Imagem III 74:
Homem carrega um pedaço de metal.
Chittagong, Bangladesh, 1989-Sebastião Salgado

Seleção de 150 fotografias volta a ser exposta ao público brasileiro após 20 anos desde a primeira montagem no país

A exposição foi construída a partir de viagens realizadas entre 1986 e 1992, ”Trabalhadores” oferece uma espécie de arqueologia visual da Revolução Industrial, período em que o trabalho manual foi o eixo central da vivência de mulheres e homens pelo mundo. A exposição retrata o resultado de buscas de Sebastião Salgado em representar os processos manuais de produção ainda existentes, antes que desaparecessem completamente.

“Eu tinha que prestar homenagem a esse trabalho que estava em meu coração, que era a razão de meu ativismo político e do que acreditava ser o mundo da produção. Realizei esse projeto com imenso prazer e orgulho por fazer parte dessa espécie de construtores, apesar, é claro, das condições muitas vezes difíceis e desumanas em que o trabalho era realizado. É uma alegria poder voltar a apresentar este trabalho fotográfico no Brasil, e uma honra ser o primeiro artista a expor na galeria de exposições do Sesi Lab, em Brasilia”, ressalta Sebastião Salgado.

A mostra com curadoria de Lélia Wanick Salgado, reúne registros da tradicional pesca do atum na Sicília; a singular aventura dos garimpeiros de Serra Pelada e de plantações de cana no Brasil; a paisagem dantesca de uma mina de enxofre na Indonésia; famílias indianas envolvidas na construção da barragem para irrigação e combatentes de incêndios colossais em poços de petróleo no Kwait. Desta narrativa iconográfica de uma verdadeira epopeia global, resulta uma perspectiva arqueológica completada por textos às fotos, com informações históricas e factuais.

Serviço:

Exposição Trabalhadores de Sebastião Salgado

Sesi Lab- Antigo Touring

De 28/06 a 28/01/2024

Horário de Funcionamento : terça-feira a sexta, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h

Ingressos: R$20 e R$10 (meia)

Reserve seu ingresso: www.sesilab.com.br