 2001, a jornalista acompanha há 11 o segmento de gastronomia. Ao longo de sua carreira, trabalhou para vários jornais, ao mesmo tempo em que integrava concursos gastronômicos em várias cidades brasileiras. Há mais de sete anos comanda o CBN Sabores Brasília, veiculado pela Rádio CBN três vezes por semana, no qual dá dicas de restaurantes e vinhos, fala sobre polêmicas e tendências da gastronomia. É formada pela Associação Brasileira de Sommeliers.

CINEMA

SLOW FILME – Festival Internacional de Cinema e Alimentação
Pré-lançamento, Brasília.
Curtas e longas sobre sonhos e realizações de comunidades, cozinheiros e produtores de alimentos em diferentes pontos do planeta. Na sexta-feira, a sessão de cinema terá início com a exibição de curtas universitários sobre questões sociais.
ENTRADA FRANCA. PARTICIPAÇÃO SUJEITA A LOTAÇÃO
HORÁRIO: Sexta-feira e Sábado, de 19h às 21h30

PROGRAMAÇÃO

SEXTA (04/12)
CURTAS UNIVERSITÁRIOS: INSPIRAÇÕES DE CHEF, VEGETARIANDO-SE e ALISAR PRA QUÊ?
REALIZADORES: Vitor Delduque, Victor Rocha, Alicia Eschavarria, Paulo Barretto, Ryan de Pádua, Wirton Araújo, Ana Carolina, Ana Rebeca, Camila Tessália, Mateus Lins, Gabrielle Almeida, Noelli Marques, Leonardo Monteiro
PROFESSOR: Mike Peixoto

SLOW FILME – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO – MOSTRA BRASÍLIA

O BEZERRO QUE QUERIA SER HAMBÚRGER (EUA 2010)
MEATRIX (EUA 2003)
MENU DE DOMINGO (ALEMANHA 2011)
PEPERONI (ITÁLIA 2001)
BARU – CASTANHA DO CERRADO (BRASIL 2013)
THE CHILE FILM – O SANGUE VERMELHO E VERDE DO NOVO MÉXICE (EUA 2012)

SÁBADO (05/12)
SLOW FILME – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO
NERUA GUGGENHEIM, UMA VIAGEM À ESSÊNCIA (ESPANHA 2014)
CORAGEM É UM DOM (BRASIL 2013)
TERROIR (FRANÇA 2004)
O RETORNO (ITÁLIA 2011)
NA TRILHA DE GASTÓN (PERU 2014)

NATRILHADEGASTON

SINOPSES
O BEZERRO QUE QUERIA SER HAMBÚRGER (The Cow Who Wanted to be a Hamburger) –
EUA, 2010, Cor, 5 min, Animação / Direção: Bill Plympton
Um bezerro, manipulado pela publicidade enganosa, anseia pela “felicidade” de se transformar em suculentos hambúrgueres. Seus esforços para alcançar a tão sonhada felicidade são muitos até que a dura realidade é revelada. Fábula sobre o poder da propaganda, o sentido da vida e o teste do amor de uma mãe. Um drama bovino com momentos épicos.
O curta foi pré-selecionado em 2011 para o Oscar e indicado ao prêmio de melhor curta de animação do 38º Annie Awards, o Oscar da animação.

MEATRIX – EUA, 2003, cor, 4min, Animação / Direção: Louis Fox
Em uma sátira ao clássico da ficção científica Matrix, Leo, um porco de uma pequena fazenda familiar, é chamado por um touro antropomórfico, Moopheus, que mostra a ele que a fazenda em que ele vive e conhece é uma ilusão e que ele está realmente sob domínio de uma terrível “fazenda industrial”.
Roteirista e diretor de diversas animações e produções de vídeo, com The Meatrix, Louis Fox conquistou vários prêmios em festivais internacionais..

MENU DE DOMINGO (Sunday Menu), ALEMANHA, 2011, Cor, 24 min, Ficção.
Direção: Liesl Nguyen
Nos subúrbios de Berlim, uma adolescente vietnamita-alemã enfrenta conflitos de geração e transculturais através do poder ritualístico da comida. Ela divide seus dramas emocionais com sua avó doente e que sente saudades de sua pátria; sua mãe, que luta para manter o mal-sucedido restaurante familiar, e seu primo otimista, que parece muito bem adaptado às duas culturas.
O filme é livremente inspirado no conto “Sunday Menu” do escritor vietnamita Pham Thi Hoai, que reside em Berlim.

PEPERONI – ITÁLIA, 2001, cor, 18min, Ficção / Direção: Giuseppe Gagliardi
Uma história de amor que nasce de uma antiga tradição da Calábria: para pedir a mão de uma jovem em casamento, o rapaz coloca um toco de árvore diante da casa do pai dela. Depois dessa cena, o filme passa a um almoço típico calabrês, com abundância de pimentões preparados das mais variadas maneiras.
O curta-metragem recebeu diversos prêmios, como o Golden Snail do Slow Food on Film, melhor curta do Ischia Film Festival e o Sacher d’Argento.

BARU – CASTANHA DO CERRADO – BRASIL, 2013, cor, 6min04seg, Documentário
Direção: Diego Mendonça e Farid Abdeinour
O baru é uma das riquezas escondidas do Cerrado brasileiro. Há tempos conhecida e apreciada pelas populações locais do Brasil central, o baru está ganhando importância como alimento saudável, fonte sustentável de renda e também com símbolo de resistência das comunidades contra o desmatamento acelerado que o Cerrado vem sofrendo.
O filme faz parte de uma coleção da iniciativa Cerratinga, que visa despertar o interesse dos consumidores para os frutos do Cerrado e da Caatinga. Mostra a importância do extrativismo como estratégia comunitária de conservação e retrata um dos muitos grupos produtivos que se organizaram em prol da produção sustentável no interior do Brasil.

