“Mussum – O Filmis”, “Uma Família Feliz” e “Tia Virgínia” estão entre os seis selecionados na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros 

O 51o Festival de Gramado acaba de anunciar os filmes que estão na seleção oficial da edição deste ano. “Mussum – O Filmis”, “Uma Família Feliz” e “Tia Virgínia” estão entre os seis selecionados na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros. 

“Mussum – O Filmis”, primeiro longa-metragem para o cinema do diretor Sílvio Guindane, que traz a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, e vai além do papel inesquecível do humorista em “Os Trapalhões”, ao lado de Didi, Dedé e Zacarias. Protagonizado por Ailton Graça, com Vanderlei Bernardino no papel de Chico Anysio, e Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protasio, Neusa Borges, Jennifer Dias,Késia e Cinnara Leal no elenco, o filme tem roteiro de Paulo Cursino, produção de André Carreira, pela produtora Camisa Listrada, e distribuição daDowntown Filmes.  

Entre os selecionados também está o thriller psicológico “Uma Família Feliz”, dirigido por José Eduardo Belmonte e com argumento e roteiro de Raphael Montes, que também é diretor assistente. O longa traz Grazi Massafera no papel de Eva, uma mulher acusada pela sociedade de ser a principal suspeita dos estranhos acontecimentos que envolvem suas duas filhas gêmeas e seu filho recém-nascido. Para provar sua inocência e ter seu marido, interpretado por Reinaldo Gianecchini, e sua família feliz de volta, ela começa a investigar a situação. O longa é produzido pela Barry Company, em coprodução com Globo Filmes e Telecine, e distribuído pela Pandora Filmes. 

Fotografia still e making of do filme “Tia Virginia”, do diretor Fábio Meira e produzido pela Kinossaurus, contando com grandes atores como Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Antônio Pitanga, Daniela Fontan e Iuri Saraiva no elenco. Friburgo, 11.02.2020 foto: Andréa Testoni / Zuppa Filmes

Na mesma categoria concorre “Tia Virgínia”, com Vera Holtz no papel título e também protagonizado por Arlete Salles e Louise Cardoso. Passado em um único dia, quando a família se encontra para celebrar o Natal após a morte do patriarca, o filme conta a história de Virgínia, uma mulher de 70 anos, que nunca se casou ou teve filhos e, convencida pelas irmãs Vanda e Valquíria, mudou-se de cidade para cuidar da mãe idosa. A direção e o roteiro são do premiado Fabio Meira, com produção da Roseira Filmes e da Kinossaurus, e distribuição da Elo Company. No elenco também estão Antonio Pitanga, Amanda Lyra, Daniela Fontan, Iuri Saraiva e Vera Valdez. 

Os filmes serão exibidos entre 12 e 18 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. A produção escolhida para abrir o evento, em exibição única fora de competição, na noite do dia 12, foi o documentário de longa-metragem “Retratos Fantasmas”, com direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho, produção de Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coprodução e distribuição da Vitrine Filmes, de Silvia Cruz e Felipe Lopes. Na noite de 19 de agosto, serão revelados os vencedores de cada categoria.