Projeto criado pela Referência Galeria de arte apresenta a mais recente produção dos artistas em um confronto de ideias que busca entender o sujeito contemporâneo em suas várias facetas.
A Referência Galeria de Arte dá continuidade ao projeto CONVERSA com João Teófilo e Virgílio Neto. São desenhos e aquarelas em diversos tamanhos e formatos que partem de uma mesma premissa, a figura da cabeça humana, para discutir os limites da criação e do ofício do artista. Os trabalhos mostram pontos de contato e de distanciamento entre as produções dos dois artistas plásticos, em um diálogo sobre a busca pelo entendimento do sujeito contemporâneo, múltiplo e fragmentado. A mostra abre ao público no dia 28 de março e fica em cartaz até o dia 25 de abril. A visitação, de segunda a sábado, 12h às 19h, é gratuita e livre para todos os públicos.
Para esta CONVERSA, João Teófilo e Virgílio Neto trazem para a Referência as suas mais recentes produções. João apresenta sua pesquisa em aquarela, que ele trabalha com técnica de desenho, quando a mancha (a imagem), não ocupa toda a área do papel. Virgílio traz desenhos realizados com múltiplos materiais, como lápis de cera, pastel, aquarela, guache e grafite. “Acima de tudo, os trabalhos que apresentamos nesta mostra são materializações de processos e de questionamentos que continuam em aberto”, ressalta João Teófilo. No dia 18 de abril, às 17h, a Referência realiza um encontro com os artistas. A participação é gratuita e livre para todos os públicos
Sobre os artistas
João Teófilo se diz brasiliense por usucapião. Arquiteto de formação e bacharelando em Artes Visuais, ambos pela Universidade de Brasília, João é ilustrador e artista plástico. Sua pesquisa principal se concentra na fragmentação do sujeito contemporâneo e se materializa em seus trabalhos de pintura, gravura, aquarela e desenho. Realizou duas exposições individuais, Sujeito Estilhaçado (2012) e Múltiplos (2012), além de coletivas, entre elas, Novos Eixos (2013), na Referência Galeria de Arte.
Virgílio Neto é formado em Design Gráfico e mestrando em Poéticas Contemporâneas na Universidade de Brasília e trabalha principalmente com desenho. Desde 2008 participa de exposições em várias cidades do Brasil. Em 2011, foi selecionado para participar do projeto Rumos do Itaú Cultural. Em 2012, ficou em primeiro lugar no Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Ohtake. Também, no mesmo ano, teve seu livro Talvez o Mundo Não Seja Pequeno publicado pela Bolha Editora. Em 2013, realizou duas exposições individuais, uma em Banff Centre, no Canadá, e outra na sede da Funarte, em Brasília. Em 2014 foi indicado pela segunda vez ao Prêmio Pipa Investidor de Arte. É um dos sócios fundadores do Espaço Laje, em Brasília.
Sobre o projeto CONVERSA
A Referência Galeria de Arte criou o projeto CONVERSA para apresentar ao público os trabalhos de dois ou mais artistas que trazem em sua produção, ou em sua concepção, elementos, estilos ou técnicas comuns às suas obras. Expostos de forma didática e com o apoio de textos guias, os visitantes podem acompanhar melhor a arte contemporânea produzida no Brasil, em diálogos de linguagens ou conjunto de pensamento em torno de um conceito. O projeto começou com a mostra que reuniu gravuras e desenhos de Marcelo Solá e Paulo Whitaker, em novembro de 2014. A próxima CONVERSA acontece em julho de 2015 com
a mostra de trabalhos de Arnaldo Battaglini e Evandro Soares, em um diálogo sobre linhas retas, paralelas e interseções.
Serviço:
CONVERSA – João Teófilo e Virgílio Neto
Aquarelas e desenhos
Abertura: 28 de março, das 16h às 21h
Visitação: Até 25 de abril
De segunda a sábado, das 12h às 19h
Encontro com os artistas: 18 de abril, às 17h
Local: Referência Galeria de Arte – CLN 205, bloco A, loja 9 – Asa Norte – Brasília – DF
Telefone: (61) 3361-3501 e (61) 8162-3111
Entrada gratuita e livra para todos os públicos