THE CHILE FILM – O SANGUE VERMELHO E VERDE DO NOVO MÉXICO (La Sangre Rojo y Verde de Nuevo México) – EUA, 2012, cor, 26min, Documentário / Direção: Kelly Brinn Urig
A alimentação é elemento essencial de qualquer cultura. No vibrante Novo México, nenhuma comida está acima da pimenta Chile, reverenciada por seu sabor único. Gerações de agricultores dedicam-se à cultura da pimenta. O documentário acompanha a história da pimenta Chile, sua importância para a economia do Novo México, seus benefícios para a saúde e os efeitos na agricultura.

NERUA GUGGENHEIM, UMA VIAGEM À ESSÊNCIA (Nerua Guggenheim, un viaje a la esencia), ESPANHA, 2014, cor, 17min, Documentário / Direção: Ivan Miñambres
Ideia original de Josean Alija, chef do restaurante Nerua, do Museu Guggenheim de Bilbao, que tem uma proposta que vai além da gastronomia. Seguindo a linha de compartilhar experiências e conhecimentos gerados em seu restaurante, Alija mostra sua visão pessoal sobre como compreende a cozinha e sua relação com o ambiente, seus métodos de pesquisa, relacionamento com fornecedores etc. O filme inclui, ainda, a colaboração especial do músico basco Gari, que foi responsável pela criação da nova versão de sua música “Zaharra Zara Bilbo”, especificamente adaptada para este documentário.
Em 2011, o chef Josean Alija recebeu sua primeira estrela pelo Guia Michelin e três sóis pelo Guia Repsol. Foi nomeado pela Academia Internacional de Gastronomia Chefe do Futuro 2011 (Prix du Chef de L’Avenir 2011). O Cuaderno Matoses selecionou o Nerua como o segundo melhor de 2014, depois de percorrer 350 restaurantes em mais de 20 países, além de nomeá-lo como o melhor chef do ano. Em 2015, a prestigiada revista “Restaurant” incluiu o Nerua pela primeira vez na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo.

CORAGEM É UM DOM – BRASIL, 2013, cor, 13min18seg, Documentário / Direção: Tiago Carvalho
A rotina do casal Dona Gracinha e seu Ranulfo no sertão da Bahia, na seca mais severa dos últimos 50 anos. Como os produtores conseguem continuar vivendo e produzindo com muito trabalho e boas ideias.Filme realizado dentro do projeto Curta Agroecologia, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), que reúne movimentos, redes e organizações engajadas em experiências concretas de promoção da agroecologia, da agricultura familiar e de alternativas sustentáveis de desenvolvimento rural.

TERROIR – FRANÇA, 2004, 9min35, cor, Documentário / Escrito e realizado por Serge Abaza
Realização: Comitê Interprofessionnel du Vin de Champagne
Uma apresentação da região de Champagne-Ardenne, uma área de 32 mil hectares situada no nordeste da França e ocupado por vinhedos desde a época dos romanos. A qualidade das uvas da região foi exaltada já por Plínio, no século I da era cristã.  “Terroir” é expressão usada pra referir-se a uma extensão limitada de terra dedicada à produção agrícola, com relação mais íntima entre o solo e o microclima particular.

O RETORNO (Il Ritorno) – ITÁLIA, 2011, cor, 12min, Documentário. / Direção: Roberto Rabitti
Curta-metragem que descreve os princípios gastronômicos nos quais se baseia a cozinha de Massimo Bottura, que comanda a cozinha da Osteria Francescana, de Módena, Itália, restaurante que tem estrelas no prestigiado Guia Michellin e foi eleito o terceiro melhor do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants 2013. O chef é conhecido por buscar referências e inspiração para seus pratos na arte, na paisagem e na tradição.

NA TRILHA DE GASTÓN (Buscando a Gastón) – Peru, 2014, 75 min, Documentário / Direção: Patricia Perez
Há muitos grandes chefs em todo o mundo. Apenas um é considerado um herói nacional. Conheça o chef Gastón Acurio e o siga em uma jornada para descobrir as histórias, os sonhos e as inspirações por trás do homem que transcendeu sua gastronomia para fora da cozinha em uma missão para mudar seu país por meio da comida. Deixe esta jornada levá-lo para o mundo da culinária peruana e do poder dos alimentos no Peru. Gastón ensina, por meio de sua atitude, a importância da convicção e o valor da vocação para realizar qualquer projeto com amor e com a consciência de que, para alcançar qualquer coisa, é necessária a colaboração de outras pessoas. Porque as pessoas que são apaixonadas o suficiente para acreditar que podem fazer a diferença, são as que realmente o fazem.

FOTOGRAFIA
Exposição universitária voltada às realidades dos profissionais da gastronomia, alimentação e produção local de pequenas comunidades.
FOTÓGRAFOS: Leandro Lima/ Alex Amaral/ Silesia Alves/ Selma Lessa/ Kasia Chiluta. PROFESSOR: Thiago Sabino

Serviço:
Mercado Mundi
Dias 04, 05 e 06/12
Local: IESB-613 sul
Entrada franca.
Classificação livre.