Fotos: Caique Cunha

Segundo a ONG Internacional Transgender Europe, o Brasil é o país onde ocorre o maior número de assassinatos de travestis e transexuais no mundo. Só nos meses de janeiro e fevereiro deste ano já foram registrados 70 casos aproximadamente.

O que está por trás de tanta violência e intolerância? Quem são as vítimas desta verdadeira tragédia cotidiana? Um espetáculo apresenta, de forma poética, inventiva, potente e sem deixar de recorrer ao humor, histórias vividas por muitas destas pessoas.

Em BR-TRANS, dirigido por Jezebel de Carli, professora e diretora gaúcha, está o resultado de quatro anos de pesquisa feita por Silvero junto a travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre. Em cena, o ator/autor narra histórias de vida, interpreta canções e dá voz a um sem número de pessoas que a sociedade teima em manter invisíveis. Sem abrir mão do humor e da poesia, BR-TRANS trabalha pela inclusão, rompendo estereótipos e provocando reflexões.

No momento, Silvero Pereira divide-se entre o teatro e a televisão – ele integra o elenco da nova novela das nove da TV Globo, A Força do Querer, assinada por Glória Perez, na qual interpreta personagem que lança luz às questões relacionadas à travestilidade e à transexualidade.

O sucesso de BR-TRANS também levou o texto de Silvero a ser lançado como livro pela Editora Cobogó, dentro da coleção dedicada à dramaturgia contemporânea. A peça também recebeu indicações aos prêmios APTR, CesgranRio, Questão de Crítica e Aplauso Brasil, nas categorias Melhor Espetáculo, Dramaturgia, Direção e Ator.

O ESPETÁCULO

Idealizado pelo ator Silvero Pereira, o espetáculo tem como interesse temático o universo de travestis, transexuais e artistas transformistas brasileiros. Desde a estreia, em 2013, BR-TRANS já foi apresentado em diversas cidades do país – como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Mombaça, Tauá, Iguatu, Aquiraz, Acopiara, São Luís, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Ribeirão Preto, São Paulo, Recife, Natal, Ponta Grossa, Curitiba – e no exterior, em Miami (Flórida/EUA), no XXX International Hispanic Theatre Festival of Miami, e em Dresden/Alemanha, no Brazil Festival in Dresden.

“BR-TRANS é um processo artístico-documental que traça os pontos convergentes e divergentes do universo Trans brasileiro entre os polos regionais Nordeste e Sul do País. Trata-se de um trabalho estético com base nos afetos, nas relações estabelecidas durante a pesquisa e na oportunidade de provocar questionamento, quiçá uma transformação social a partir da quebra de preconceitos por meio da arte”, afirma Silvero.

SINOPSE

Um processo cênico antropológico-autofágico-esquizofrênico traz à cena histórias sobre medo, solidão e morte. Histórias que se encontram e se confundem entre si e com a vida e as inquietações do ator. Recortes de vidas e vidas recortadas a partir de pesquisas e conversas com travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre, pelas ruas e casas de show. BR-TRANS é um trânsito de informações e de fatos reais. Um traço “brasil-trans” construído a partir da convergência e dos deslocamentos entre os polos Nordeste e Sul do país.


BR-Trans
De 28/04 a 21/05 (sextas e sábados), 20h e (domingos),às 19h
Local: CCBB Brasília-SCES trecho 2 lote 22
Ingressos: R$20 e R$10
Duração: 70 minutos
Informações: (61) 3108.7600
Classificação 14 anos