Evento que acontece no dia 4 de fevereiro integra a programação da Plataforma de Cultura Periférica, projeto que impulsiona manifestações culturais das periferias do DF

No próximo dia 4 de fevereiro, o Gama recebe a primeira edição do sarau Sertão Rua, evento que enaltece a diversidade promovendo a união da cultura nordestina com a poesia marginal. O encontro acontece no Espaço Cultural Galpãozinho e a entrada é gratuita. O sarau Sertão Rua, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), integra o projeto Plataforma de Cultura Periférica e conta com outras duas edições, que acontecem em abril e março. 

Encontro cultural 

Entre as atrações confirmadas para a primeira edição está o grupo Coco de Quebrada, grande anfitrião do sarau Sertão Rua, formado por jovens de diversas RAs do DF, que respiram música e têm como inspiração a pernambucana Mestra Martinha do Coco. Para completar, o primeiro encontro apresenta também Ramona Jucá, como mestre de cerimônias, DJ Boquinha Dub, quebrando tudo nas picapes, Lirys Catharina, consagrada cantora e percussionista, Batalha do Inflama e, claro, muita poesia. 

Segundo Amanda Figueiredo, organizadora do evento e integrante do Coco de Quebrada, o Sertão Rua é mais que um evento cultural. “É uma manifestação de resistência e celebração na quebrada do Gama. Nascido da necessidade de movimentar a cultura local, ele surge em resposta à carência cultural, oferecendo uma alternativa aos jovens que, por muitas vezes, precisavam se deslocar para o centro ou outras quebradas em busca de lazer”, explica. 

Além de promover as potências artísticas locais, o projeto também se torna um ponto de encontro. “Observando os jovens da Batalha do Inflama, que ocorre todas às terças ao lado da rodoviária do Gama, percebe-se a falta de estrutura para que eles alcancem a qualidade que merecem. Fizemos o convite para eles nessas edições, com toda estrutura para uma boa batalha e premiação. Assim, o Sertão Rua se propõe a ser um catalisador para fomentar e fortalecer a cultura marginal e popular da cidade”, completa a artista. 

Sobre a Plataforma de Cultura Periférica

A Plataforma de Cultura Periférica é um amplo projeto que surge da necessidade de reunir e impulsionar a diversidade de manifestações culturais que se consolidam nas periferias a cada dia. “A Plataforma foi criada para manter sonhos vivos dentro das quebradas. A gente vê uma diversidade de talentos se perdendo por falta de palcos, espaços e oportunidade. E a gente viu grandes poetas, artistas e fazedores de arte se reencontrando e se fortalecendo nos saraus, pessoas que conseguiram tomar fôlego para seguir em frente através da música, da poesia e da arte”, afirma Guilherme Azevedo, da Arsenal do Gueto produções, que idealizou o projeto. 

Em sua primeira edição, a Plataforma de Cultura Periférica propõe a realização de atividades culturais em duas cidades do Distrito Federal: Gama, com os encontros do sarau Sertão Rua e Ceilândia, com o tradicional Sarau-Vá. O objetivo é criar um circuito que valoriza a literatura marginal, estimulando a formação de público, abrindo espaço para apresentação de novos talentos e artistas já consagrados, democratizando o acesso da população a eventos culturais de qualidade e impulsionando uma rede de divulgação e intercâmbio entre artistas, mestres da cultura popular, poetas, autores e agentes culturais de todas as cidades do DF. 

Saraus e Festival 

Fazendo jus ao nome, além dos saraus, a Plataforma de Cultura Periférica contempla ainda o Festival Voz e Alma, amplo evento que une Cultura Popular e Hip-Hop, celebrando os 10 anos de existência do consagrado Sarau-Vá.

Serão dois dias de uma ocupação cultural que busca celebrar a oralidade, proporcionar um encontro entre o tradicional e o urbano, a valorização das manifestações artísticas da cidade e suas expressões em diversas linguagens através de shows, intervenções poéticas, performances e exposição fotográfica. O evento está previsto para acontecer nos dias 5 e 6 de abril, em Ceilândia.

Serviço

Sarau Sertão Rua

Data: Domingo, 4 de fevereiro 

Horário: a partir das 16h 

Local: Espaço Cultural Galpãozinho, Gama – DF

Entrada: gratuita

Atrações: DJ Boquinha Dub, Batalha do Inflama, Coco de Quebrada e Lirys Catharina.