De 1º a 3 de setembro, o museu interativo SESI Lab será palco da Expo Favela Brasília. O evento, que teve sua primeira edição nacional em abril de 2022, em São Paulo, vem percorrendo as principais capitais de todo o Brasil para impulsionar o empreendedorismo e estabelecer conexões entre a favela e o asfalto. Realizada pela Favela Holding, Projeto S.A e Central Única das Favelas (Cufa-DF), a feira de negócios reunirá 60 expositores em uma programação que contará também com música, arte e gastronomia.

Empreendedores interessados em participar desta edição do projeto precisam se inscrever com antecedência. Os selecionados para a Expo Favela Brasília receberão mentorias para o aperfeiçoamento e futura apresentação nos dias do evento.  “A Expo Favela Brasília é uma excelente oportunidade para empreendedores e investidores que estão em busca de novos negócios, startups e oportunidades de crescimento. Nas favelas e quebradas de Brasília tem inovação, criatividade e muita coisa boa acontecendo. Vamos reunir tudo isso, favela e asfalto, em um só lugar”, destaca Bruno Kesseler, presidente da Cufa-DF.

Sobre a Expo Favela

Idealizada por Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (Cufa), a Expo Favela é uma feira de negócios cujos expositores são empreendedores e startups da favela. O objetivo é dar visibilidade para iniciativas e, assim, promover um palco para o encontro com investidores que possam acelerar empreendimentos e desenvolver negócios a partir de oportunidades que nascem no evento. Mais do que uma feira, a Expo Favela oferece palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, shows, além de iniciativas criadas por moradores das quebradas.

Motivos para participar

Os expositores selecionados para participar da feira terão a oportunidade de apresentar o seu negócio, por meio de pitches, para uma banca avaliadora composta por empresários locais e investidores. O grande vencedor recebe o prêmio no valor de R$ 15 mil – por meio de uma parceria uma parceria com o Instituto Jovem Exportador – e uma viagem para concorrer na edição nacional da Expo Favela, em São Paulo.

Além da premiação em dinheiro, será oferecida para outros três selecionados uma viagem para a África do Sul, para participar do SA Innovation Summit (SAIS), maior evento de inovação do país africano. Os que forem contemplados terão a oportunidade de integrar a Missão África do Sul. Nessa missão, 40 startups de todo Brasil formarão a comitiva Brasil-África para participar do evento e terão, ainda, uma agenda de negócios que oferecerá oportunidade de contatos de negócios.

Para fechar a lista de motivos para se inscrever, os dez negócios mais bem classificados pela banca de avaliadores estarão automaticamente inscritos na edição final da Expo, que acontece entre 1º e 3 de dezembro, em São Paulo. Hospedagens e passagens aéreas fazem parte da premiação. 

Educação e qualificação profissional para o jovem

Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) se uniram ao principal evento do país destinado à conexão entre empreendedores da periferia e grandes polos de inovação e de mercado nacional e internacional. Em três dias de evento em Brasília, as duas casas pertencentes ao Sistema Indústria vão apresentar tendências e oportunidades de ascensão profissional a partir do incentivo à educação.

No estande do SESI e do SENAI serão apresentadas ferramentas e modalidades já disponíveis para estudantes e profissionais de todas as regiões brasileiras. E o melhor: em sua grande maioria no formato virtual, e repleto de opções gratuitas ou com descontos de até 70%, cumprindo com o propósito de inclusão social. Entre eles, estão o Mundo SENAI, o Contrate-me, o Futuro Digital e a plataforma SENAI Play.

A estreia do SESI e do SENAI como patrocinadores da Expo Favela Innovation é considerada uma vitrine privilegiada para divulgar ferramentas e opções oferecidas pelas instituições, especialmente à parcela da população historicamente colocada às margens de oportunidades e qualificações.

“A realização do evento no SESI Lab marca o início de uma parceria promissora entre o museu e a Cufa-DF. Para além da Expo, esperamos trabalhar juntos para que a experiência de arte, ciência e tecnologia seja acessível e chegue até as comunidades atendidas pelo parceiro no território. Do ponto de vista educativo, esperamos receber grupos em visitas mediadas e realizar atividades de formação. Já na perspectiva cultural, a ideia é dar voz aos artistas da quebrada e formar novos públicos”, afirma Cândida Oliveira, gerente de Desenvolvimento Institucional do SESI Lab.

Expo Favela DF no SESI Lab

Dias 2 e 3 de setembro – 14h às 21h: programação aberta ao público.

Local: SESI Lab – Setor Cultural Sulao lado da Rodoviária

Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.

Horário de funcionamento do museu: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Todo primeiro domingo do mês é de entrada franca.

Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br