Em formato online, festival está com inscrições abertas para a mostra competitiva do centro-oeste e a mostra de cinema fantástico. 

Público é convidado a colaborar com financiamento coletivo para a realização do festival 

Adaptado aos novos tempos e com várias novidades, o CineFest São Jorge 2020 acontecerá de 29 de outubro a 1º de novembro totalmente online e gratuito. O festival de cinema da Chapada dos Veadeiros chega à sua quarta edição enfrentando os desafios impostos pela pandemia do Covid-19 e se reinventando com muitas novidades na programação, mas mantendo sua marca principal: ser uma janela para o cinema da região Centro-Oeste e o ponto de encontro entre fãs da sétima arte e da chapada. As inscrições estão abertas até 17 de setembro pelo site www.cinefestsaojorge.com.br 

Uma novidade desta edição é a abertura das inscrições para duas mostras competitivas, uma regional para curtas-metragens de realizadores do Centro-Oeste e a outra para obras que abordem o universo místico, extraordinário ou de terror, intitulada Mostra de Cinema Fantástico. A ideia é que o misticismo e as lendas que fazem parte da cultura da Chapada dos Veadeiros nos levem para uma viagem por universos de histórias de outras partes do Brasil que também despertem nossa imaginação. 

A programação vai contar ainda com a Mostra Clássicos do Centro-Oeste com curtas que fizeram história na região e uma mostra especial sobre diversidade em parceria com o tradicional Festival Mix Brasil, que desde 1993 exibe filmes que tratam de direitos humanos e respeito às diferenças. 

Como acontece em todas as edições, haverá homenagens, debates, ações formativas, aula de yoga e até mesmo os passeios online para quem quiser matar a saudade da Chapada. Tudo à distância, respeitando as orientações de prevenção aos Covid-19. 

O CineFest é um festival independente que sempre contou com o apoio dos comerciantes locais como donos de pousadas e restaurantes da Chapada dos Veadeiros. Ele surgiu de uma ideia da cineasta e publicitária Betânia Victor, que desejava reunir os amigos em um festival de cinema que acontecesse em pleno povoado de São Jorge, lugar pelo qual é apaixonada e sua segunda casa há mais de 25 anos. 

A data foi propositalmente escolhida como último final de semana de outubro por ser um período em que o número de visitantes cai e uma mostra de cinema poderia movimentar a Chapada na baixa temporada. 

O formato online rompe barreiras geográficas e pode ser projetado em qualquer lugar do Brasil e até do mundo. O CineFest São Jorge 2020 sai das ruas do pequeno povoado na Chapada dos Veadeiros e pega trilhas virtuais para se conectar com o mundo. Sua resistência, mais do que nunca, se inspira na natureza, onde a conexão com o coletivo é que preserva a saúde, a cultura, o planeta. 

Financiamento coletivo – O CineFest São Jorge trabalha com os dois setores fundamentais para a economia que ficaram paralisados durante a pandemia e devem ser os últimos a retomarem: o cinema e o turismo. Neste ano atípico e difícil para todos, a impossibilidade de recorrer aos parceiros de outrora trouxe a ideia de envolver o público nessa rede. Um financiamento coletivo está sendo lançado para que todos possam ajudar a fazer o festival acontecer de forma histórica. O público pode colaborar pelo site benfeitoria.com/cinefestsaojorge

Lives – Os detalhes da programação estão sendo revelados toda quinta-feira, às 21h, em Lives realizadas no perfil do Instagram: @cinefest_saojorge. Apresentadas por João Campos, toda semana um convidado diferente conta sua experiência com a Chapada dos Veadeiros, o

audiovisual e, é claro, com o CineFest. Já passaram por lá a idealizadora Betânia Victor, a cineasta Madê Picchi e a continuísta Patrícia Alencastro, homenageada em 2017, na primeira edição. Durante o festival, as Lives continuarão com debates sobre os filmes exibidos, entre outros temas que serão divulgados posteriormente.