O cineasta alagoano se debruçou no mundo de Nise da Silveira em quatro anos de pesquisas e filmagens em Alagoas, Rio de Janeiro e Alemanha. O documentário “Olhar de Nise”, de Jorge Oliveira e Pedro Zoca, será apreciado em primeira mão pelo público de Brasília. A exibição acontece no Cine Cultura – Liberty Mall, no dia 19 de setembro, às 17h. O filme está entre outros quatro selecionados para a Mostra Panorama Brasil do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
“Olhar de Nise”, que só foi finalizado depois da inscrição do festival, participa da mostra como filme convidado com mais outros quatro.
Depois que foi exibido em novembro do ano passado em Maceió, o filme ainda sofreu mudanças e só então foi finalizado este ano. “Olhar de Nise” começa agora a sua carreira de festivais de cinema nacional e internacional, a exemplo do que ocorreu com outros filmes do consagrado diretor alagoano.
O filme conta a história da primeira mulher alagoana a se formar em Medicina na Bahia. É a trajetória de Nise da Silveira, alagoana pequenina e valente, que revolucionou a psiquiatria no Brasil utilizando a arte como terapia para o tratamento das doenças mentais em lugar do choque elétrico, lobotomia e outros métodos agressivos.
Acusada de comunismo no governo Getúlio, ainda na década de 1940, Nise agitou os meios culturais e artísticos no Brasil com a criação dos ateliês de pintura e modelagem no Hospital Psiquiátrico no Engenho de Dentro, no Rio. Em 1952, Nise criou o Museu de Imagens do Inconsciente, hoje com mais de 350 mil obras. “Olhar de Nise” traz a última entrevista da psiquiatra, dois anos antes de morrer, que faz um contraponto com o artista plástico Almir Mavignier, que mora há 66 na Alemanha. Os dois revelam no filme como foram descobertos no hospital artistas como Fernando Diniz, Adelina Gomes, Emygdio e Raphael, comparados a grandes nomes da pintura universal.
Jorge Oliveira, jornalista e cineasta premiado, escritor com cinco livros publicados, fez seu primeiro documentário em 1992, “O Mestre Graça”, sobre Graciliano Ramos. Alagoano, com inequívoca vocação de se apaixonar pelos personagens de sua aldeia, seguiu a carreira de documentarista sempre contando histórias de seus conterrâneos. Entre seus filmes, o longa-metragem Perdão Mister Fiel, sobre o operário Manoel Fiel Filho, torturado até a morte nos porões do DOI CODI, recebeu 14 prêmios.
O codiretor, Pedro Zoca, formado em cinema, é parceiro de Jorge Oliveira em seus filmes. Em “Olhar de Nise” divide a direção com o pai. Também realiza seus trabalhos autorais a exemplo do curta “Faca Cega” e vários clipes musicais.
Ficha Técnica
Produção executiva: Ana Maria Rocha e Jorge Oliveira Produção: Rita Andrade Direção de edição: Ana Maria RochaMontagem: Tuca Oliveira
Elenco:
Mariana Infante, Nando Rodrigues, Roberto De Martin, Stela Brandão, Moema Craveiro, Sérgio Higino e Maria Clara Floriano Participação Especial: Rafael Cardoso Direção: Jorge Oliveira Codiretor: Pedro ZocaRoteiro: Jorge Oliveira Fotografia: André Lavenere Montagem: Ana Maria Rocha e Tuca OliveiraSom: Marcos Manna Direção de arte: Andrey Hermuche Figurino: Elisa Faulhaber Trilha sonora e música original: Cláudio Vinicius Fialho Finalização: Dirceu Lustosa Produtora: JCV – Jornalismo, Cinema e Vídeo
Cine Cultura – Liberty Mall
19 de setembro (sábado), às 17h
SCN Quadra 2, Bloco D (Liberty Mall)
(61) 3326-1399
Ingressos: R$ 12,00 (inteira) R$ 6,00 (meia entrada)