dança vitalEm sua edição inédita, desta vez com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e em parceria com o Instituto Federal de Brasília/Faculdade de Dança (IFB), o curso de extensão em Dança Vital alia diversas técnicas de dança à exercícios terapêuticos, arteterapia e meditação. Os participantes serão certificados pelo IFB e Conselho Internacional de Dança/Unesco.
O programa, oferecido gratuitamente ao público, atenderá artistas da cidade, como atores, músicos, dançarinos, artistas plásticos, visuais, circenses, fotógrafos e poetas/escritores, que buscam no autoconhecimento a potencialização de sua criatividade.
O objetivo do curso de extensão com vivências semanais é possibilitar ao participante maior consciência corporal, além de um mergulho no seu eu interior. O processo culmina na montagem coletiva de um espetáculo com direção de Nartan Lemos, coordenadora do projeto. As inscrições vão de 4 a 22 de julho de 2016. Acesse e preencha o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO disponível neste link.

PROPOSTA
De Agosto de 2016 a Junho de 2017, o curso de extensão em Dança Vital irá promover uma variedade de danças, meditações e terapias. O método propõe, de forma espontânea, lúdica e profunda, estarmos em contato com nossa energia vital.
“A ideia central é nos reconectarmos com nossa essência/self e com nossa criatividade, tendo a dança e a música como instrumentos de autoconhecimento”, ressalta Nartan Lemos.
As vivências semanais articulam a promoção da saúde mental à criação de performances – integrando mente, corpo e alma -, promovendo o auto conhecimento/reconhecimento e o aperfeiçoamento de profissionais de diferentes frentes de atuação criativa.
O curso de extensão será dividido em dois módulos. No primeiro, as aulas serão realizadas de Agosto a Novembro de 2016. O segundo módulo irá de Março a Junho de 2017. As vivências irão resultar na construção coletiva de um espetáculo – a circular por diferentes regiões administrativas do DF.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
– Percepção do próprio corpo: áreas de tensão e prazer;
– Ativação da energia vital: alongamentos e consciência corporal;
– Meditações ativas e passivas: Relaxamento;
– Técnicas diversas: Dançaterapia, Método Silvestre, Dança dos 4 elementos e Orixás, 5 ritmos, Ritmos Brasileiros, Dança Espontânea, Danças de Gurdijeff, Danças Circulares; Arteterapia e Bioenergética;
– Meditações ativas e passivas;
– Construção de coreografias;
– Criação de espetáculo artístico.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Módulo 1: 11 de Agosto a 24 de Novembro (2016)
Módulo 2: 09 de Março a 29 de Junho (2017)
PÚBLICO-ALVO
Atores, músicos, dançarinos, artistas plásticos, visuais, circenses, fotógrafos e poetas/escritores.
CARGA HORÁRIA/CERTIFICAÇÃO
80 horas curriculares. Os participantes serão certificados pela Faculdade de dança/IFB e Conselho Internacional de Dança/Unesco.
METODOLOGIA
Aulas presenciais, dinâmicas de grupo e vivências em arteterapia.
AULAS
Às quintas-feiras, das 19h às 21h.
LOCAL
Instituto Federal de Brasília/Faculdade de Dança (IFB). Via L2 Norte, SGAN 610, Módulo D, E, F e G, s/n – Asa Norte, Brasília – DF, 70830-450.
VAGAS DISPONÍVEIS
35 vagas.
*Serão disponibilizadas vagas para pessoas portadoras de deficiência e a metodologia será adaptada conforme a demanda.