Entre os dias 4 e 28 de outubro, o ‘Festival Taguatinga de Cinema’ oferece cinco oficinas gratuitas com o propósito de compartilhar com pessoas, em especial o público jovem, os caminhos para uma comunicação eficiente, encontrados nas inúmeras ferramentas disponíveis e inseridas no universo da internet. As inscrições para as oficinas podem ser feitas no site do Festival – festivaltaguatinga.com.br
Dia 4 de outubro de 2017, quarta-feira
Das 8h30 às 12h
No Teatro da Praça
Endereço: Setor Central de Taguatinga, AE 5
Você com seu celular também pode fazer um curta-metragem, com Alex Vidigal
Com desenvolvimento das tecnologias e mídias no escopo da Era Digital, os processos de gravação audiovisual não são mais exclusivos às câmeras de cinema e de tevê, sendo possível fazer registros com smartphones e tablets. Dentro dessa possibilidade, a oficina trará a reflexão de como estes equipamentos podem ser utilizados no desenvolvimento da linguagem audiovisual e como esta gravação será desenvolvida nas etapas de pré-produção, produção (registro) e pós-produção.
Alex Vidigal Rodrigues de Sousa é graduado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Brasília (2007). Em 2009, tornou-se professor da Faculdade Projeção em disciplinas relacionadas ao campo do audiovisual. No ano seguinte, após pleitear uma vaga na docência em um concurso na Universidade Católica de Brasília, foi aprovado para ministrar aulas no campo do audiovisual para as habilitações de Jornalismo e Publicidade.
Em 2011, tornou se especialista em Artes Visuais: Cultura & Criação, pelo SENAC. No período de 2011 a 2013, foi Coordenador do CRTV na UCB.
Em 2014, defendeu sua dissertação ‘A Representação da Violência no Faroeste Italiano’ se tornando mestre pela Universidade de Brasília.
Tem vasto conhecimento na área da Comunicação, com ênfase em imagem e som. Sua experiência no mercado de trabalho envolve atividades nas áreas de produção de vídeos institucionais, publicitários, ficcionais, documentários e etinográficos, projetos de extensão e cobertura de eventos.
Atualmente está envolvido com projetos audiovisuais: com caráter cultural na cidade de Brasília e pela pesquisa em outras cidades do Distrito Federal.
Dia 11 de outubro de 2017, quarta-feira
Das 14h30 às 18h
No CEMEIT Centro de Ensino Médio EIT
Endereço: Setor Central de Taguatinga, QNB 01 AE 01
O Poder da Representatividade Negra nas Redes Sociais, com Neggata
Vivemos a era das informações ágeis e democráticas, e grande parte disso devemos as redes sociais, que permitem “pessoas comuns” transformem o “senso-comum”, ao compartilharem suas vivências e conhecimentos. Esta era contemporânea vem carregada de empoderamento com incríveis representatividades.
Resposta à perguntas como: O que é representatividade e por quê ela é tão importante nos dias de hoje?; Por que o ativismo negro tem mudado a forma como as grandes marcas e da sociedade enxergam a diversidade do universo das mulheres negras?, é que a Neggata vai dividir em sua oficina.
Lorena Monique, na certidão, mas na web ela é conhecida como Neggata. Em seu canal do Youtube, Neggata discorre sobre temas pertinentes como ‘cultura negra’ e ‘empoderamento feminino’. Dona de um estilo único, esta feminista-ativista é movida por mudanças e seu visual exprime bem isso, já que ela sempre está com um penteado novo.
Dia 18 de outubro de 2017, quarta-feira
Das 14h30 às 18h
No CEMEIT Centro de Ensino Médio EIT
Endereço: Setor Central de Taguatinga, QNB 01 AE 01
Oficina de Fotos e Gifs para Internet, com Grilo
Nesta oficina, o diretor de criação Daniel Grilo convida os participantes a conhecerem aspectos da comunicação realizada por meio de Gifs e Fotos para internet. Dividida em cinco módulos (- Portfólio de gifs e afins; – Breve Histórico e Panorama; – Conceitos básicos de animação em repetição; – Da idealização ao produto; e – Linha do tempo/software), o encontro discute desde a idealização e seus conceitos básicos até a produção de uma peça.
Daniel Grilo, brasiliense, ilustrador, músico e diretor de criação, foi um dos criadores do coletivo Família Design, de Brasília. Em 2007, mudou-se para São Paulo onde trabalhou como diretor de criação na agência de marketing digital Alfaiataria, como designer sênior na LEN Comunicação e Branding e também como diretor de criação na agência de conteúdo Recheio.
Realizou desde trabalhos de ambientação para empresas como Walmart e Rhodia, até conteúdo digital para empresas como Nestlé, Faber-Castell e Burger King. Em 2016, voltou para Brasília e em 2017 ingressou na Radiola Design e Publicidade, onde é responsável pela criação de conteúdos digitais para empresas como Marvin, Honda [Plaza Motors] e Brasília Harley-Davidson.
Dia 25 de outubro de 2017, quarta-feira
Das 8h às 12h
No CEMEIT Centro de Ensino Médio EIT
Endereço: Setor Central de Taguatinga, QNB 01 AE 01
Marketing Digital, por onde começar, com Francisco Jardim
Esta oficina tem como objetivo promover o entendimento de como gerar resultados positivos para um negócio ou produto por meio de uma comunicação com propósito e valores humanos.
Sabe-se que vende mais, quem está bem inserido no universo das mídias sociais digitais, no entanto: Como divulgar produtos e serviços nestas novas mídias? Quais devem ser os primeiros passos? Onde vale a pena investir mais: Site, Facebook ou anúncios no Google? São muitos os desafios em como iniciar uma campanha na web.
Com 14 anos de experiência em Comunicação e Marketing, Francisco Jardim domina como poucos os princípios da comunicação e compartilha expertise com seus clientes, de maneira a desmistificar desafios e tornar fácil e natural o uso das várias ferramentas das novas mídias, com o objetivo único de promoção de uma marca.
Francisco Jardim é formado em Comunicação Social, Radialista e Gestor de Marketing. Trabalha há 14 anos na área de comunicação, em Brasília, para grandes agências de publicidade e a Rede Globo. Atualmente, autônomo, atua como designer gráfico e de web, gestor de marketing consciente focado em ensinar profissionais liberais e pequenas empresas a aumentarem seus resultados por meio do marketing digital.
Dia 28 de outubro de 2017, sábado
Consolidação de conteúdos, com Nina Rodrigues e Karina Perpétuo
No CEMEIT Centro de Ensino Médio EIT
Endereço: Setor Central de Taguatinga, QNB 01 AE 01
Oficina que vai reunir os alunos as oficinas anteriores com o objetivo de consolidar os aprendizados assimilados. Essa turma será estimulada a atuar como cobrir o Festival nas mídias digitais, oportunidade para colocarem em prática os conhecimentos adquiridos.
Nina Rodrigues é formada em Jornalismo, estudou documentário, edição e roteiro cinematográfico na EICTV, Escuela Internacional Del Cine Y TV, de Cuba.