O Festival Brasil É Terra Indígena realiza no dia 13 de dezembro (quarta-feira), às 10h, no Auditório II do Museu Nacional, coletiva de imprensa que marca a abertura do evento. Participam da mesa Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Priscila Tapajowara, do coletivo Mídia Indígena; Dianamam Tuxá, coordenador-executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; Lenine, cantor e aliado da causa indígena; e Marcelo Rosenbaum, arquiteto e curador da Feira de Arte Indígena, que integra o Festival.
Realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, no Museu Nacional da República, o festival celebra e valoriza a música produzida por artistas indígenas dos seis biomas brasileiros. No line-up, estão o grupo Bro Mc’s, que convida o rapper Xamã ao palco. As Suratas do Tapajós recebem a cantora Gaby Amarantos e o músico Felipe Cordeiro. Gean Pankararu leva para a sua apresentação o cantor Lenine. Já Mariene de Castro participa do show de Djuena Tikuna. Outras 14 atrações se apresentam nos dois dias de festival.
Além da programação musical, o festival apresenta a Feira de Arte Indígena, que reúne trabalhos de mais de 80 artistas, em uma curadoria desenvolvida pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum. Uma série de talk shows é apresentada no Espaço Tecnologia e Ancestralidade para o debate de temas que vão da moda à crise climática.
Festival Brasil É Terra Indígena
festivalindigena.com.br