O cenário mundial do jazz já recebeu os talentos e encantos de muitas mulheres, como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Bessie Smith e Billie Holiday. Abarcando pianistas e compositoras, esse estilo musical cruza facilmente as barreiras do tempo e da distância, e inspira muitos artistas brasileiros, como a guitarrista, violonista e arranjadora Marlene Souza Lima, mais conhecida como “a guitarra feminina do jazz”, que se apresenta no Clube do Choro de Brasília no sábado (9), às 21h, com o show Marlene Souza Lima Trio.
Nascida no Rio de Janeiro, Marlene é brasiliense de coração e, desde que se lembra, a música faz parte de sua vida. Com um pai saxofonista e uma irmã violonista, a musicista brasileira cresceu ouvindo Chiquinha Gonzaga, a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, e James Brown, uma das figuras mais influentes da música durante o século XX, além de outros diversos nomes que a inspiraram a seguir a carreira musical.
Na década de 80, a guitarrista iniciou seus estudos na Escola de Música de Brasília – EMB, e teve mestres renomados como mentores, entre eles: o compositor premiado Paulo Bellinati, que já trabalhou com artistas consagrados, como Gal Costa e Edu Lobo, e Paulo André Tavares, músico e professor de renome internacional. Quase dez anos depois, Marlene decidiu aperfeiçoar seus talentos no exterior, e foi para os Estados Unidos. Lá, também começou a se apresentar em casas de jazz em São Francisco, na Califórnia, como artista solo.
Em 2011, de volta às terras brasileiras, Marlene lançou seu 1º álbum, intitulado “My Way”, um disco instrumental recheado de influências de Pat Metheny, James Moody, Charlie Parker e Miles Davis, além de referências a ritmos brasileiros, como o choro, o frevo, o samba e a bossa nova. Desde então, a artista se apresenta como trio e já brilhou nos palcos da TV Câmara, do CCBB Brasília, do Clube do Choro de Brasília, das comemorações de aniversário da capital federal, conhecidas por serem sucesso de público, e de vários festivais de jazz em território nacional.
No dia 9 de julho, a musicista retorna ao Clube do Choro com o show instrumental Marlene Souza Lima Trio, acompanhada de Rodrigo Salgado no contrabaixo e Caio Fonseca na bateria,apresentando uma setlist que inclui canções autorais e sucessos de Earl Klugh, John Scofield, Clifford Brown e João Bosco, entre outros nomes nacionais e internacionais.
Serviço
Show de Marlene Souza Lima Trio no Clube do Choro
Quando: 09/07 (sábado), de 21h às 23h
Onde: Clube do Choro de Brasília, localizado no Setor de Divulgação Cultural, Bloco G – Eixo Monumental (entre a Torre de TV, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Planetário)
Entradas: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia)
Classificação: 14 anos
Mais informações: (61) 3224-0599