A Galeria BSB Memo abre no próximo sábado (20), às 12h, a Exposição “Niemeyer: Brasília em Gravuras”. A mostra, que reúne 12 gravuras com edição limitada, assinadas pelo arquiteto mais célebre do país, ficará aberta para visitação gratuita até o dia 31 de outubro.
Parte de uma coleção particular, os desenhos de Oscar Niemeyer permitirão ao visitante uma experiência que ultrapassa a ótica cotidiana de quem mora na cidade e convive diariamente com os traços do arquiteto materializados nos seus principais monumentos. O arquiteto Raffael Innecco e sua esposa Thatiana, sócia da BSB Memo estão contando os minutos para receber a exposição. “Para nós que começamos com o ideal de difundir o que Brasília tem de melhor do ponto de vista estético e conceitual, receber gravuras de Niemeyer é um marco. São desenhos, que representam a origem e o ponto de partida original da proposta da BsB Memo”, afirma Raffael.
O foco da exposição consiste em gerar o paralelo entre o real concreto e o sonho dos idealizadores da jovem capital do país; sonho este, representado por Oscar em seus papeis, construindo assim no expectador uma sensação de intimidade com suas ideias.
Após visitar a mostra Niemeyer: Brasília em Gravura é possível que os visitantes compartilhem algumas das reflexões do grande mestre: “Quanto sonho e entusiasmo JK dedicou a Brasília? Quanto obstáculo o cercou tentando paralisá-la? Mas Brasília é uma realidade, viva, palpitante e irresistível como ele a desejava”.
Sobre a Galeria BSB Memo
Inaugurada em abril desse ano, a Galeria BSB Memo foi concebida como um espaço que acolhesse turistas e moradores, mostrando Brasília sob diferentes formas e olhares. As exposições tem sempre Brasília como tema central.
O objetivo da BSB Memo é divulgar / difundir a estética e o urbanismo original da cidade, o projeto inicial de Lucio Costa, as contribuições de Burle Max, AthosBulcão, e tantos outros que contribuíram para a formação da identidade dessa cidade que é modernista, ampla, museu a céu aberto… Mostrar a sua originalidade e beleza, chamar a atenção das pessoas para o fato de que temos um patrimônio a ser cuidado, que está ameaçado pela especulação imobiliária e pela política ruim, oportunista. Enfim, tentar, de alguma forma, valorizar e preservar a cidade que amamos tanto.
Exposição: “Niemeyer: Brasília em Gravuras”
De 20/09 a 31/10 (de segunda a sábado, das 9h às 19h)
Local: CLN 303 Bloco A Loja 20 – Brasília DF
Informações: (61) 3034 4427
Entrada Franca
Classificação Livre