Inaugurada na última quinta-feira (23), na Galeria Athos Bulcão-anexo ao Teatro Nacional, a exposição 55 Anos- da Utopia à Capital, sob a curadoria de Danielle Athayde. A abertura contou com a presença do governador do DF Rodrigo Rollemberg e do Secretário de Cultura Guilherme Reis.
A mostra reúne um apanhado dos mais significativos momentos da capital federal e também a visão dos artistas sobre Brasília. Uma linha do tempo descreve a trajetória das capitais do país, até o sonho planejado de JK, e sua determinação em construir a cidade em apenas 3 anos.
A exposição chega à Brasília após ter sido apresentada na Espanha, Argentina, Chile, Índia, França e na Alemanha, totalizando mais de 300 visitantes.
Será possível ver a maquete da cidade, criada por Antônio José Pereira, os planos urbanísticos e arquitetônicos de Lúcio Costa, registros fotográficos do alemão Peter Scheir, do germano-brasileiro Jesco Putkammer, dos franceses Marcel Gautherot e Jean Manzon e do piauiense Mario Fontenelle, autor da clássica imagem ‘Sinal da Cruz’, no cerrado, antes da construção da capital. Além de peças de Athos Bulcão, Oscar Niemeyer, Marianne Perretti, Bruno Giorgi e Alfredo Ceschiatti.
No ‘Campo das Artes’, a coleção Brasília, com obras do acervo de Domìcio e Izolete Pereira, com desenhos, esculturas, pinturas e objetos de mais de cinco décadas da cultura brasileira com foco e inspiração na construção de Brasília. Alex Flemming, Naura Timm, Rui Faquini, Reynaldo Jardim,Vera Brant, entre outros.
Serviço:
55 anos-Da Utopia à Capital
Endereço: Galeria Athos Bulcão-SCTN, Via N2, Anexo do Teatro Nacional
De 24/04 a 31/05 (segunda a domingo), das 10h às 22h
Entrada franca
Informações: 3325 6101/www.brasilia50.info