O Festival Ocupa! promove uma grande festa musical na Piscina com Ondas neste sábado (14) com o tão aguardado “Samba Urgente convida Roberta Sá”.

A artista vai fazer uma participação especial no show da Roda de Samba mais celebrada de Brasília – o Samba Urgente – que já ocupou espaços públicos da capital e se tornou um dos maiores movimento de música na rua do Brasil. Tudo a ver com a gênese do Festival Ocupa! – Festival de Artes Contemporâneas, que movimenta a Ocupação Contém até 28 de setembro com uma vasta programação nas áreas de Artes Visuais, Cinema e Música.

Pelo Palco Ocupa! já passaram Alice Caymmi (RJ), Chico Chico (RJ) e Jean Tassy (DF) no último sábado (7 de setembro). E ainda vem por aí apresentações de Céu, Clarice Falcão, Lupa, O Tarot, Ellefante, Natália Carrera e Raquel Reis.

O Samba Urgente tornou-se a segunda maior roda de samba do país levando para os espaços públicos de Brasília mais de seis mil pessoas por edição.

O grupo é apontado pela mídia como o movimento que moderniza o Samba no DF. Recentemente estiveram recentemente na Ocupação Contém e tocaram para uma multidão que lotou a Piscina com Ondas. Agora voltam para integrar o line up do Festival Ocupa! com convidados especiais: Roberta Sá (SP), Dhi Ribeiro (DF), Teresa Lopes (DF), Carol Nogueira (DF) e DJ Pops (DF).

Sobre o Samba Urgente:

Uma roda de samba 100% gratuita e no meio da rua, ocupando espaços públicos de Brasília e levando samba e chorinho para os brasilienses. Essa é a proposta do Samba Urgente, grupo capitaneado por jovens músicos da capital. A receita de fazer uma roda de samba gratuita e no meio da rua agrada os brasilienses.

Criado em fevereiro de 2018, o grupo hoje arrasta mais de seis mil pessoas por edição para ouvir música brasileira até o amanhecer. O Samba Urgente surgiu com o objetivo de ocupar espaços públicos de Brasília com música e arte. Músicos de Brasília fazendo samba para os brasilienses.

“Nosso objetivo é levar samba e choro para o máximo de brasilienses que a gente conseguir. São estilos importantes para a nossa música brasileira, mas que muitas vezes ficam distantes do grande público. Queremos levar essa música para os brasilienses, ressignificando espaços públicos da cidade”, explica Pedro Berto, um dos fundadores do movimento.

Sobre Roberta Sá

Nascida em Natal (Rio Grande do Norte) em 1980, aos nove anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Depois de um período dedicado as aulas de canto, Roberta Sá fez seu debut nos palcos em 2002.

Em 2005 veio o primeiro disco, “Braseiro”, uma declaração de amor à música popular brasileira. O cantor Ney Matogrosso participa do CD, recebido com elogios pela critica especializada. “Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria”, segundo CD, foi lançado em 2007 e rendeu indicações ao Grammy Latino nas categorias Artista Revelação e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

Dois anos depois, Roberta Sá gravou seu primeiro DVD ao vivo no show “Pra Se Ter Alegria”. Em 2010, juntou-se ao Trio Madeira Brasil (trio de violonistas) e gravou “Quando o Canto é Reza”, com obras do compositor baiano Roque Ferreira. No final de 2011 Roberta já havia ultrapassado a marca de 200 mil discos vendidos, ganho prêmios populares e da crítica e se apresentado por todo Brasil e em Portugal.

Ao longo de sua trajetória, Roberta Sá participou como convidada em diversos projetos, como o CD “La música no se toca”, do cantor e compositor espanhol Alejandro Sanz, na faixa “Bailo con vos”; em “Amazônia – na trilha da floresta” , de Mario Adnet, na faixa “Canoa canoa”; no projeto “40 Anos Depois”, de João Bosco, na faixa “De frente pro crime”, e em “PuraBossaNova”, do titã Sergio Britto, na faixa “Maria (L’autre chienne)”.

Serviço:
Festival Ocupa! – Festival de Artes Contemporâneas
Samba Urgente convida Roberta Sá
Dia 14/09 (sábado) a partir de 18 horas
Local: Ocupação Contém – Piscina com Ondas – Parque da Cidade – Estacionamento 7
Ingressos: R$20 (antecipados + 1kg de alimento) e R$30(na hora)
Vendas online via Sympla: bit.ly/ingressoscupa14
Informações: www.festivalocupa.com.br
Classificação 18 anos