A África de hoje, pungente e permeada por uma intensa produção artística, é o fio condutor da exposição EX AFRICA, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte.
Com entrada gratuita, a mostra inédita no Brasil tem curadoria de Alfons Hug e fica em cartaz até 30 de dezembro na capital mineira. Por um período de mais setenta dias, o CCBB se torna uma extensão do continente africano, recebendo dezenas de artistas nigerianos, sul africanos, angolanos e afro-brasileiros.
Na sequência, a exposição segue para o Rio de Janeiro (janeiro/2018), São Paulo (abril/2018) e Brasília (agosto/2018).
A mostra reúne diversos nomes da cena contemporânea africana e revela a riqueza da diversidade da arte, através de diferentes recortes: performances, música, instalações, fotografias, videoarte, pinturas.
Entre os artistas com trabalhos expostos – a maioria deles inéditos no Brasil – estão: Kudzanai Chiurai (Zimbábue, fotografia); Leonce Raphael Ogbodjelou (Benim, fotografia), Arjan Martins (Brasil, pintura), Omar Victor Diop (Senegal, fotografia), Ibrahim Mahama (Gana, Instalação) e J.D. Okhai Ojeikere (Nigéria, fotografia).
A mostra também inclui a sala CLUBE LAGOS, que apresenta dezesseis videoclipes de afrobeat traçando um panorama da música popular da maior cidade africana, Lagos.
Quem assina a curadoria do espaço é Ade Bantu, músico nigeriano-alemão (1971), produtor e ativista social, criador de um Festival de Música em Lagos (Nigéria), e fundador do coletivo musical afro-alemão Brothers Keepers. Sua banda BANTU recebeu o Prêmio Kora (o equivalente pan-africano do Grammy) pelo álbum Fuji Satisfaction (2005).
Serviço:
Exposição EX Africa
Data: Até 30/12
horário de visitação: 9h às 21h. (de 4ª a 2ª)
Local: CCBB BH-Praça da Liberdade, 450
Telefone: (31) 3431-9400
Informações: site bb.com.br/cultura
Entrada franca
Classificação Livre