Fotos: Jessica Lima
Conhecido por sua abordagem inovadora no teatro-dança, o grupo artístico candango PÉS, formado por atores com e sem deficiência, comemora sua trajetória de 13 anos com a reestreia do espetáculo Amplexos – Qual a distância de um abraço?, que será apresentado no Teatro SESC Garagem, com sessões gratuitas e abertas ao público na sexta (13), sábado (14) e domingo (15), às 20h.
Criado e dirigido por Rafael Tursi, o quinto espetáculo da companhia, que estreou originalmente em 2019, retorna ao palco após um hiato forçado pela pandemia da Covid-19. Vencedor do Prêmio Web de Teatro na categoria Espetáculo Adulto, o nome Amplexos remete ao plexo braquial, que liga o tórax e os braços, localizado na região do pescoço e do ombro. A inspiração do nome é, segundo o diretor, aquilo que colocamos entre os braços, ou simplesmente um abraço.
Concebido em uma montagem intimista, Amplexos explora o poder do toque, do afeto e do desafeto, e utiliza o formato de teatro de arena, aproximando o público da ação no palco. O espetáculo é inteiramente não-verbal, e a comunicação se dá exclusivamente pelo movimento dos corpos, e conta com um elenco diversificado formado por 18 artistas com idades entre 23 e 64 anos.
Ao todo o grupo se apresenta de 12 a 15 de setembro, sendo quatro apresentações nos dias 12 e 13, às 15h e 20h, exclusivas para o público escolar e grupos agendados; e nos dias 13 (sessão das 20h), 14 e 15 de setembro, abertas ao público geral, às 20h, com retirada gratuita de ingressos 1 hora antes do início. Todas as sessões contarão com intérprete de libras e bate-papo com o diretor e integrantes do grupo artístico.
O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, e tem apoio da Universidade de Brasília e do SESC DF.
LANÇAMENTO DE LIVRO
Além da reestreia de Amplexos, o grupo PÉS também lança seu primeiro livro, intitulado Projeto PÉS – Teatro-Dança com Pessoas com Deficiência. A obra traz um relato sobre os 13 anos de história da companhia e sua atuação na inclusão de pessoas com deficiência no cenário artístico. O lançamento acontece na terça-feira, 17, na Galeria Rubem Valentim, no Espaço Cultural Renato Russo, a partir das 19h. O evento contará com apresentação musical de Neilton Sérgio e cenas do grupo PÉS, além de sessão de autógrafos com os autores.
Organizado por Rafael Tursi, Mônica Gaspar e Ana Balata, o livro conta com depoimentos e reflexões de vários integrantes da companhia PÉS sobre a atuação do grupo, que se destaca por incorporar pessoas com deficiência em suas criações cênicas. A obra será disponibilizada em formato físico, com imagens que ilustram a estética e evolução do grupo, além de um QR-code para acesso à versão em audiolivro e audiodescrição das imagens.
Após o lançamento, os organizadores Rafael Tursi e Mônica Gaspar participarão de uma série de palestras e apresentações, incluindo o Congresso da Associação Brasileira de Artes Cênicas (ABRACE), que será realizado no fim de setembro, em Minas Gerais.
Serviço:
Espetáculo Amplexos – Qual a distância de um abraço?
Data: 13, 14 e 15 de setembro, às 20h – aberto ao público
12 e 13 de setembro, às 15h e 20h – sessões voltadas ao público escolar (última sessão também aberta ao público)
Local: Teatro SESC Garagem (913 Sul)
Entrada Gratuita (retirada de ingressos 1h antes do espetáculo)
Lançamento do livro “Projeto PÉS – Teatro-Dança com Pessoas com Deficiência”
Data: 17 de setembro, às 19h
Local: Galeria Rubem Valentim, Espaço Cultural Renato Russo (W3 – 508 Sul)
Valor do livro: R$ 50
Compra online: DISPONÍVEL AQUI
Entrada Gratuita
Mais informações: Site do grupo PÉS | @projetopes
—