Palco dos principais eventos de raiz nordestina no DF, a Casa do Cantador volta a receber grandes nomes da Cantoria de Repente e outras artes do Sertão Nordestino. Nos dias 10, 11 e 12 de agosto, com entrada franca, acontece uma nova edição do Festival Regional de Repentistas do DF e Entorno. Evento que, desde a sua criação, já reuniu centenas de duplas de repentistas em apresentações onde o improviso e a criatividade são protagonistas.
É certa a afirmação que o Festival consolida a cultura popular em Brasília, uma vez que atrai atenção não só de moradores próximos, mas também de quem mora longe e se desloca até a Casa do Cantador. Outra ação importante do evento, para que a Arte do Repente se mantenha viva como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, são as visitas a Escolas Públicas, onde promove shows para toda a comunidade escolar e vizinhança.
O Repente é presente no DF desde a construção da Capital, quando os candangos trouxeram consigo sua bagagem cultural. Hoje, essa arte secular é admirada por muitos e, segundo João Santana, premiado repentista, “se perpetua e se aperfeiçoa na voz de jovens improvisadores, com vocabulário e abordagem modernas e total domínio das rígidas regras de métrica e rima que a caracterizam”, observa.
No Festival Regional de Repentistas do DF e Entorno, de caráter competitivo, se apresentam nove duplas, selecionadas em fase eliminatória entre os 23 repentistas inscritos. Também sobem ao palco, a convite do Festival, uma dupla da nova geração e outra de mestras repentistas consagradas.
A programação também contempla o Forró, o Teatro de Mamulengo, a Literatura de Cordel e os Poemas Matutos. A presença dessas outras artes do Sertão é mais uma forma de “difundir e fortalecer o espaço da cidadania daqueles que constroem a arte popular, se expressam através dela e fazem da mesma o exercício de sua brasilidade”, justifica Santana.
Para Chico de Assis, outro premiado repentista e um dos organizadores do Festival, “a reunião destas manifestações culturais enaltece a força artística e o histórico de resistência das culturas populares do povo de Brasília”. Aberta ao público, o Festival também oferece uma oficina de poesia nordestina.
Esta edição do Festival Regional, com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF, possibilitará, via transmissão ao vivo, que apreciadores de outras regiões do Brasil possam acompanhar em tempo real, este que é mais um dos famosos festivais da Casa do Cantador. Todo o evento contará com intérprete de Libras.
Programação:
Dia 10/08 (quinta-feira)
20h – Abertura com Lília Diniz – Poesia Matuta
20h15 – Competição com as duplas de repentistas locais
Valdenor de Almeida e Jonas Andrade
Osnil Soares e Waldir Lucena
Poeta Geraldinho e Louro Bento
21h – Atrações especiais: Fabiane Ribeiro e Lucinha Saraiva (mestras repentistas)
Dia 11/08 (sexta-feira)
20h – Abertura com Lília Diniz – Poesia Matuta
20h30 – Atração especial: Mamulengo Fuzuê
21h – Competição com as duplas de repentistas locais
Wladimir Maiakovski e Donzílio Luiz
Messias de Oliveira e Ramalho de Oliveira
Nelsom Martins e Nelson Santos
Dia 12/08 (sábado)
16h – Oficina de Poesia Popular Nordestina, com Chico de Assis
20h – Abertura com Lília Diniz – Poesia Matuta
20h15 – Competição com as duplas de repentistas locais
Chico de Assis e João Santana
Cícero Monteiro e Geraldo Queiroga
Chico Brazlândia e Zé Moacir
21h – Atração especial: Meriele – Forró Pé-de-Serra
21h30 – Anúncio do resultado da competição
21h45 – Atrações especiais: Jairo Silva e Jéferson Silva (nova geração de repentistas)
Serviço:
Festival Regional de Repentistas do DF e Entorno
Local: Casa do Cantador– QNN Quadra 32 Área Especial G, em Ceilândia
Dias: 10, 11 e 12 de agosto de 2023
Horários: quinta e sexta, das 20h às 22h, e sábado, das 16h às 22h
Entrada franca
Classificação livre
Informações: https://2023.repentistasdf.com.br