De narrativa permeada de fatos da trajetória do grande artista Jorge Laffondícone da representatividade negra e LGBTQIAP+, o Centro Cultural Banco do Brasil abre lista amiga para pessoas trans assistirem ao espetáculo de graça

Foi com o intuito de realizar um teatro de cura que a produtora e autora da peça Aline Mohamad, prima do artista, resolveu abrir seus arquivos mais íntimos para criar “JORGE pra sempre VERÃO”, peça que cumpre temporada até o dia 21 de maio. Dirigida por Rodrigo França, a história encenada por Alexandre Mitre, Aretha Sadick (stand in Joa Assumpção), e Noemia Oliveira (stand in Érika Marinho), não fala apenas sobre a obra do artista, mas apresenta uma ficção desenvolvida a partir de sua biografia.

Apesar dos registros sobre a realidade nada fácil vivida por Laffond, o texto tem pontos de respiro com base no humor. Para Diego do Subúrbio, pesquisador da cultura queer negra periférica e autor da peça junto com Aline, “o processo da escrita veio muito da pesquisa sobre a vida Laffond, que encontra a mesma encruzilhada que a minha e de tantas outras pessoas negras LGBTQIAP+. Porém, inclusive, é lembrar que não somos regidos somente pela dor”, reconhece.

Historicamente, o movimento LGBTQIAP+ sempre foi encabeçado por pessoas pretas como Marsha P. Johnson, uma mulher trans negra norte-americana, que liderou a Rebelião de Stonewall em 1969. Enquanto no Brasil, Jorge Laffond estimulou que muita gente tivesse coragem para externar aquilo que realmente é na vida. “Estamos falando de um homem negro retinto, afeminado, com mais de dois metros de altura e vestido de mulher na televisão brasileira”, observa o diretor.

Diversidade, inclusão e acesso

A realização desta peça reforça o compromisso do Centro Cultural Banco do Brasil com a diversidade, inclusão e com a ampliação da conexão de todos os brasileiros com a cultura, de modo que até o final da temporada, em 21/05, para todas as sessões, há uma Lista T que garante o acesso gratuito do público trans.

Para solicitar o ingresso, basta enviar um e-mail para annemhmd@gmail.com informando nome, CPF, e-mail preferencial, data de nascimento e o dia que deseja vir ao Teatro. A produção responderá com a confirmação do atendimento da solicitação.

Serviço:

Jorge pra sempre Verão

Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Temporada: até 21 de maio de 2023

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Espacial Sul – Brasília – DF

Horários: de quarta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Ingresso: R$ 30,00 (inteira), R$ 15 (a meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência (e acompanhante, quando indispensável para locomoção), adultos maiores de 60 anos e clientes BB), à venda em www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília, e gratuito para pessoas trans, mediante solicitação de cortesia via Instagram em @jorgeparasempreverao

Capacidade do teatro: 327 lugares (sendo 07 espaços para cadeirante e 03 assentos para pessoa portadora de obesidade)

Duração: 75 minutos

Classificação indicativa: recomendado para maiores de 14 anos

Informações

Fone: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br

Site/ bb.com.br/cultura

Facebook/ccbb.brasilia

Twitter/ @ccbb_df

Instagram/ccbbbrasilia

Youtube/ Bancodobrasil